A padronização insuficiente e a ausência de controle na fabricação de refrigeradores podem também resultar em perdas significativas de energia através das paredes da geladeira. Essas perdas, em função da espessura das paredes, para geladeiras e condições de uso típicas, são apresentadas na tabela.
Espessura das paredes (cm) | Perda térmica mensal (kWh) |
2 | 65 |
4 | 35 |
6 | 25 |
10 | 15 |
Considerando uma família típica, com consumo médio mensal de 200kWh, a perda térmica pelas paredes de uma geladeira com 4cm de espessura, relativamente a outra de 10cm, corresponde a uma porcentagem do consumo total de eletricidade da ordem de:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A consultoria Céleres estimou, em seu primeiro levantamento da safra 2019/2020, que a área plantada de soja será 1,7% maior que a do ciclo anterior. A expectativa da empresa é que o total semeado com o grão chegue a 36,9 milhões de hectares e que o Mato Grosso será o estado com maior área cultivada, com 9,8 milhões de hectares, seguido do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Goiás.
Com isso, a Céleres projeta mais um recorde de produção brasileira, dessa vez com 124 milhões de toneladas. Os produtores de Mato Grosso também devem destacar-se pela produção, e a expectativa da consultoria é que, no ciclo 2019/2020, esse estado produza 32,7 milhões de toneladas da oleaginosa.
Disponível em: https://www.canalrural.com.br. Acesso em: 20 abr. 2020. (adaptado)
Considerando que uma saca de soja corresponde a 60 kg, a produtividade estimada da safra de soja 2019/2020 do estado de Mato Grosso, em saca/km2, é igual a, aproximadamente,
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Olá! Eu sou o Paulinho! Moro em São Paulo, tenho 9 anos e adoro vídeogame! Esse aí que você está vendo na foto ao meu lado é o meu pai, meu parceiro de jogo nos finais de semana, nos divertimos muito. Durante a semana tenho uma rotina muito apertada e não sobra muito tempo para os jogos. Se eu pudesse eu ficaria jogando o tempo todo. Mas meu pai conversou comigo e fizemos um trato: de segunda à sexta meia hora de videogame por dia e somente jogos adequados para a minha idade, adoro o de futebol! Nos finais de semana jogamos juntos por mais tempo. Às vezes minha mãe arrisca umas partidas também, é muito engraçado! Ela diz que videogame é legal e que leu uma reportagem dizendo que os jogos de videogame ajudam na coordenação motora e na capacidade de concentrar. Mas não ficamos só jogando em casa nos finais de semana, brincamos ao ar livre também. Sempre damos um passeio no parque onde jogamos bola, andamos de bicicleta e acabamos a tarde com um piquenique.”
http://www.blogmamiferas.com.br/2010/12/os-polemicos-video-games.html
De acordo com o texto assinale a afirmativa correta.
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
A ampla diversidade genética é uma característica presente nas plantas fanerógamas, que ocorreu em razão da presença de estruturas reprodutivas que lhes garantiram o sucesso adaptativo. Os insetos contribuem para a manutenção e o aumento da variabilidade genética, ao transportarem diretamente para o órgão reprodutivo da flor uma importante estrutura desse grupo vegetal.
Qual estrutura vegetal carregada pelos insetos está diretamente relacionada ao incremento do referido processo nesse grupo vegetal?
- Química | 4. Química Ambiental
Uma das possíveis alternativas para a substituição da gasolina como combustível de automóveis é a utilização do gás hidrogênio, que, ao reagir com o gás oxigênio, em condições adequadas, libera energia necessária para o funcionamento do motor, conforme a equação química a seguir:
2 H2 (g) + 02 (g) —> 2 H2O (g) + energia
Esta opção para a substituição da gasolina contribuiria para que a condição do meio ambiente seja melhorada, visto que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.05 Editorial
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Parecia a gravação de um episódio do CSI. Para produzir as imagens desta nossa reportagem de capa, deslocamos para Brasília uma equipe composta de repórter, editor, fotógrafo e maquiador a fim de acompanhar de perto o trabalho dos profissionais do Instituto de Criminalística do Distrito Federal. Com outro time em campo, fizemos o mesmo em São Paulo. Durante as sessões de fotos, uma parafernália de câmeras, holofotes e elementos de cena misturavam-se aos equipamentos ultramodernos dos peritos, dando a impressão de que estávamos diante de uma produção hollywoodiana. E esses profissionais de fato se assemelham mais aos personagens de séries como CSI ou Bones do que com aquela desgastada imagem que temos acerca de funcionários públicos. São eles os responsáveis pela resolução de alguns dos crimes mais enigmáticos do Brasil, a exemplo do caso da menina Isabella Nardoni, atirada pela janela de um prédio em São Paulo pelo próprio pai, há dois anos; da adolescente Maria Cláudia Del’Isola, morta a golpes de pá pelo caseiro e pela empregada em 2004, em Brasília; e de Suzane von Richthofen, acusada de assassinar pai e mãe com a ajuda do namorado numa mansão em São Paulo, em 2002.
Trata-se de uma equipe jovem (a média de idade é 30 anos), bem remunerada (os salários vão de R$ 3 mil a R$ 18 mil) e muito inteligente (boa parte dos peritos ostenta, além de diplomas, mestrados e cursos específicos em respectivas áreas). E não é tarefa fácil fazer parte do grupo. Os interessados precisam passar por um verdadeiro vestibular de conhecimentos teóricos e práticos, não raro mais concorridos do que muitas faculdades de medicina. Uma vez aprovados, aprendem a lidar com os equipamentos mais modernos do mundo no que diz respeito à investigação criminalística. Mas não se trata de uma profissão glamorosa, como muitas vezes a TV nos dá a impressão. O dia a dia desse pessoal envolve sangue, cadáveres e violência. Um trabalho duro, mas alguém tem de fazê-lo.
Ricardo Moreno,
Diretor de Redação.
(GALILEU, abril de 2010, n⁰ 255. p. 06)
Há, no texto, vários elementos que descrevem a construção da reportagem da capa. Isso pode ser comprovado: