Quando dez moles de um gás ideal são submetidos a um ciclo termodinâmico em uma máquina térmica, pode-se construir o gráfico de pressão versus temperatura, mostrado a seguir. Sabendo que as temperaturas dos pontos A, B, C e D são 800K, 1200K, 2600K e 1400K respectivamente, e que o ciclo é completado em 2 segundos, calcule a potência da máquina por ciclo. Considere que a constante universal dos gases perfeitos é igual a 8,3J/mol.K
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Tati va siempre a la facultad en bicicleta. La facultad está un poco lejos de su casa, pero la ciudad en que ella vive se puede utilizar varios medios de transporte. Disponible en: <http://estudarnaitalia.universia.com.br/2011/09/07/meio-de-transporte/ >. Acceso el: 04 oct. 2012.
Enunciado:
Como Tati vive en un gran ciudad en España, ¿qué otros medios de transporte ella puede utilizar para ir a la facultad?
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(BAHIANA) Incidência de infecções pelas bactérias conforme o período do ano
Por 10.000 pacientes/dia*
* 1 paciente dia corresponde a um dia de permanência de paciente no hospitalCOLLUCCI, Claúdia. Infecções hospitalares crescem no verão. Folha de São Paulo, São Paulo, 2 jan. 2014, saúde+ciência, B5. Adaptado.
O gráfico registra a incidência de infecções hospitalares por bactérias Gram-negativas em dois períodos do ano, durante estudo realizado em São Paulo.
Com base na análise dos dados apresentados e nos conhecimentos sobre eubactérias, é uma consideração pertinente:
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Um lapidador recebeu de um joalheiro a encomenda para trabalhar em uma pedra preciosa cujo formato é o de uma pirâmide, conforme ilustra a Figura 1. Para tanto, o lapidador fará quatro cortes de formatos iguais nos cantos da base. Os cantos retirados correspondem a pequenas pirâmides, nos vértices P,Q,R e S ao longo dos segmentos tracejados, ilustrados na Figura 2.
Depois de efetuados os cortes, o lapidador obteve, a partir da pedra maior, uma joia poliédrica cujos números de faces, arestas e vértices são, respectivamente, iguais a:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Uma obra de arte é um desafio; não a explicamos, ajustamo-nos a ela. Ao interpretá-la, fazemos uso dos nossos próprios objetivos e esforços, dotamo-la de um significado que tem sua origem nos nossos próprios modos de viver e de pensar. Numa palavra, qualquer gênero de arte que, de fato, nos afete, torna se, deste modo, arte moderna.
As obras de arte, porém, são como altitudes inacessíveis. Não nos dirigimos a elas diretamente, mas contornamo-las. Cada geração as vê sob um ângulo diferente e sob uma nova visão; nem se deve supor que um ponto de vista mais recente é mais eficiente do que um anterior. Cada aspecto surge na sua altura própria, que não pode ser antecipada nem prolongada; e, todavia, o seu significado não está perdido porque o significado que uma obra assume para uma geração posterior é o resultado de uma série completa de interpretações anteriores.
Arnold Hauser, Teorias da arte. Adaptado
(FUVEST 2018 1ª FASE) De acordo com o texto, a compreensão do significado de uma obra de arte pressupõe
- Matemática | 14.4 Cilindro
Uma construtora pretende conectar um reservatório central (RC) em formato de um cilindro, com raio interno igual a 2 m e altura interna igual a 3,30 m, a quatro reservatórios cilíndricos auxiliares (R1, R2, R3 e R4), os quais possuem raios internos e alturas internas medindo 1,5 m.
As ligações entre o reservatório central e os auxiliares são feitas por canos cilíndricos com 0,10 m de diâmetro interno e 20 m de comprimento, conectados próximos às bases de cada reservatório. Na conexão de cada um desses canos com o reservatório central há registros que liberam ou interrompem o fluxo de água.
No momento em que o reservatório central está cheio e os auxiliares estão vazios, abrem-se os quatro registros e, após algum tempo, as alturas das colunas de água nos reservatórios se igualam, assim que cessa o fluxo de água entre eles, pelo princípio dos vasos comunicantes.
A medida, em metro, das alturas das colunas de água nos reservatórios auxiliares, após cessar o fluxo de água entre eles, é