(PUCRS) Um avião que parte de Tóquio, no Japão, às 18h20min de uma quarta-feira, aterrissa em São Francisco, costa oeste dos Estados Unidos da América do Norte, às 10h50min do mesmo dia, após um tempo de voo de 9 horas e meia.
Sobre essa situação, é correto afirmar que ela
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A Day in the Life: New Zealand
Alfie Duffy 7 A.M. I wake up and have breakfast with my mum and dad. I like to eat cereal and have a glass of orange juice. Before school, my mum and I walk our dog, Ralphie, around the neighborhood. Our two black cats join us.
A Day in the Life: Egypt
Amr Adel Ezzeldin 7 A.M. My mother wakes me up. I get dressed and eat breakfast. For breakfast, I have a sandwich with white cheese or a boiled egg on either pita bread or a roll with milk or juice. Available at: http://www.timeforkids.com/around-the-world. Accessed on December 3rd, 2015.
Which is the same food that Alfie and Amr have for breakfast?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: .
Enunciado
O trabalho infantil no Brasil
No Brasil, o trabalho infantil é proibido por lei. Só pode trabalhar quem tem mais de 14 anos, na condição de aprendiz e durante poucas horas por dia, para que isso não atrapalhe seus estudos. Antes de completar 18 anos, ninguém pode trabalhar depois das 10 horas da noite, muito menos em lugares perigosos. Infelizmente, a lei está longe de refletir a realidade do Brasil [...]
Disponível em: <http://www.educacional.com.br/reportagens/criancasdobrasil/trabalho_infantil.asp>
Acesso em: 06 maio 2014. (Fragmento)
Na década de 1990, o governo brasileiro adotou medidas legais e instituiu políticas públicas de combate à exploração do trabalho de crianças e de jovens.
Essas medidas são importantes porque
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Hipertextualidade
O papel do hipertexto é exatamente o de reunir, não apenas os textos, mas também as redes de associações, anotações e comentários às quais eles são vinculados pelas pessoas. Ao mesmo tempo, a construção do senso comum encontra-se exposta e como que materializada: a elaboração coletiva de um hipertexto.
Trabalhar, viver, conversar fraternalmente com outros seres, cruzar um pouco por sua história, isto significa, entre outras coisas, construir uma bagagem de referências e associações comuns, uma rede hipertextual unificada, um texto compartilhado, capaz de diminuir os riscos de incompreensão.
LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1992 (adaptado).
O texto evidencia uma relação entre o hipertexto e a sociedade em que essa tecnologia se insere. Constata-se que, nessa relação, há uma:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UEFS) Algumas espécies de cogumelos liberam oct-1-en-3-ol, uma substância que atua como repelente natural de lesmas.
A partir dessa informação, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Confidência do Itabirano
Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.
E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.
A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes.
E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,
é doce herança itabirana.
De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:
este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;
esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil;
este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;
este orgulho, esta cabeça baixa...
Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói!
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo.
(FUVEST 2016 1ª FASE) Na última estrofe, a expressão que justifica o uso da conjunção sublinhada no verso “Mas como dói!” é: