A transformação de um certo gás ideal, que recebeu do meio exterior 100 calorias, está representada no gráfico a seguir.
Dado: 1 cal = 4 J
A respeito dessa evolução, assinale a afirmativa INCORRETA:
Questões relacionadas
- História | 2.1 Primeiro Reinado
(IFSC) Em 7 de setembro de 1822 o Brasil tornava-se independente. O filho do rei de Portugal, Pedro, proclamou a independência, instituiu o governo monárquico no Brasil e se intitulou como o imperador do país, D. Pedro. Sobre o governo desse líder no Brasil, é CORRETO afirmar que:
- Química | 2.4 Cinética Química
Grande parte da atual frota brasileira de veículos de passeio tem tecnologia capaz de identificar e processar tanto o etanol quanto a gasolina. Quando queimados, no interior do motor, esses combustíveis são transformados em produtos gasosos, num processo com variação de entalpia menor que zero (H < 0). Esse processo necessita de uma energia de ativo, a qual é fornecida por uma centelha elétrica.
O gráfico que esboça a variação da energia potencial no progresso da reação é representado por:
- Química | 2.4 Cinética Química
(UECE) Manchete do jornal o Estado de São Paulo em 23.04.2014: “Gás metano produzido por vacas é usado para abastecer veículos”. Cientistas argentinos desenvolveram tecnologia para aproveitar o gás metano gerado pelos bovinos, que tem efeito estufa na atmosfera do planeta.
Pesquisando o gás metano, um grupo de estudantes da UECE realizou, em laboratório, uma combustão e coletou os dados da tabela abaixo:
Com os dados da tabela, a velocidade média da reação entre 0 e 20 minutos foi determinada com o valor:
- Matemática
Considere um triângulo retângulo, cujos ângulos agudos e satisfazem à condição Determine a área desse triângulo, em sabendo que o comprimento da hipotenusa é 5 cm.
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
(ACAFE) Recém-nascidos devem fazer Teste do Pezinho até o 5º dia de vida
O Ministério da Saúde lança uma campanha de conscientização para que todos os recém-nascidos façam o teste do pezinho entre o terceiro e quinto dia de vida.
De acordo com o ministério, a realização do teste, nesse período, é importante por identificar seis doenças genéticas ou congênitas passíveis de tratamento, mas que não apresentam evidências clínicas ao nascimento: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
Quanto mais cedo as doenças forem identificadas e tratadas, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças, como deficiência mental, microcefalia, convulsões, comportamento autista, fibrosamento do pulmão, crises epiléticas, entre outras complicações e até a morte.
Fonte: Portal Brasil, 12/10/2016.
I. A Fenilcetonúria é um dos erros inatos do metabolismo de herança genética recessiva. A probabilidade de nascer uma menina fenilcetonúrica de um casal em que a mulher é normal, mas possui um irmão fenilcetonúrico, e o marido normal, mas possui a irmã fenilcetonúrica, é de 1/8
II. Hipotireoidismo congênito é uma doença caracterizada pela incapacidade da glândula tireoide do recém-nascido produzir quantidades adequadas de hormônios T3 e T4, que resulta numa redução generalizada dos processos metabólicos.
III. A Doença Falciforme (DF) é causada por um defeito na estrutura da Hemoglobina, que leva as hemácias a assumirem forma de lua minguante. Indivíduos heterozigotos possuem hemoglobina normal (HbA) e hemoglobina alterada (HbS), isso significa que a pessoa herdou de um dos pais o gene para hemoglobina A e do outro, o gene para hemoglobina S.
IV. As glândulas adrenais ou suprarrenais são constituídas por dois tecidos secretores bastante distintos. Um deles forma a parte externa da glândula, a medula, enquanto o outro, forma a sua porção mais interna, o córtex. O córtex das adrenais produz dois hormônios principais: a adrenalina (ou epinefrina) e a noradrenalina (ou norepinefrina).
Todas as afirmações estão corretas em: