TRANSFORMAÇÕES:Considere um gás ideal que pode ser submetido a duas transformações cíclicas reversíveis e não simultâneas, 1 e 2 como mostrado no diagrama PV abaixo.
Na transformação 1 o gás recebe uma quantidade de calor quantidade de calor Q1 para a fonte fria à temperatura. T2 Enquanto que, na transformação 2 as quantidades de calor recebida, Q’1 e cedida, Q’2 são trocadas respectivamente com duas fontes às temperaturas T3 e T4.
Nessas condições, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Física
Uma bola cai, a partir do repouso, de uma altura h, perdendo parte de sua energia ao colidir com o solo. Assim, a cada colisão sua energia decresce de um fator k. Sabemos que após 4 choques com o solo, a bola repica até uma altura de 0,64h. Nestas condições, o valor do fator k é:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
A cal (óxido de cálcio, CaO), cuja suspensão em água é muito usada como uma tinta de baixo custo, dá uma tonalidade branca aos troncos de árvores. Essa é uma prática muito comum em praças públicas e locais privados, geralmente usada para combater a proliferação de parasitas. Essa aplicação, também chamada de caiação, gera um problema: elimina microrganismos benéficos para a árvore.
Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 1 abr. 2010 (adaptado).
A destruição do microambiente, no tronco de árvores pintadas com cal, é devida ao processo de:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
A respeito das interações entre os seres vivos, considere os seguintes enunciados:
I. Na natureza, as diversas populações que formam um(a) _____1_____ estabelecem entre si relações mais ou menos íntimas.
II. As _____2_____ compreendem as relações estabelecidas entre indivíduos pertencentes à mesma espécie. Exemplos: colônias e sociedades.
III. As _____3_____ compreendem as interações nas quais não se verifica nenhum tipo de prejuízo entre os organismos associados e pelo menos uma espécie é beneficiada.
IV. As _____4_____ são as relações nas quais pelo menos uma espécie é prejudicada.
A única alternativa que completa corretamente as lacunas enumeradas de 1 a 4 nos enunciados acima é, respectivamente.
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Considere a seguinte cadeia alimentar em um ambiente marinho:
Fitoplânctons → Copépodos → Sardinhas → Atuns
Imagine que nessa cadeia sejam introduzidas águas-vivas, que se alimentam dos copépodos (crustáceos planctônicos). Nessa área as águas vivas não são alimentos para outros organismos. No mesmo período ocorre sobrepesca das populações de sardinhas.
Como consequência das interferências descritas na cadeia alimentar será observada diminuição:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A REDEMOCRATIZAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL
15. Leia o texto a seguir
É evidente que eleição não é mágica para salvar o país afundado na pior crise de sua história. (...) todos sabem, e o trabalhador sabe melhor ainda, que eleição, por si só, não resolve o desemprego, não paga a dívida externa, não fulmina a corrupção, não extirpa a miséria. Por que, então a conquista das eleições transformou-se, com prioridade, em bandeira do movimento popular? (...)
A eleição direta é, sempre, um exercício democrático que garante a participação popular. O povo está consciente de que a escolha de seus governantes é um direito seu, e quer exercê-lo. E, embora saiba que não significará, de imediato, a plena democratização do país – como seria uma efetiva extensão da cidadania às classes populares, incluído o voto ao analfabeto – sabe que eleição direta é um passo decisivo para a superação desse regime. Para os trabalhadores a crise não consiste apenas no drástico agravamento de suas condições de vida, mas também na sua desmobilização como força social e política.
BENEVIDES, M. Victoria. Presidente, quem escolhe é a gente. Folha de São Paulo, 27 nov. 1983. Disponível em:<http://acervo.folha.com.br/ >. Acesso em: 22 jul. 2013.
Durante a Campanha Diretas Já, a socióloga Maria Victoria Benevides usou a imprensa para mostrar a importância das eleições diretas no Brasil. A socióloga argumenta que