(Ufpr) O estudo de cadeias tróficas é importante para a compreensão das relações entre organismos em um ambiente. Uma forma de estudá-las é pela produtividade, em biomassa, em cada nível da cadeia. Supondo a existência de uma cadeia, num ambiente aquático, com três comunidades de organismos (vegetação, herbívoros e carnívoros) em equilíbrio, qual dos gráficos representa a variação dessas comunidades, em biomassa (g/m2), em função da disponibilidade de luz?
Questões relacionadas
- Física
Na Copa do Mundo de 2014, alguns gols foram marcados a partir de cobranças de falta. Nessa situação, considere que um jogador bate uma falta de modo que a velocidade inicial da bola forma um ângulo de 45° com o plano do gramado. Depois de 2s de voo no ponto mais alto de sua trajetória, a bola bate na parte superior da trave, que está a 2,4m do plano do gramado. Considerando g=10m/s2 e desprezando os efeitos do atrito com o ar, pode-se dizer que a distância, em metros, do ponto onde foi batida a falta até a trave, é de, aproximadamente:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Em relação às ondas sonoras, é correto afirmar:
- Matemática | 10. Estatística
A demografia médica é o estudo da população de médicos no Brasil nos aspectos quantitativo e qualitativo, sendo um dos seus objetivos fazer projeções sobre a necessidade da formação de novos médicos. Um desses estudos gerou um conjunto de dados que aborda a evolução do número de médicos e da população brasileira por várias décadas. O quadro apresenta parte desses dados.
Segundo uma projeção estatística, a variação do número de médicos e o da população brasileira de 2010 para 2020 será a média entre a variação de 1990 para 2000 e a de 2000 para 2010. Com o resultado dessa projeção, determina-se o número de médicos por mil habitantes no ano de 2020.
Disponível em: www.cremesp.org.br. Acesso em: 24 jun. 2015 (adaptado).
O número, com duas casas na parte decimal, mais próximo do número de médicos por mil habitantes no ano de 2020 seria de
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UFRGS) A figura (i) esquematiza a trajetória de duas partículas, 1 e 2, em rota de colisão inelástica, a ocorrer no ponto P, a figura (ii) representa cinco possibilidades de trajetória do centro de massa do sistema após a colisão.
As massas e módulos das velocidades das partículas 1 e 2 são, respectivamente, m e 2 v0, 2m e v0.
Na figura (ii), a trajetória que melhor descreve o movimento final é a de número
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto.
Que o pai dos pais proteja os zulus
Entre as populações negras do sul da África, existe uma que ostenta um passado glorioso de civilização e poderio e que ainda hoje – mesmo não podendo fugir à inevitável integração na sociedade e economia modernas – conserva, em muitas de suas tribos do interior, os usos e os costumes do passado. Trata-se dos zulus, que ainda habitam aldeias inteiramente constituídas por cabanas de palha.
Apesar de primitivas, as armas de que os homens dispõem para a caça são utilizadas com muita habilidade: um zulu consegue facilmente abater uma gazela na corrida. As mulheres praticam uma agricultura simples, cultivando cereais e hortaliças.
As aldeias possuem um chefe e um feiticeiro, reconhecendo-se neste último o poder de prever o futuro, curar e honrar Kululnkulu, o Pai dos Pais, em ocasiões de seca, de doenças e também nos momentos mais importantes da vida. Os zulus não erigem templos nem oferecem sacrifícios em homenagem a este ser supremo: talvez por intuírem que já o honram bastante com o respeito que têm pela natureza, que jamais violentam, e pelos animais selvagens, que jamais abatem sem necessidade.
ENCICLOPÉDIA CONHECER 2000. São Paulo: Nova Cultural, 1995.
Da leitura do texto, pode-se concluir que os zulus