(Pucrj) As plantas, assim como os animais, apresentam órgãos compostos de diferentes tecidos, e esses tecidos apresentam diferentes funções: revestimento; assimilação e reserva; sustentação; condução.
Os tecidos que desempenham essas funções são, respectivamente:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Mata Atlântica tem mais aves em risco do que se pensava, diz estudo
1 Em um estudo publicado esta semana no periódico “Plos One”, um time de pesquisadores liderados por Gareth Russel, do Instituto de Tecnologia de New Jersey, nos EUA, aplicou um novo método para relacionar a fragmentação do habitat à sustentabilidade das populações.
2 “Nosso objetivo foi analisar o risco de extinção na Mata Atlântica brasileira, local rico em variedade de pássaros”, diz Russel. “Já sabíamos que a maioria das espécies têm acesso a muito menos do que o habitat tipicamente assumido para elas. Mas o que permanece do habitat também é altamente fragmentado. Olhando a área por si só não é suficiente.”
3 Mapas mais precisos dos habitats mostram a extinção [causada pela] fragmentação, mas pesquisadores ainda precisam relacionar a distribuição dos habitats de cada espécie ao seu risco de extinção de uma maneira objetiva e consistente.
4 O estudo aplicou o método para 127 aves passeriformes que habitam a Mata Atlântica, uma área que perdeu mais de 90% da sua floresta original.
5 A primeira conclusão dos cientistas é que as espécies caíram em dois grupos distintos: aqueles em que o impacto de fragmentação foi grave, e aqueles em que foi relativamente leve. Houve algumas espécies no meio. Isto imediatamente sugere uma forma simples em que padrões de fragmentação podem contribuir para a avaliação da ameaça.
6 Os autores também descobriram que de 58 espécies que possuem habitats severamente fragmentados, 28 não são atualmente consideradas ameaçadas, de acordo com a mais recente lista vermelha publicada pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
7 Com esses resultados, os autores recomendam que a classificação de risco dessas espécies seja reexaminada.
8 “As espécies mais ameaçadas são muitas vezes as mais raras e, portanto, também as mais difíceis de encontrar e estudar. Nossa abordagem requer apenas conhecimentos básicos sobre uma espécie, mas otimiza essa informação ao associá-la à recente avalanche de dados sobre o meio ambiente”, diz Russel.
9 Os pesquisadores acreditam que o trabalho pode ser aplicado a outros biomas e a outras espécies, ajudando a identificar espécies em risco de diferentes grupos e em diferentes regiões do planeta.
Extraído do site: <www1.folha.uol.com.br/ambiente/2013/05/1287618-mata-atlantica-tem-mais-aves-em-risco-do-que-sepensava-diz-estudo.shtml>. Acesso em: 3 maio. 2013. Adaptado.
Assinale a alternativa que apresenta as perguntas na mesma ordem em que as respostas são dadas no lide da matéria.
- Matemática | 1.08 Potenciação
(FUVEST 2016 1ª FASE) De 1869 até hoje, ocorreram as seguintes mudanças de moeda no Brasil: (1) em 1942, foi criado o cruzeiro, cada cruzeiro valendo mil réis; (2) em 1967, foi criado o cruzeiro novo, cada cruzeiro novo valendo mil cruzeiros; em 1970, o cruzeiro novo voltou a se chamar apenas cruzeiro; (3) em 1986, foi criado o cruzado, cada cruzado valendo mil cruzeiros; (4) em 1989, foi criado o cruzado novo, cada um valendo mil cruzados; em 1990, o cruzado novo passou a se chamar novamente cruzeiro; (5) em 1993, foi criado o cruzeiro real, cada um valendo mil cruzeiros; (6) em 1994, foi criado o real, cada um valendo 2.750 cruzeiros reais.
Quando morreu, em 1869, Brás Cubas possuía 300 contos. Se esse valor tivesse ficado até hoje em uma conta bancária, sem receber juros e sem pagar taxas, e se, a cada mudança de moeda, o depósito tivesse sido normalmente convertido para a nova moeda, o saldo hipotético dessa conta seria, aproximadamente, de um décimo de
Dados:
- Um conto equivalia a um milhão de réis.
- Um bilhão é igual a 109 e um trilhão é igual a 1012.
- Matemática - Fundamental | 4.1 Expressões Algébricas
Martha comprou 14 pares de meias para suas três filhas. A filha mais nova ganhou o dobro de meias do que a filha mais velha. A filha do meio ganhou a mesma quantidade de meias do que a filha mais nova, menos 1. Quantos pares de meias a filha do meio ganhou de sua mãe Martha?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A ARMA DA PROPAGANDA
O governo Médici não se limitou à repressão. Distinguiu claramente entre um setor significativo mas minoritário da sociedade, adversário do regime, e a massa da população que vivia um dia a dia de alguma esperança nesses anos de prosperidade econômica. A repressão acabou com o primeiro setor, enquanto a propaganda encarregou-se de, pelo menos, neutralizar gradualmente o segundo. Para alcançar este último objetivo, o governo contou com o grande avanço das telecomunicações no país, após 1964. As facilidades de crédito pessoal permitiram a expansão do número de residências que possuíam televisão: em 1960, apenas 9,5% das residências urbanas tinham televisão; em 1970, a porcentagem chegava a 40%. Por essa época, beneficiada pelo apoio do governo, de quem se transformou em porta voz, a TV Globo expandiu se até se tornar rede nacional e alcançar praticamente o controle do setor. A propaganda governamental passou a ter um canal de expressão como nunca existira na história do país. A promoção do “Brasil grande potência” foi realizada a partir da Assessoria Especial de Relações Públicas (AERP), criada no governo Costa e Silva, mas que não chegou a ter importância nesse governo. Foi a época do “Ninguém segura este país”, da marchinha Prá Frente, Brasil, que embalou a grande vitória brasileira na Copa do Mundo de 1970.
Boris Fausto, História do Brasil. Adaptado.
(FUVEST 2016 1° FASE) A estratégia de dominação empregada pelo governo Médici, tal como descrita no texto, assemelha-se, sobretudo, à seguinte recomendação feita ao príncipe – ou ao governante – por um célebre pensador da política:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Listen to your teacher and number the monkey’s picture.
Script for the teacher: ONE: The monkey brushes his teeth every night. TWO: The monkey hugs his teddy bear. THREE: The monkey reads a story. FOUR: the monkey goes to bed. FIVE: The monkey takes a shower.