(UEMG) O Absolutismo como forma de governo esteve presente na península Ibérica, na França e na Inglaterra, tendo impactado e influenciado as maiores economias de seu tempo.
Seus pensadores mais conhecidos e suas teorias foram:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.6 Verbo
Considere o texto abaixo para responder à questão.
O termo destacado em “O homem se extenuava” (linha 25) pode ser substituído, sem causar alteração de sentido, por
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Óia eu aqui de novo xaxando
Óia eu aqui de novo para xaxar
Vou mostrar pr’esses cabras
Que eu ainda dou no couro Isso é um desaforo
Que eu não posso levar
Que eu aqui de novo cantando
Que eu aqui de novo xaxando
Óia eu aqui de novo mostrando
Como se deve xaxar
Vem cá morena linda
Vestida de chita
Você é a mais bonita
Desse meu lugar
Vai, chama Maria, chama Luzia
Vai, chama Zabé, chama Raque
Diz que eu tou aqui com alegria
BARROS, A. Óia eu aqui de novo. Disponível em: www.luizluagonzaga.mus.br. Acesso em: 5 maio 2013 (fragmento).
A letra da canção de Antônio de Barros manifesta aspectos do repertório linguístico e cultural do Brasil. O verso que singulariza uma forma característica do falar popular regional é:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A ilustração aborda uma sequência de eventos que representam o fluxo de matéria e energia em um ecossistema específico.
De acordo com a ilustração, pode-se afirmar que
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Imagens apresentadas nos itens 2 e 3 do desenvolvimento, ampliadas para o tamanho A4, impressas coloridas e montadas sobre papel colorset preto, com margem de 7cm;
- Cartolina branca, tamanho A4;
- Lápis de cor;
- Canetinhas coloridas.
Desenvolvimento:
1 - Apresente aos alunos o conceito de Saltimbancos :
"Por volta do século 12, apareceram na Europa companhias de teatro que iam de cidade em cidade. Este teatro já não tinha nada de religioso, e seus atores e atrizes, chamados de saltimbancos, literalmente carregavam a casa nas costas. E não só a casa: os cenários das peças, seus figurinos (as roupas usadas), maquiagem, etc. Eles andavam em carroças, sempre em bandos, chamados trupes, e não tinham morada certa. Eles também representavam peças engraçadas ou dramáticas, como os gregos. Hoje, esse teatro itinerante também é conhecido como teatro mambembe."
Disponível em: < http://www.canalkids.com.br/arte/teatro/mambembe.htm>. Acesso em 19 mar, de 2014.
2 - Apresente agora uma representação de um Teatro Saltimbancos:
Imagem 1 Imagem 2
Imagem 1: Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-teatro/imagens/teatro-94.jpg>. Acesso em 19 mar. 2014.
Imagem 2 : Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/arte/teatro/mambembe.htm>. Acesso em 19 mar. de 2014.
3 - O artista espanhol Pablo Picasso representou assim um grupo de Saltimbancos:
PICASSO, Pablo. Família de Saltimbancos. Óleo sobre tela. 212,8 X229,6 cm.1905. National Gallery of Art. Washington, Estados Unidos. Disponível em: <http://artehistoriadaarte.blogspot.com.br/2010/09/familia-de-saltimbancos.html> Acesso em 17 março 2014.
4 - Convide os alunos a imaginar a vida destes atores por entre os caminhos das cidades medievais em formação. Observando os personagens representados por Picasso, vemos uma bailarina, um Pierrô, um bufão. Vemos também dois meninos e uma mulher. Note que eles não possuem riquezas, pelo contrário: não há bagagens e estão à beira de uma estrada.
5 - Divida os alunos em duplas para que conversem sobre as ideias que lhes vem à mente, a fim de que possam de realizar um desenho com o mesmo tema: os saltimbancos. Lugares, personagens, figurinos, uma carroça que transporte a trupe, um cenário?
6 - Distribua cartolina branca no tamanho A4, canetinhas coloridas e lápis de cor.
7 - Realize uma exposição com os desenhos, montando cada um sobre papel colorset colorido com margem de 7cm.
- Geografia - Fundamental | 8.02 As Sub-regiões do Nordeste
Leia este trecho:
A paisagem do litoral não vira seca de repente. Existe uma região entre as duas. A vegetação não é tão úmida e abundante quanto a do litoral nem tão seca como na maior das sub-regiões. As árvores são altas e isoladas, de troncos retos. É uma região agrícola importante: abastece o litoral com feijão, milho e mandioca, entre outros produtos. Nessa sub-região do Nordeste também se plantam algodão e sisal.
Nordeste, o berço do Brasil – pág. 21 (adptada)
Com base nessa descrição, conclui-se que a sub-região é a(o)