TRANSFORMAÇÕES:Considere um gás ideal que pode ser submetido a duas transformações cíclicas reversíveis e não simultâneas, 1 e 2 como mostrado no diagrama PV abaixo.
Na transformação 1 o gás recebe uma quantidade de calor quantidade de calor Q1 para a fonte fria à temperatura. T2 Enquanto que, na transformação 2 as quantidades de calor recebida, Q’1 e cedida, Q’2 são trocadas respectivamente com duas fontes às temperaturas T3 e T4.
Nessas condições, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
El tango
Ya sea como danza, música, poesía o cabal expresión de una filosofía de vida, el tango posee una larga y valiosa trayectoria, jalonada de encuentros y desencuentros, amores y odios, nacida desde lo más hondo de la historia argentina.
El nuevo ambiente es el cabaret, su nuevo cultor la clase media porteña, que ameniza sus momentos de diversión con nuevas composiciones, substituyendo el carácter malevo del tango primitivo por una nueva poesía más acorde con las concepciones estéticas provenientes de Londres y París.
Ya en la década del ‘20 el tango se anima incluso a traspasar las fronteras del país, recalando en lujosos salones parisinos donde es aclamado por públicos selectos que adhieren entusiastas a la sensualidad del nuevo baile. Ya no es privativo de los bajos fondos porteños; ahora se escucha y se baila en salones elegantes, clubs y casas particulares.
El tango revive con juveniles fuerzas en ajironadas versiones de grupos rockeros, presentaciones en elegantes reductos de San Telmo, Barracas y La Boca y películas foráneas que lo divulgan por el mundo entero.
Disponível em: http://www.elpolvorin.over-blog.es. Acesso em: 22 jun. 2011 (adaptado).
Sabendo-se que a produção cultural de um país pode influenciar, retratar ou, inclusive, ser reflexo de acontecimentos de sua história, o tango, dentro do contexto histórico argentino, é reconhecido por
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão leia o texto a seguir.
Na Grécia, os escravos tinham sobretudo a obrigação de cumprir tarefas relacionadas com a casa do senhor, desempenhando além disso funções econômicas. Contudo, e apesar de terem sido contemplados pelas leis, os escravos eram considerados apenas habitantes da cidade e não cidadãos, não sendo portanto abrangidos pelos direitos e regalias destes últimos.
Os escravos costumavam ser inicialmente capturados nas cercanias dos grandes centros (pólis). (...) Mais tarde eram fornecidos por entrepostos comerciais. (...). Outras formas de obter servos eram a venda dos filhos, a venda da própria pessoa para poder sobreviver (método a que recorriam os mais indigentes) e mesmo trocar os serviços de médico pela escravatura do paciente.
Devemos frisar que o conceito de escravatura era neste contexto geográfico muito particular, sendo os escravos tratados com humanidade, chamados a combater ao lado dos seus senhores (...) e participando com eles nos trabalhos da sua profissão.
Disponível: www.infopedia.pt. Acesso em 05 fev. 2012.
A relação entre a escravidão grega e seu desenvolvimento cultural está correta em:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(MACKENZIE) Na tabela periódica abaixo, alguns elementos químicos foram representados aleatoriamente pelos algarismos romanos I, II, III, IV e V.
A respeito desses elementos químicos, é correto afirmar que
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
A questão refere-se ao neurônio a seguir.
A sequência que apresenta o sentido correto de propagação do impulso nervoso em um neurônio é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
Texto base: Leia o texto a seguir e depois faça o que se pede. Disponível em: <http://www.pingado.com/portfolio/jogos_animacoes/0906itau_carta_enigmatica.swf>. Acesso em: 08 nov. 2015.
Enunciado:
- a) Quais elementos permitem caracterizar o texto como gênero “carta enigmática”?
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
- b) Depois de decifrar a carta enigmática, escreva o conteúdo dela. Observe a pontuação e as marcas formais do gênero.
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________