Um conjunto de caixas precisa ser deslocado através de um plano inclinado, conforme mostra a figura abaixo:
Nesta figura, as massas das 3 caixas A B e C são, respectivamente,Ma=12 kg Mb=8 kg e Mc=20kg O fio que as une é inextensível e está conectado às caixas A e C A polia é ideal e o atrito das caixas é desprezível. Nesta situação, a intensidade da força que o bloco A exerce sobre o bloco B é:
(Considere a aceleração da gravidade como sendo g=10 m/s2 e também cos=0,8 e sem=0,6
Questões relacionadas
- Biologia | 03. Bioquímica
(Bahiana) O Dogma Central da Biologia Molecular, postulado por Francis Crick, aborda o fluxo da informação genética: o DNA codifica a produção de RNA, e o RNA codifica a produção de uma proteína, mas o contrário não é possível. Segundo esse dogma, o fluxo da informação genética segue o seguinte sentido: DNA → RNA→ PROTEÍNA. Entretanto novas descobertas da ciência levaram a novas interpretações desse Dogma.
Considerando-se os conhecimentos de Biologia Molecular e essas informações, pode-se concluir:
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
Ouçam atentamente e leiam a letra da música "Chovendo na Roseira" de Tom Jobim. Há uma bela versão cantada por Elis Regina no link: <http://youtu.be/cuMJuufP5Tk>. Acesso em 01 nov. 2014.
Divida a turma em cinco grupos, cada grupo deve fazer um cartaz com desenhos ilustrando cada estrofe:
1 - Olha, está chovendo na roseira
Que só dá rosa mas não cheira
A frescura das gotas úmidas
Que é de Luísa, que é de Paulinho, que é de João
Que é de ninguém
2 - Pétalas de rosa carregadas pelo vento
Um amor tão puro carregou meu pensamento
Olha, um tico-tico mora ao lado
E passeando no molhado
Adivinhou a primavera
3 - Olha, que chuva boa, prazenteira
Que vem molhar minha roseira
Chuva boa, criadeira
Que molha a terra, que enche o rio
Que limpa o céu - que traz o azul
4 - Pétalas de rosa carregadas pelo vento
Um amor tão puro carregou meu pensamento
Olha, um tico-tico mora ao lado
E passeando no molhado
Adivinhou a primavera
5 - Olha, o jasmineiro está florido
E o riachinho de água esperta
Se lança embaixo do rio de águas calmas
Ahh, você é de ninguém
O grupo 2 e o grupo 4 ilustrarão o mesmo texto, mas não tem problema, pois cada um terá uma maneira própria de apresentá-la.
Organize a apresentação de cada grupo e montem uma exposição dos cartazes seguindo a ordem da música.
- Física | A. Escalar
Um piloto testa um carro em uma reta longa de um autódromo. A posição do carro nessa reta, em função do tempo, está representada no gráfico.
Os pontos em que a velocidade do carro é menor e maior são, respectivamente
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(UFSJ) “Os grandes ecossistemas terrestres com fisionomias vegetais características, determinadas principalmente pela influência de fatores macroclimáticos, são chamados BIOMAS” (LOPES; ROSSO, 2010). O Brasil, por sua extensão territorial, compreende vários biomas. Analise as informações sobre os biomas brasileiros.
I. A Caatinga e o Pantanal são biomas exclusivamente brasileiros.
II. No estado de Minas Gerais, podem ser encontradas áreas de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
III. No Cerrado, a vegetação é caracterizada, principalmente, por árvores e arbustos de pequeno porte adaptadas às condições secas, como caules tortuosos com casca grossa, folhas pequenas e espessas e raízes mais superficiais para captar de imediato a água da chuva.
IV. Plantas com folhas largas são comuns abaixo do dossel das florestas úmidas como a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.
V. Dentre os biomas brasileiros, a Caatinga, por ser o mais seco, está mais vulnerável ao processo de desertificação.
VI. Os campos sulinos ocorrem na região sul do Brasil, estendendo-se do sul do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul.
Com base nessa análise, estão CORRETAS apenas as afirmativas
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(UEMA) Leia o fragmento abaixo.
“[...] Se a supressão do nexo colonial não se refletiu na condição de escravo nem afetou a natureza da escravidão mercantil, ela alterou a situação econômica do senhor que deixou de sofrer o peso da ‘espoliação colonial‘ e passou a contar, por conseguinte, com todas as vantagens da ‘espoliação escravista‘ que não fossem absorvidas diretamente pelos mecanismos secularizados do comércio internacional”.
Fonte: FERNANDES, Florestan. Circuito Fechado: quatro ensaios sobre o “poder institucional”. São Paulo: Globo, 2010.
Baseando-se no fragmento de Florestan Fernandes, pode-se afirmar que a independência do Brasil: