Considere que 0,4 gramas de água vaporize isobaricamente à pressão atmosférica. Sabendo que, nesse processo, o volume ocupado pela água varia de 1 litro, pode-se afirmar que a variação da energia interna do sistema, em kJ, vale:
Dados: calor latente de vaporização da água = 2,3.106 J/kg
Questões relacionadas
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UEFS) Três partículas com a mesma carga positiva Q = 3μC formam um triângulo equilátero de lado l = 20cm. O módulo do campo elétrico produzido pelas partículas no ponto médio de um dos lados é igual,
em 105N/C , a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
De acordo com as leis brasileiras, as crianças:
- Matemática | 1.04 Equação do 1º Grau
(IME) Um determinado curso oferece as disciplinas A, B, C e D. Foram feitas as matriculas dos alunos da seguinte forma:
— 6 alunos se matricularam na disciplina A;
— 5 alunos se matricularam na disciplina B;
— 5 alunos se matricularam na disciplina C; e
— 4 alunos se matricularam na disciplina D.
Sabe-se que cada aluno se matriculou em, no mínimo, 3 disciplinas. Determine a quantidade mínima de alunos que se matricularam nas 4 disciplinas.
- Física | C. Indução Eletromagnética
O manual de funcionamento de um captador de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto:
Esse captador comum consiste de uma bobina, fios condutores enrolados em torno de um ímã permanente. O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele. Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com o mesmo padrão, no fluxo magnético que atravessa a bobina. Isso induz uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida até o amplificador e, daí, para o alto-falante.
Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon:
- Matemática | 15.3 Circunferência
(EFOMM) Sejam as circunferências c1: x2 + y2 – 16 = 0 e c2: (x – 2)2 + (y + 2)2 = 4. Considere A e B os pontos de intersecção dessas circunferências. Determine a distância entre A e B.