(FUVEST) Observe os mapas.
Dentre as seguintes alternativas, a única que apresenta a principal causa para o correspondente fluxo migratório é:
Questões relacionadas
- História
Com o cultivo da cana-de-açúcar, no seu período colonial, o Brasil passou a receber grande contingente de escravos africanos. A implantação desse trabalho escravo deveu-se
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Rodrigo foi ao supermercado e, ao comprar um pacote de castanhas, viu que o peso informado era 0,9 lb. Descobriu que se tratava de outra unidade de medida de peso, a libra, e quis saber qual era o peso do pacote convertido para gramas.
Sabendo que 1 lb equivale a 0,45 kg, qual era o peso, em gramas, do pacote de castanhas que Rodrigo comprou no supermercado?
- Matemática | 1.03 Frações
A dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.
Disponível em: http://www.saude.gov.br. Acesso em: 24 set. 2020.
Considere que, em determinado município brasileiro, 1/12 da população contraiu dengue e que o vírus de sorotipo 4 atingiu 1/5 da população infectada, enquanto 1.048 habitantes foram contagiados com os demais sorotipos.
Nessas condições, a quantidade de habitantes desse município que não foi infectada pelo sorotipo 4 é
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
Algumas características de determinada substância estão descritas a seguir.
- Por meio da sua redução, obtém-se um álcool;
- A sua oxidação branda origina um ácido carboxílico;
- É solúvel em água;
- A sua combustão completa produz o mesmo número de moléculas de gás carbônico e de água.
A substância que apresenta essas propriedades é:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(CTF-RJ) Já atingimos os limites atléticos do corpo humano?
“Nos Jogos Olímpicos desse ano, no Rio, o homem mais rápido do mundo, Usain Bolt – um jamaicano de mais de 1,90 m e detentor de seis medalhas de ouro e de passos vigorosos como os de uma gazela – tentará quebrar seu próprio recorde mundial de 9,58 segundos na corrida dos 100 metros. Se conseguir, alguns cientistas acreditam que ele talvez encerre os recordes da categoria para sempre.
Enquanto inúmeras técnicas de treino e tecnologias continuam a quebrar as barreiras dos atletas, e ainda que força, velocidade e outros traços físicos tenham melhorado continuamente desde que os humanos começaram a catalogar essas coisas, o ritmo lento no qual recordes esportivos estão sendo quebrados atualmente faz pesquisadores especulares se já estamos nos aproximando de nosso limite fisiológico coletivo – isto é, que nosso alcance atlético está dando de frente com uma parede de tijolos biológica.
[...]. A resposta para um desempenho atlético aperfeiçoado talvez esteja na “casa de força” das células [...].”
Scientific American Brasil modificado. Disponível em:
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/ja_atingimos_os_limites_atleticos_do_corpo_humano_.html. Acesso em: 5 de setembro de 2016.
No texto acima, a expressão “casa de força” das células se refere: