(G1 - ifce) A origem da vida, especificamente do planeta Terra, é um assunto que provocou e provoca discussões no mundo todo. O início de tudo ainda é um mistério não desvelado em sua totalidade por nenhuma teoria, sendo tema atual de diversas pesquisas científicas no mundo. As teorias mais aceitas e adotadas para fins de estudo na Biologia atual são aquelas que têm como base o evolucionismo. A teoria que tem como um dos princípios norteadores a Lei da Seleção Natural é o(a)
Questões relacionadas
- Biologia
(UESB) É famosa a história do médico Edward Tyson, que, no século XVII, dissecou um golfinho que subira o Tâmisa e estava à venda em uma peixaria de Londres. Ele descobriu que, por dentro, o que julgava ser um peixe se parecia tanto com os outros quadrúpedes que só podia ser um mamífero. Mais tarde, dissecou um chimpanzé, revelando o que sua anatomia tinha em comum com um homem. Tyson muitas vezes é considerado o pai da anatomia comparada, que, após a emergência da teoria da evolução, permitira aos biólogos montar a árvore da vida.
(MOSLEY, 2011, p.114)
Uma das características anatômicas que podem ter sido observadas pelo médico e que permitiria diferenciar o golfinho, que é um mamífero, de outros indivíduos representantes da classe dos peixes, seria a presença:
- Química | 1.7 Gases
(UERN) Um recipiente de 100,0L fechado contém 12,0g de hidrogênio, H2, e 32g de metano, CH4, que exercem pressão de 2,0atm, à temperatura constante.
Admitindo-se que o hidrogênio e o metano se comportam como gases ideais, pode-se afirmar:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A charge se refere à forma de exercício do poder durante a República Velha. Ao lado da cadeira do presidente, estão os estados de Minas Gerais e São Paulo. Abaixo, estão representados os demais estados brasileiros. Esse período ficou conhecido como República do Café com Leite. Explique o porquê.
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(FGV) Leia o texto sobre as origens de São Paulo.
A estratégia da penetração para o sertão, se foi amplamente aproveitada pelos colonos de São Paulo, nasce na prática da conversão jesuítica. (...) Embora por razões opostas, tanto as incursões dos jesuítas, tímidas é verdade, não se embrenhando muito além do núcleo piratiningano, como as bandeiras e as entradas dos colonos tinham um mesmo objetivo: o índio.
Amílcar Torrão Filho, A cidade da conversão: a catequese jesuítica e a fundação de São Paulo de Piratininga. Revista USP. São Paulo, n.º 63, 2004.
O fragmento apresenta parte das condições que originaram
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UNIT) A seleção de espécies nativas e/ou exóticas, para recuperação de ambientes degradados ou alterados, pode ser baseada no potencial de aclimatação das espécies a diferentes níveis de luminosidade. Um estudo teve como objetivo avaliar o efeito do sombreamento (0%, 30% e 50% de interceptação da radiação solar incidente) no crescimento, na alocação de biomassa e nos teores de clorofila total de plantas jovens de quatro espécies florestais de diferentes grupos ecológicos.
(ALMIDA, 2005)
A partir da análise dos gráficos, considere as proposições dadas e identifique com V as que forem verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A espécie Moreira, exigente em luz, aloca a maior parte de sua produção de biomassa para as raízes.
( ) No jatobá e na acácia, os padrões são semelhantes, sendo que, na condição de 50% de sombreamento, essas plantas investem menos em raízes e mais em caules.
( ) O fedegoso aloca cerca de 40% de sua biomassa nas raízes, sendo que não há uma diferença evidente entre os tratamentos.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é: