Um ferro elétrico utilizado para passar roupas está ligado a uma fonte de 110 V e a corrente que o atravessa é de 8 A O calor específico da água vale 1 cal/gºC e 1 caloria equivale a 4,18J A quantidade de calor gerada em 5 minutos de funcionamento desse ferro seria capaz de elevar a temperatura de 3 quilos de água a 20ºC de um valor T
O valor aproximado, em graus Celsius, desse aumento de temperatura, T é:
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(FUVEST) Um rapaz de massa m1 corre numa pista horizontal e pula sobre um skate de massa m2, que se encontra inicialmente em repouso. Com o impacto, o skate adquire velocidade e o conjunto rapaz + skate segue em direção a uma rampa e atinge uma altura máxima h. A velocidade do rapaz, imediatamente antes de tocar no skate, é dada por
Note e adote: Considere que o sistema rapaz + skate não perde energia devido a forças dissipativas, após a colisão.
- História - Fundamental | 14. A Europa Feudal
Observe a imagem e responda.
Disponível em: 1.bp.blogspot.com/.../s400/Feudalismo1.jpg. Acesso em 29/11/09
Essa imagem retrata
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(IFSUL) Tanto o ser humano quanto uma árvore possuem células. Estas células (animais e vegetais) são um pouco diferentes umas das outras. Entre os seres vivos ditos eucarióticos e os seres vivos ditos procarióticos podemos observar uma importante diferenciação a nível celular.
A diferenciação a que se refere o enunciado acima, nas células eucarióticas, ocorre pela presença de
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(EPCAR) Carta da Terra (excerto)
A Carta da Terra é um documento produzido no final da década de 1990 com a participação de países.
“Ela representa um grito de urgência face às ameaças que pesam sobre a biosfera e o projeto planetário humano. Significa também um libelo em favor da esperança de um futuro comum da Terra e Humanidade.”
(Leonardo Boff)
PRINCÍPIOS
I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DA VIDA
(...)
4. Garantir as dádivas e a beleza da Terra para as atuais e as futuras gerações.
a) Reconhecer que a liberdade de ação de cada geração é condicionada pelas necessidades das gerações futuras.
b) Transmitir às futuras gerações valores, tradições e instituições que apoiem, em longo prazo, a prosperidade das comunidades humanas e ecológicas da Terra.
II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA
5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.
(...)
c) Promover a recuperação de espécies e ecossistemas ameaçados.
d) Controlar e erradicar organismos não nativos ou modificados geneticamente que causem dano às espécies nativas, ao meio ambiente, e prevenir a introdução desses organismos daninhos.
e) 1Manejar o uso de recursos renováveis como água, solo, produtos florestais e vida marinha de forma que não excedam as taxas de regeneração e que protejam a sanidade dos ecossistemas.
6. 2Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, 3quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.
a) 4Orientar ações para evitar a possibilidade de sérios ou irreversíveis danos ambientais mesmo quando a informação científica for incompleta ou não conclusiva.
(...)
d) Impedir a poluição de qualquer parte do meio ambiente e não permitir o aumento de substâncias radioativas, tóxicas ou outras substâncias perigosas.
(...)
Ministério do Meio Ambiente. www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta-terra.pdf. Acesso em 20/05/2016.
Dá-se o nome de coesão à conexão interna entre os vários enunciados de um texto, a qual é fruto das relações de sentido entre eles. Essas relações são manifestas por certa categoria de palavras as quais chamamos elementos de coesão.
A partir dessa definição e da leitura atenta do texto, considere os fragmentos abaixo e as análises apresentadas.
I. “Orientar ações (...) mesmo quando a informação científica for incompleta...” (ref. 4) – a expressão coesiva mesmo quando serve para evidenciar uma exceção em relação à prática de as ações serem pautadas em conhecimentos científicos conclusivos.
II. “Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental...” (ref. 2) – a palavra como introduz um termo com função adverbial e estabelece um sentido de conformidade.
III. “... quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.” (ref. 3) – É possível afirmar que a conjunção quando além de veicular uma ideia de tempo, sugere também uma condição.
IV. “Manejar o uso de recursos renováveis (...) de forma que não excedam as taxas de regeneração...” (ref. 1) o pronome relativo que introduz uma oração adjetiva que está subordinada ao substantivo “forma”, especificando-o.
Está correto o que se afirma nos enunciados:
- Filosofia | 2. Antiga
(ENEM 2015) A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um.
NIETZSCHE. F. Crítica moderna. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural. 1999
O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?