Na situação da figura a seguir, os blocos A e B têm massas Ma=3,0kg e Mb=1,0kg O atrito entre o bloco A e o plano horizontal de apoio é desprezível, e o coeficiente de atrito estático entre B e A vale =0,4 O bloco A está preso numa mola ideal, inicialmente não deformada, de constante elástica K=160N/m que, por sua vez, está presa ao suporte S.
O conjunto formado pelos dois blocos pode ser movimentado produzindo uma deformação na mola e, quando solto, a mola produzirá certa aceleração nesse conjunto. Desconsiderando a resistência do ar, para que B não escorregue sobre A a deformação máxima que a mola pode experimentar, em cm vale:
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Leia o fragmento de reportagem.
Maus-tratos e tortura
Em cerca de 20% (11) das unidades prisionais inspecionadas foram encontrados indícios de maus-tratos ou da prática de tortura contra detentos por agentes prisionais.
Entre eles estavam hematomas nos corpos de presos, denúncias verbais feitas pelos detentos e marcas de tiros de borracha encontradas dentro das celas. (...)
Segundo uma denúncia coletada pela equipe, em Alagoas, uma equipe especial da Polícia Militar teria entrado em uma penitenciária do Estado e obrigado um grupo de presos a ficar nu no pátio da unidade. Lá, eles teriam sido agredidos por cerca de três horas com chutes, choque, gás de pimenta, cães, balas de borracha – além de violência psicológica. (...)
A ouvidora Valdirene Daufemback disse à BBC Brasil que denúncias de maus-tratos chegam ao órgão a partir de todas as regiões – não apenas das unidades inspecionadas em 2012. (...)
"Há abuso de poder e muitos castigos desproporcionais. Já soubemos de presos que por terem levantado a cabeça – quando deveriam estar com ela abaixada – perderam o direito de receber visitas por 30 dias", disse.
Uma dessas denúncias foi recebida durante a visita à Penitenciária Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, na Paraíba. Dois detentos afirmaram ter sido punidos por cantarolar enquanto lavavam um banheiro – contrariando a proibição dada por um agente prisional.
KAWAGUTI, Luis. Ouvidoria constata degradação e abusos em prisões do Brasil. BBC Brasil. São Paulo, 14 maio 2013. Disponível em:< http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130510_ouvidoria_prisoes_lk.shtml>. Acesso em: 25 jul 2013.
Responda.
A) Identifique o assunto da reportagem.
B) Estabeleça comparações entre o assunto da reportagem e o período da Ditadura Militar.
C) Avalie, do ponto de vista ético e humanitário, o conteúdo da reportagem.
- História | 3.2 Antiguidade Clássica
O Templo da Concórdia foi construído no sul da Sicília, no século V a.C., e é um marco da:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão
Todo mundo tem sotaque
Sou um imigrante que passou quase tanto tempo nos EUA quanto na minha terra natal, a Espanha. [...] Vivendo a minha rotina, profundamente envolvido no trabalho do ensino e aprendizado de segundas línguas, foi divertido assistir a um seriado de TV no qual a aptidão [linguística] dos personagens principais era tão importante para a trama; apesar disso, a premissa de que você pode falar uma língua sem absolutamente nenhum sotaque é exagerada. Na verdade, não é nem possível. Pior ainda, o fetiche com alguns sotaques e o desprezo por outros pode levar a uma discriminação real em entrevistas de emprego, avaliações de desempenho e acesso a moradia, para citar apenas algumas áreas nas quais exibir ou não determinada pronúncia tem consequências profundas. Frequentemente, no hospital ou no banco, no escritório ou em um restaurante – e até na sala de aula – assumimos a ideia de que nossas palavras têm de soar de maneira correta e que o sotaque perfeito não é só inaudível, mas também invisível. Se você analisar a questão do ponto de vista sociolinguístico, a ausência de sotaque é simplesmente impossível. A pronúncia é meramente uma forma de falar moldada por uma combinação de geografia, classe social, nível de escolaridade, etnia e língua-mãe. Eu tenho, você tem, todo mundo tem. Não existe essa coisa de inglês perfeito, neutro e sem sotaque – ou espanhol, ou qualquer outra língua. Dizer que alguém não tem sotaque é tão crível quanto dizer que alguém não tem feições. Sabemos bem disso, mas, mesmo assim, em um momento em que a porcentagem de habitantes estrangeiros nos EUA alcançou o ponto mais alto do século, a diferença entre “nativo” e “não nativo” tornou-se cruel, e é por isso que vale a pena ter em mente o tempo todo que ninguém fala sem sotaque. [...] A discriminação baseada no sotaque não é apenas um conceito acadêmico; experimentos mostram que as pessoas tendem a fazer presunções estereotipadas sobre os falantes com sotaque não nativo, cujo efeito acaba se estendendo aos nativos cujos nomes e/ou etnias parecem estrangeiros. Os estudos mostram que quando um anglofalante não nativo responde a um anúncio de moradia, seu diálogo com o proprietário, em média, tem maiores chances de não dar em nada do que daqueles “que não têm sotaque”. Só espero então que vocês gostem do meu sotaque tanto quanto eu gosto do seu. AGUDO, Roberto Rey. Todo mundo tem sotaque. Disponível em: <www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/
todo-mundo-tem-sotaque-4en5vgto9005ssiznxh8269w7>. Acesso em: 20 jul. 2018. Adaptado.
O tema central do texto de Roberto Rey Agudo é(são):
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Embora a civilização maia já estivesse em declínio na época da chegada dos espanhóis à América, seu desenvolvimento em vários campos da ciência, em especial, na matemática e na astronomia, era notável. Eles possuíam um sistema numérico avançado e diferente do sistema decimal utilizado pelas sociedades modernas.
A imagem representa o sistema de numeração maia, que consistia em 20 símbolos representando os números de 0 a 19.
IMENES, L. M. P. Os números na história da civilização. São Paulo: Editora Scipione, 2003.
O zero era representado por uma espécie de tigela e todo número inteiro entre 19 e 360 era escrito em uma coluna vertical com duas figuras, na qual a superior representava a quantidade de grupos de 20 unidades e a inferior, a quantidade de unidades. O número era lido de cima para baixo e obtido somando-se as quantidades representadas. Por exemplo:
O número 359 é representado, no sistema de numeração maia, como
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UNIPÊ) Para melhor entender as Grandezas Físicas, recorre-se às medidas e ainda que esses instrumentos não apresentem defeitos ou a pessoa que irá realizá-las o faça de maneira correta, evitando erros grosseiros, elas não são totalmente exatas.
Com base nos conhecimentos sobre Grandezas Físicas, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas.
( ) As grandezas não precisam ter a mesma dimensão para serem somadas.
( ) A ordem de grandeza dos segundos correspondentes a um intervalo de tempo de 12,8h é 104 s.
( ) A medida 0,00430 km apresenta 02 algarismos significativos corretos e 03 algarismos significativos.
( ) Em toda medida, os algarismos corretos e o primeiro duvidoso são denominados algarismos significativos.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a