(Uece) Atente ao que se diz sobre flores, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Flores que apresentam órgãos reprodutores de ambos os sexos, masculino e feminino, são chamadas dioicas.
( ) Flores hermafroditas são denominadas completas quando constituídas por quatro conjuntos de verticilos florais.
( ) Nas espermatófitas, o ovário, que fica na base do gineceu, corresponde ao fruto desenvolvido a partir da fecundação.
( ) As sépalas são geralmente verdes e sua função é cobrir e proteger o botão floral antes de ele se abrir.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 08. Das Rebeliões Coloniais à Luta pela Emancipação da América Portuguesa
Texto base: Leia o texto a seguir: A chegada da família real portuguesa ao Brasil foi um marco para a sociedade colonial, pois jamais qualquer rei europeu havia sequer visitado alguma colônia, quanto mais se transferir e passar a viver, e governar, em uma. A ocasião era merecedora de intensos festejos, que ocorreram durante uma semana, saudando a chegada da família real. Logo após esta semana, o príncipe regente tomou a primeira e uma das maiores decisões do período em que permaneceu no Brasil. [...] Os portos brasileiros foram abertos às nações amigas. Tal evento, para muitos historiadores, caracteriza o fim do pacto colonial e o primeiro passo de nossa independência. Disponível em: <http://www.uff.br/higienesocial/images/stories/arquivos/Texto_apoio_aula_2_-_A_Famlia_Real_No_Rio_de_Janeiro.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2014
Enunciado:
A vinda da Corte Portuguesa para o Brasil foi um grande marco da nossa história. Justifique o motivo dos historiadores considerarem a primeira medida do príncipe regente como “o primeiro passo de nossa independência”.
- Química | 2.6 Eletroquímica
(UNIT)
I. Ânodo: Zn(s) + 2OH−(aq) → Zn(OH)2(s) + 2e−
II. Cátodo: 2MnO2(s) + 2H2O(l) + 2e− → 2MnO(OH)(s) + 2OH−(aq)
A pilha mais utilizada no mundo é a alcalina, cuja produção supera dez bilhões de unidades ao ano. O ânodo da pilha consiste de zinco em pó misturado a um gel em contato com uma solução concentrada de hidróxido de potássio, KOH(aq). O cátodo é uma mistura de dióxido de manganês, MnO2(s), e grafite, separado do ânodo por um tecido poroso. A pilha é selada em uma embalagem de aço, como mostra a ilustração, e as reações químicas que ocorrem durante seu funcionamento são representadas pelas semiequações químicas I e II.
Levando-se em consideração essas informações e a ilustração da pilha alcalina de zinco e dióxido de manganês, é correto afirmar:
- Química | 1.4 Ligações Químicas
O quadro a seguir contém as cores das soluções aquosas de alguns sais.
Nome
Fórmula
Cor
Sulfato de Cobre (II)
CuSO4
Azul
Sulfato de Sódio
Na2SO4
Incolor
Cromato de Potássio
K2CrO4
Amarela
Nitrato de Potássio
KNO3
Incolor
Os íons responsáveis pelas cores amarela e azul são respectivamente
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
I — Para consolidar-se como governo, a República precisava eliminar as arestas, conciliar-se com o passado monarquista, incorporar distintas vertentes do republicanismo. Tiradentes não deveria ser visto como herói republicano radical, mas sim como herói cívico-religioso, como mártir, integrador, portador da imagem do povo inteiro.
CARVALHO, J. M. C. A formação das almas: O imaginário da República no Brasil.
São Paulo: Companhia das Letras, 1990
I — Ei-lo, o gigante da praça, / O Cristo da multidão!
É Tiradentes quem passa / Deixem passar o Titão.
ALVES, C. Gonzaga ou a revolução de Minas. In: CARVALHO, J. M. C. A formação das almas. O imaginário da República no Brasil.
São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
A 1ª República brasileira, nos seus primórdios, precisava constituir uma figura heroica capaz de congregar diferenças e sustentar simbolicamente o novo regime. Optando pela figura de Tiradentes, deixou de lado figuras como Frei Caneca ou Bento Gonçalves. A transformação do inconfidente em herói nacional evidencia que o esforço de construção de um simbolismo por parte da República estava relacionado:
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
Os aparelhos ortodônticos exercem forças diferentes daquelas a que os dentes estão naturalmente submetidos. Nos pontos em que há pressão ocorre reabsorção óssea, enquanto no lado oposto há deposição. Desse modo, o dente é deslocado na arcada dentária, à medida que o osso alveolar é remodelado. Este é um exemplo da plasticidade do tecido ósseo, apesar das características de rigidez deste tecido.
O processo de reabsorção acima descrito ocorre através da atividade dos: