(Pucrj) As plantas, assim como os animais, apresentam órgãos compostos de diferentes tecidos, e esses tecidos apresentam diferentes funções: revestimento; assimilação e reserva; sustentação; condução.
Os tecidos que desempenham essas funções são, respectivamente:
Questões relacionadas
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
O filósofo e teórico social Michel Foucault dedica sua obra “Vigiar e punir” para o entendimento das formas de controle social: externas e internas. Segundo o autor, a construção do sujeito dócil, útil e submisso à ordem estabelecida é possível apenas por meio de processos “disciplinadores”, nos quais o corpo e a mente do sujeito são moldados de acordo com o que se pede no meio social. Para entender esse fenômeno, Foucault voltou-se para a observação de instituições disciplinadoras, como a escola e os quartéis, onde os indivíduos que ali permanecem vivem sob o controle da instituição.
Podemos concluir que, para Foucault, as instituições disciplinadoras teriam como finalidade
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia o texto "Você e a biodiversidade" para responder a questão.
Você e a biodiversidade
Abra a janela de sua casa e tente enxergar cada uma das partes que compõem a paisagem. Perceba como a vida está presente em cada elemento. E como todos juntos, com suas diferenças, formam um todo, um sistema interligado em que cada indivíduo exerce um papel importante para manter o equilíbrio geral. Essa variedade de vidas é a biodiversidade, da qual você faz parte.
Agora, imagine
Se todas as árvores fossem derrubadas. Para onde iriam os pássaros? Como se alimentariam ou encontrariam abrigo da chuva? Se os rios e mares estivessem totalmente poluídos. Como os peixes e as outras espécies que vivem na água sobreviveriam? Se as abelhas desaparecessem da Terra. Quantas plantas seriam extintas? Disponível em: http://www.natura.podbr.com/p/biodiversidade/biodiversidade.html. Acesso em 13 jan. 2012.
Enunciado:
(A) Na primeira parte do texto, predominam verbos no modo imperativo. São eles: abra, tente, perceba.
Justifique a importância desses verbos para a construção de sentido do texto.
(B) Na segunda parte do texto: "Agora, imagine.", alguns verbos estão no pretérito imperfeito do subjuntivo: fossem, estivessem, desaparecessem.
Justifique a utilização do modo subjuntivo nesta parte do texto
- Literatura | 2. Produção Medieval
(UEPA) Há muitas formas de violência simbólica. Algumas se fundamentam no desrespeito aos caracteres externos (fenótipo) da variedade da espécie humana e, no caso específico, são, também, herança do nosso modelo socioeconômico de colonização. Interprete os versos abaixo de O Velho da Horta e reconheça a opção em que está sugerida essa forma de violência.
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UNEB) Considere uma nave com tripulação transportando bichos-da-seda, cada um com massa, aproximadamente, igual a 8,0g, em órbita circular, em torno da Terra, a uma altitude igual a 3R.
Admitindo-se que, na superfície terrestre, a aceleração da gravidade tem intensidade igual a 10,0 m/s² e o raio da Terra é igual a R, é correto afirmar que o peso de cada bicho-da-seda será igual, em 10-3, a
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Eu sobrevivi do nada, do nada
Eu não existia
Não tinha uma existência
Não tinha uma matéria
Comecei existir com quinhentos milhões
e quinhentos mil anos
Logo de uma vez, já velha
Eu não nasci criança, nasci já velha
Depois é que eu virei criança
E agora continuei velha
Me transformei novamente numa velha
Voltei ao que eu era, uma velha
PATROCÍNIO, S. In: MOSÉ, V. (Org.). Reino dos bichos e dos animais é meu nome. Rio de Janeiro: Azougue, 2009.
Nesse poema de Stela do Patrocínio, a singularidade da expressão lírica manifesta-se na: