(UPE-SSA) A representação cartográfica dos fatos geográficos avançou consideravelmente, nas últimas décadas, sobretudo a partir do emprego de tecnologias modernas utilizadas pela Cartografia, por exemplo, as imagens SRTM, como a que será vista a seguir:
Dentre os itens mencionados a seguir, quais podem ser identificados a partir do exame da imagem?
1. Migrações sazonais das rochas magmáticas
2. Falhas geológicas
3. Relevos escarpados
4. Diferentes massas rochosas
5. Recortes litorâneos
6. Ciclos hidrológicos anuais
Estão CORRETOS apenas
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(FUVEST 2019 1° FASE) Três amigos vão acampar e descobrem que nenhum deles trouxe fósforos. Para acender o fogo e fazer o almoço, resolvem improvisar e prendem um pedaço de filme plástico transparente num aro de “cipó”. Colocam um pouco de água sobre o plástico, formando uma poça de aproximadamente 14 cm de diâmetro e 1 cm de profundidade máxima, cuja forma pode ser aproximada pela de uma calota esférica.
Quando o sol está a pino, para aproveitamento máximo da energia solar, a distância, em cm, entre o centro do filme e a palha seca usada para iniciar o fogo, é, aproximadamente,
Note e adote:
- Para uma lente plano‐convexa,
, sendo n o índice de refração da lente e R o seu raio de curvatura.
- Índice de refração da água = 1,33.
- Química | 1.1 Introdução à Química
Combustíveis automotivos têm sido adulterados pela adição de substâncias ou materiais de baixo valor comercial. Esse tipo de contravenção pode danificar os motores, aumentar o consumo de combustível e prejudicar o meio ambiente. Vários testes laboratoriais podem ser utilizados para identificar se um combustível está ou não adulterado. A legislação brasileira estabelece que o diesel, obtido do petróleo, contenha certa quantidade de biodiesel. O quadro apresenta valores de quatro propriedades do diesel, do biodiesel e do óleo vegetal, um material comumente utilizado como adulterante.
Com base nas informações apresentadas no quadro, quais são as duas propriedades que podem ser empregadas tecnicamente para verificar se uma amostra de diesel comercial está ou não adulterada com óleo vegetal?
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Ler e crescer
Com a inacreditável capacidade humana de ter ideias, sonhar, imaginar, observar, descobrir, constatar,
enfim, refletir sobre o mundo e com isso ir crescendo, a produção textual vem se ampliando ao longo
da história. As conquistas tecnológicas e a democratização da educação trazem a esse acervo uma
multiplicação exponencial, que começa a afligir homens e mulheres de várias formas. Com a angústia do
[5] excesso. A inquietação com os limites da leitura. A sensação de hoje ser impossível abarcar a totalidade
do conhecimento e da experiência (ingênuo sonho de outras épocas). A preocupação com a abundância
da produção e a impossibilidade de seu consumo total por meio de um indivíduo. O medo da perda. A
aflição de se querer hierarquizar ou organizar esse material. Enfim, constatamos que a leitura cresceu, e
cresceu demais.
[10] Ao mesmo tempo, ainda falta muito para quanto queremos e necessitamos que ela cresça. Precisa
crescer muito mais. Assim, multiplicamos campanhas de leitura e projetos de fomento do livro. Mas
sabemos que, com todo o crescimento, jamais a leitura conseguirá acompanhar a expansão incontrolável
e necessariamente caótica da produção dos textos, que se multiplicam ainda mais, numa infinidade de
meios novos. Muda-se então o foco dos estudiosos, abandona-se o exame dos textos e da literatura,
[15] criam-se os especialistas em leitura, multiplicam-se as reflexões sobre livros e leitura, numa tentativa de
ao menos entendermos o que se passa, já que é um mecanismo que recusa qualquer forma de domínio e
nos fugiu ao controle completamente.
Falar em domínio e controle a propósito da inquietação que assalta quem pensa nessas questões equivale
a lembrar um aspecto indissociável da cultura escrita, e nem sempre trazido com clareza à consciência:
[20] o poder.
Ler e escrever é sempre deter alguma forma de poder. Mesmo que nem sempre ele se exerça sob a forma
do poder de mandar nos outros ou de fazer melhor e ganhar mais dinheiro (por ter mais informação e
conhecer mais), ou sob a forma de guardar como um tesouro a semente do futuro ou a palavra sagrada
como nos mosteiros medievais ou em confrarias religiosas, seitas secretas, confrarias de todo tipo. De
[25] qualquer forma, é uma caixinha dentro da outra: o poder de compreender o texto suficientemente para
perceber que nele há várias outras possibilidades de compreensão sempre significou poder – o tremendo
poder de crescer e expandir os limites individuais do humano.
Constatar que dominar a leitura é se apropriar de alguma forma de poder está na base de duas atitudes
antagônicas dos tempos modernos. Uma, autoritária, tenta impedir que a leitura se espalhe por todos,
[30] para que não se tenha de compartilhar o poder. Outra, democrática, defende a expansão da leitura para
que todos tenham acesso a essa parcela de poder.
Do jeito que a alfabetização está conseguindo aumentar o número de leitores, paralelamente à expansão
da produção editorial que está oferecendo material escrito em quantidades jamais imaginadas antes, e
ainda com o advento de meios tecnológicos que eliminam as barreiras entre produção e consumo do
[35] material escrito, tudo levaria a crer que essa questão está sendo resolvida. Será? Na verdade, creio que
ela se abre sobre outras questões. Que tipo de alfabetização é esse, a que tipo de leitura tem levado, com
que tipo de utilidade social?
ANA MARIA MACHADO www.dubitoergosum.xpg.com.br
O processo de composição da imagem de Pep Montserrat é o de “colagem”, misturando e combinando signos visuais diferentes.
Esse processo de mistura e combinação pode ser relacionado diretamente ao seguinte trecho do texto de Ana Maria Machado:
- Química | 1.1 Introdução à Química(PUC-MG) Em um laboratório de química, foram encontrados cinco recipientes sem rótulo, cada um contendo uma substância pura líquida e incolor. Para cada uma dessas substâncias, um estudante determinou as seguintes propriedades1. ponto de ebulição2. massa3. volume4. densidadeAssinale as propriedades que podem permitir ao estudante a identificação desses líquidos.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Alfabeto
Vamos brincar de adivinhação? Analise as imagens a seguir.
As letras são as respostas das charadas.
- a)Ligue as charadas às suas respostas corretas.
- b)Qual palavra formamos com as respostas das charadas?