O gráfico a seguir representa a temperatura de uma amostra de massa 20 g de determinada substância, inicialmente no estado sólido, em função da quantidade de calor que ela absorve.
Com base nessas informações, marque a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
No início do século XXI, as favelas da cidade do Rio de Janeiro não são apenas distintas daquelas existentes há cinquenta anos, como também apresentam diferenças internas que foram constituídas ao longo do tempo e de sua expansão espacial. No entanto, a visão homogeneizante, que considera “iguais” todas as favelas, ainda está presente no senso comum – e também nas práticas de alguns agentes do setor público. Trata-se de uma visão que não dá conta da complexa dinâmica socioespacial das favelas cariocas e deve, portanto, ser revista.
Gerônimo Leitão Adaptado de observatoriodefavelas.org.br.
Uma característica socioespacial presente no conjunto das favelas cariocas e que contribui para o tipo de visão a que o autor do texto faz referência é:
- Física | 2.2 Dinâmica
(UERJ) Um carro de automobilismo se desloca com velocidade de módulo constante por uma pista de corrida plana. A figura abaixo representa a pista vista de cima, destacando quatro trechos: AB, BC, CD e DE
A força resultante que atua sobre o carro é maior que zero nos seguintes trechos:
- Arte - Fundamental | 04.3. Arte em formas
MATERIAIS
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (Data show/You-tube)
- Papel color set – cores contrastantes
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Cola auto relevo preta
- Lápis HB
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula mostrando algumas obras de Tarsila do Amaral , em
ordem cronológica e juntamente com a turma observar e comentar as fases da
pintora.
Disponível: http://tarsiladoamaral.com.br/obras/
https://www.wikiart.org/pt/tarsila-do-amaral
- O professor deverá falar sobre o Modernismo e a Semana de Arte Moderna no Brasil.
- Separe a obra “O Mamoeiro – 1925 “ e faça com as crianças, a leitura formal:
Fonte: http://artefontedeconhecimento.blogspot.com/2012/05/o-mamoeiro-1925-tarsila-do-amaral.html
. Quais as cores vocês veem na obra?
. Quais as linhas ? E as formas? Existem planos?
. Os elementos são proporcionais?
. Vocês visualizam texturas na obra? Existe sobreposição?
- Faça um leitura interpretativa com as crianças:
Disponível: http://artefontedeconhecimento.blogspot.com/2012/05/o-mamoeiro- 1925-tarsila-do-amaral.html
. Qual é o título da obra? A obra é coerente com o título?
. Que sentimentos a obra te traz?
. Vocês colocariam esta obra nas suas casas? Por que?
. É uma obra agradável aos seus olhos?
. O que essa obra te diz? O que a artista quis representar?
- Depois desta explanação, o professor vai sugerir para as crianças para se inspirarem
na obra “ O Mamoeiro – Tarsila do Amaral “ e criarem suas próprias obras de arte.
OBS: não é para fazer uma releitura da obra, as crianças deverão criar suas próprias
obras, se inspirando na obra de Tarsila.
- Será uma atividade com colagem.
- O professor vai explicar para as crianças que nesta atividade, ela poderão utilizar
somente 02 cores de papel, contrastantes. Uma das cores vai ser para fazer o fundo e
a outra será para fazer os elementos e colar sobre a base.
Fonte: http://www.novaprint.com.br/professores/05-tarsila-do-amaral
- Deixe as crianças criarem livremente.
- Instrua as crianças para primeiro fazer os desenhos, recortar e depois montar a
composição através da colagem.
- Depois da composição pronta, peça as crianças para contornar o desenho com a
tinta relevo preta .
- O professor vai pedir para as crianças para darem um nome para sua obra.
- Auxilie as crianças quando achar necessário.
- Exponha os trabalhos.
Fonte: http://www.novaprint.com.br/professores/05-tarsila-do-amaral
OS TRAÇOS DA CIDADE
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Texto para a questão.
No trecho “com penas quase intactas”, a palavra em destaque indica que as penas estavam quase
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
9. Lee la letra de la canción a seguir.
CORDILLERA
ENANITOS VERDES
Quién te ha visto, quien te ve
en la cordillera de los andes
nunca me dejas de sorprender
Viento blanco que más dá
que por mi puedas pasar las horas
quiero estar contigo un tiempo más
Y así podrán pasar los años
y yo tomar mil direcciones
sé que he dejado un mundo atrás
siguiendo siempre un ideal
como un valiente cazador
en las estrellas
Se vive la libertad
se siente la libertad
te envuelve la magia del lugar
Hay una nube pasajera
tocando los picos nevados
Disponible en: <http://www.musica.com/letras.asp?letra=23910.>. Acceso el: 22 feb. 2014. (Fragmento)
Explica el uso del acento diacrítico en la palabra “sé” en el verso “sé que he dejado un mundo atrás”.