Uma máquina térmica funciona fazendo com que 5 mols de um gás ideal percorra o ciclo ABCDA representado na figura
Sabendo-se que a temperatura em A é 227ºC que os calores específicos molares do gás, a volume constante e a pressão constante, valem, respectivamente, 2/3 R e 5/2 R e que R vale aproximadamente 8J/mol.K o rendimento dessa máquina, em porcentagem, está mais próximo de:
Questões relacionadas
- Geografia | 6.4 Transportes
(Enem) A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira.
CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional: o florescimento da região
noroeste paulista. Disponível em: www.historica.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a Primeira República, tinha como objetivo a
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
Materiais:
- Um grande lençol branco ou papel sulfite em metro
- Tinta guache
- Rolinhos de espuma pequenos
- Pratos de plástico (para festas)
Desenvolvimento:
1 – Apresentar a obra de Jackson Pollock citada na página 13.
2 – Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre Pollock poderão ser passados os vídeos indicados nas referências.
3 – Após a exibição dos filmes, levar as crianças para o pátio, estender o tecido ou o papel, colocar tintas coloridas nos pratinhos de plástico ao longo do tecido aberto. Ensinar às crianças como molhar o rolinho na tinta e deixar que façam uma bela pintura ao estilo de Pollock.
4 – Num momento seguinte, depois de seca a primeira parte, pezinhos e mãozinhas molhados nas tintas poderão completar a obra.
Observações:
1 – A tinta deve estar um pouco dissolvida em água; não muito para não escorrer.
2 – Deixar que as crianças andem sobre a pintura significa roupa que pode sujar.
3 – É importante, mesmo num trabalho como este, deixar claro para as crianças que o objetivo está desvinculado de brincadeiras com as tintas, desperdício ou indisciplina.
4 – Os próprios alunos poderão limpar os instrumentos utilizados ao final da aula.
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
PALAVRA – As gramáticas classificam as palavras em substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção, pronome, numeral, artigo e preposição. Os poetas classificam as palavras pela alma porque gostam de brincar com elas, e para brincar com elas é preciso ter intimidade primeiro. É a alma da palavra que define, explica, ofende ou elogia, se coloca entre o significante e o significado para dizer o que quer, dar sentimento às coisas, fazer sentido. A palavra nuvem chove. A palavra triste chora. A palavra sono dorme. A palavra tempo passa. A palavra fogo queima. A palavra faca corta. A palavra carro corre. A palavra “palavra” diz. O que quer. E nunca desdiz depois. As palavras têm corpo e alma, mas são diferentes das pessoas em vários pontos. As palavras dizem o que querem, está dito, e pronto.
FALCÃO, A. Pequeno dicionário de palavras ao vento. São Paulo: Salamandra, 2013 (adaptado).
Esse texto, que simula um verbete para a palavra “palavra’’, constitui-se como um poema porque
- Filosofia | 6. Temática
Tu é um termo que não figura muito bem nos desenvolvimentos modernos e contemporâneos da ética e da política. Com efeito, muitos movimentos revolucionários (que variam do comunismo tradicional ao feminismo da irmandade) parecem compartilhar de um código linguístico curioso baseado na moral intrínseca dos pronomes. O nós é sempre positivo, o vós é um aliado possível, o eles tem o rosto de um antagonista, o eu é impróprio, e o tu é, obviamente, supérfluo.
CAVARERO, A. Relating Narratives apud BUTLER, J. Relatar a si mesmo.
Belo Horizonte: Autêntica, 2015 (adaptado).
Um dos principais problemas morais da contemporaneidade, conforme mencionado no texto, reside na dificuldade em
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Con relación al texto presentado, juzgue lo siguiente ítem.
En la Galería Borghese, en Roma, nos encontramos
con El Rapto de Proserpina, obra que pertenece a la
primera época del escultor Bernini. Se trata de un conjunto
escultórico que representa a Plutón, rey del inframundo,
[5] raptando a Proserpina, hija de Júpiter y Ceres. El mito nos
cuenta que tras el rapto, Proserpina se vio obligada a vivir
con Plutón. Ceres fue en busca de su hija, pues sin ella las
Flores se negaban a crecer, así que llegaron a un acuerdo:
Proserpina debía pasar medio año en el mundo de los
[10] Muertos, y el otro medio año con su madre. Por ello,
durante mitad del año todo florece y en la otra mitad llueve
debido a las lágrimas de Ceres esperando a su hija.
Una de las características de esta composición es la
capacidad para mostrarnos varias escenas de misma
[15] Historia según el punto de vista desde donde se observe.
Visto desde la izquierda, representa la captura; sim la
observamos desde el frente, Plutón eleva a Proserpina
como un trofeo en sus brazos; desde la derecha se pueden
ver las lágrimas de Proserpina implorando al cielo. Mas sim
[20] que más llama la atención de esta obra es cómo Bernini
consigue el milagro de convertir el mármol en carne,hundiendo
los dedos de Plutón en la pierna de Proserpina.
Internet: www.veo-arte.com (con adaptaciones).
Dependiendo del ángulo desde el que se observe la escultura, es posible ver el trofeo que Proserpina tiene en sus brazos.