(UFRGS) Um menino que mora em uma cidade localizada sobre a linha do Equador (latitude 0°) quer construir uma casa para a morada de pássaros, de forma que possa aproveitar melhor a entrada de raios de Sol. O menino deve colocar a entrada da casa orientada no sentido
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- Química | 1.1 Introdução à Química
(PUC-MG) Numa praia, em pleno verão, um estudante de Química observou que o carrinho de picolé usava “gelo seco” para retardar o degelo dos picolés. Pediu à vendedora um pedaço do gelo e colocou-o num copo com água, ocorrendo formação de “fumaças brancas”.
Observou-se então o fenômeno de:
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(UFRGS) Percorrendo uma trilha em uma floresta úmida do Sul do Brasil, um estudante encontrou duas plantas pequenas crescendo sobre uma rocha. Observando-as, concluiu que se tratava de um musgo (Briophyta) e de uma samambaia (Pterídophyta). Considere as afirmações a seguir, sobre essas plantas.
I - As pteridófitas, ao contrário das briófitas, apresentam vasos condutores de seiva.
II - As pteridófitas e as briófitas são plantas de pequeno porte por não apresentarem tecidos de sustentação.
III - Na face inferior das folhas da pteridófita, encontram-se soros nos quais ficam armazenados os esporos.
Quais estão corretas?
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
O Brasil foi o primeiro país a usar o álcool em larga escala como combustível de automóvel. Hoje, a indústria automobilística produz e equipa os automóveis com motores que funcionam tanto com gasolina como com álcool, ou ainda com uma mistura dos dois. No Brasil, o álcool é obtido principalmente da cana-de-açúcar, razão pela qual o classificam como biocombustível.
Com essa atitude, contribui-se diretamente para a
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UCS) Outro produto muito utilizado na alimentação é o amido. As principais fontes de amido são o trigo, a batata, o arroz e a mandioca. Botanicamente, as fontes de amido utilizadas são oriundas de partes específicas de cada um desses vegetais. Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, a parte do trigo, da batata, do arroz e da mandioca de onde é extraído o amido.
- História - Fundamental | 07. Colonização Inglesa na América
Texto base: Observe a ilustração abaixo, referente à relação da Inglaterra com suas 13 colônias na América, no século XVIII: Disponível em: <www.gettyimages.com/license/53071471>.
Enunciado:
Na ilustração, podemos identificar um colono americano lendo o anúncio que trata da criação de um imposto sobre o chá.
Considerando o que você estudou sobre o processo de independência das colônias inglesas na América, leia as afirmativas a seguir.
I. Por volta de 1760, a Inglaterra procurou aumentar o controle e a exploração sobre suas colônias na América, estabelecendo uma série de leis e impostos.
II. A Inglaterra sempre manteve uma ativa exploração e forte regulação e controle sobre o lucrativo comércio do chá entre suas colônias na América.
III. A criação de taxas e de medidas que visavam um maior controle da Inglaterra sobre suas colônias provocou descontentamentos e rebeliões.
São corretas as afirmativas: