A figura 1 mostra dois corpos de massas iguais a m presos por uma haste rígida de massa desprezível, na iminência do movimento sobre um plano inclinado, de ângulo com a horizontal. Na figura 2, o corpo inferior é substituído por outro com massa 2m. Para as duas situações, o coeficiente de atrito estático é e o coeficiente de atrito cinético é 0,4 para a massa superior, e não há atrito para a massa inferior. A aceleração do conjunto ao longo do plano inclinado, na situação da figura 2 é:
Questões relacionadas
- Filosofia | 2.3 Helenismo
(VUNESP) A caverna (...) é o mundo sensível onde vivemos. O fogo que projeta as sombras na parede é um reflexo da luz verdadeira (do Bem e das ideias) sobre o mundo sensível. Somos os prisioneiros. As sombras são as coisas sensíveis, que tomamos pelas verdadeiras, e as imagens ou sombras dessas sombras, criadas por artefatos fabricadores de ilusões. Os grilhões são nossos preconceitos, nossa confiança em nossos sentidos, nossas paixões e opiniões. O instrumento que quebra os grilhões e permite a escalada do muro é a dialética. O prisioneiro curioso que escapa é o filósofo. A luz que ele vê é a luz plena do ser, isto é, o Bem, que ilumina o mundo inteligível como o Sol ilumina o mundo sensível. O retorno à caverna para convidar os outros a sair dela é o diálogo filosófico, e as maneiras desajeitadas e insólitas do filósofo são compreensíveis, pois quem contemplou a unidade da verdade já não sabe lidar habilmente com a multiplicidade das opiniões nem mover-se com engenho no interior das aparências e ilusões. Os anos despendidos na criação do instrumento para sair da caverna são o esforço da alma para libertar-se. Conhecer é, pois, um ato de libertação e de iluminação. A Paideia filosófica é uma conversão da alma voltando-se do sensível para o inteligível. Essa educação não ensina coisas nem nos dá a visão, mas ensina a ver, orienta o olhar, pois a alma, por sua natureza, possui em si mesma a capacidade para ver.
Chauí, M. Introdução à história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
03 de Julho de 2010
PRAZO PARA REGISTRO DE CANDIDATURAS ENCERRA NA SEGUNDA
Os candidatos que pretendem disputar cargos no Legislativo e no Executivo nas eleições deste ano têm até às 19h de segunda-feira (5) para se registrar na Justiça Eleitoral. Para isso, eles precisam atender a alguns requisitos e preencher dois formulários e juntar vários documentos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para concorrer a tais cargos, os candidatos precisam ser brasileiros, ter pleno exercício de seus direitos políticos, registrar a candidatura no mesmo lugar de seu domicílio eleitoral, ter idade mínima entre 21 e 35 anos - conforme a vaga a que irá concorrer -, filiação partidária e alistamento eleitoral.
(...)
Disponível em < http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/9578-prazo-para-registro-de-candidaturas-encerra-na-segunda> Acesso em 01/07/2010
a) Que característica desta forma de governo é mostrada na reportagem?
b) Cite outra característica desta forma de governo.
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Realizou-se um estudo sobre a violência no Brasil. As taxas obtidas para os homicídios de mulheres de 1980 a 2010 estão registradas no gráfico.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 15 ago. 2013 (adaptado).
De acordo com os dados apresentados, o aumento percentual relativo da taxa de 2007 para 2010 foi mais próximo de
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o excerto a seguir.
[...] Os homens e as mulheres dessas regiões sempre foram pessoas com o hábito de se rodear de personagens sobrenaturais, para não dizer divinas. Distingamos sobrenatural e divino porque aquilo que permitiu a sobrevivência de um grande número dessas personagens no interior de um sistema cristão foi precisamente o fato de não serem de natureza divina e, por conseguinte, não fazerem sombra ao novo Deus. Em particular, o mundo antigo era cheio de demônios. Na origem, o daimon, uma palavra grega, poder ser bom ou mau. O cristianismo medieval reclassifica essa família de bons e maus demônios em anjos e diabos.
LE GOFF, Jacques. O deus da Idade Media. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 28.(Fragmento)
Durante a chamada Idade Média europeia, o cristianismo se firmou como a religião predominante neste continente. Considerando este contexto o autor procura demonstrar que
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UESB) Os movimentos circulares são muito frequentes no cotidiano, podendo ser encontrados nas bicicletas, nos veículos automotores, em fábricas e em equipamentos em geral. Com base nos conhecimentos sobre Movimento Circular Uniforme, é correto afirmar: