O alumínio é obtido por meio da eletrólise ígnea do óxido de alumínio hidratado (Al2O3.nH2O), também denominado de alumina. Esse processo consome muita energia, pois além da energia para a eletrólise é também necessário manter a alumina a cerca de 1000 ºC. Entretanto, para reciclar o alumínio é necessário fundir o metal a uma temperatura bem menor. Tendo como referência os dados sobre o alumínio, abaixo, e considerando a temperatura ambiente de 25 ºC, é correto afirmar que a energia mínima necessária, em kJ, para reciclar um mol desse metal é aproximadamente igual a:
Dados sobre o alumínio:
Massa molar = 27g/mol
Ponto de fusão = 660 ºC
Calor específico = 0,9J/gºC
Entalpia de fusão = 10,7kJ/mol
Questões relacionadas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2017 LIBRAS)
Um estudante elaborou uma planta baixa de sua sala de aula. A sala, com forma de retângulo, tem lados medindo 9m e 5,5m. No desenho feito pelo estudante, os lados da figura mediam 18cm e 11cm.A fração que representa a razão entre as medidas dos lados da figura desenhada e as medidas dos lados do retângulo que representa a sala original é
- Física
Dentro de um calorímetro que contém 4 litros de água a 15ºC colocam-se 600g de gelo a 0ºC e deixa-se atingir o equilíbrio térmico. Considerando que o calor específico da água é 1cal/gºC o calor latente de fusão do gelo é 80cal/g e a massa específica da água, 1kg/L a temperatura aproximada do equilíbrio térmico será :
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
Considere as estruturas dos hidrocarbonetos e os seus respectivos pKas.
Em relação à acidez e a basicidade relativa dos hidrocarbonetos e de seus íons, e CORRETO o que se afirma em
- Geografia | Não Possui Tópico Definido
Soweto viu a Copa do Mundo. Em um Mundial questionado por seu impacto social apenas limitado e por excluir grande parte da população africana dos benefícios, os 4 milhões de moradores da cidade nas proximidades de Johannesburgo só souberam um dia antes que a seleção brasileira faria seu único treino aberto em Soweto.
(O Estado de S.Paulo, 04.06.2010. Adaptado.)
Considere as afirmações seguintes.
I. Soweto está localizado na região metropolitana de Johanesburgo e foi a maior township da África do Sul.
II. As townships nasceram durante o período do apartheid, devido à separação espacial entre negros e brancos.
III. Dentre os Prêmios Nobel da Paz, estão Nelson Mandela e o Arcebispo Desmond Tutu, que viveram em Soweto.
IV. Berço da luta contra o apartheid, durante o regime racista, Soweto conseguiu resolver seus problemas sociais, integrando- se totalmente ao restante da capital.
Estão corretas apenas as afirmações:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(PUC-RS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A coragem (...) só se torna uma 12virtude quando a serviço de outrem ou de uma causa geral e generosa. Como traço de caráter, a coragem é, sobretudo, uma fraca sensibilidade ao medo, seja por ele ser pouco sentido, seja por ser bem suportado, ou até provocar prazer. É a coragem dos estouvados, dos brigões ou dos 10impávidos, a coragem dos “durões”, como se diz em nossos filmes policiais, e todos sabem que a 2virtude pode não ter nada a ver com ela.
Isso quer dizer que 1ela é, do ponto de vista moral, totalmente indiferente? Não é tão simples assim. Mesmo numa situação em que 3eu agiria apenas por 11egoísmo, pode-se estimar que a ação generosa (por exemplo, o combate contra um agressor, em vez da súplica) manifestará maior domínio, maior 13dignidade, maior 14liberdade, 15qualidades moralmente significativas e que darão à coragem, como que por retroação, 5algo de seu valor: sem ser sempre moral, em sua essência, a coragem é aquilo sem o que, não há dúvida, qualquer moral seria impossível ou sem efeito. 4Alguém que se entregasse totalmente ao medo que lugar poderia deixar aos seus deveres? (...) O medo é egoísta. A covardia é egoísta. (...) Como virtude, ao contrário, a coragem supõe sempre uma forma de 7desinteresse, de 8altruísmo ou de 9generosidade. Ela não exclui, sem dúvida, uma certa 16insensibilidade ao medo, até mesmo um gosto por ele. Mas não 6os supõe necessariamente. Essa coragem não é a ausência do medo, é a capacidade de superá-lo, quando ele existe, por uma vontade mais forte e mais generosa. Já não é (ou já não é apenas) fisiologia, é força de alma, diante do perigo. Já não é uma paixão, é uma virtude, é a condição de todas. Já não é a coragem dos durões, é a coragem dos doces, e dos heróis.
André Comte-Sponville. Pequeno tratado das grandes virtudes. p. 55 a 57 (adaptado).
A propósito do sentido de certos vocábulos no texto, afirma-se:
1. “impávidos” (ref. 10) significa “destemidos” e poderia ser substituído por “valentes” sem prejuízo à coerência da frase.
2. “egoísmo” (ref. 11) e “altruísmo” (ref. 8) são antônimos.
3. “virtude” (ref. 12) inclui, em seu sentido amplo, os sentidos de “dignidade” (ref. 13), “liberdade” (ref. 14), “qualidades” (ref. 15) e “generosidade” (ref. 9).
4. Na composição das palavras “desinteresse” (ref. 7) e “insensibilidade” (ref. 16), há elementos de valor semântico equivalente.
As afirmativas corretas são, apenas: