Um corpo de massa m está apoiado sobre a superfície vertical de um carro de massa M como mostra a figura acima. O coeficiente de atrito estático entre a superfície do carro e a do corpo é .Sendo g o módulo da aceleração da gravidade, a menor aceleração (a) que o carro deve ter para que o corpo de massa m não escorregue é:
Questões relacionadas
- Física | 3.6 Termodinâmica
(FACULDADE GUANAMBI)
Os organismos vivos são sistemas abertos, pois trocam energia e matéria com o meio ambiente, sofrendo várias transformações. A figura representa uma transformação ABCD sofrida por um gás ideal. Sabendo-se que o calor recebido pelo sistema do meio ambiente foi de 3,2kJ, é correto afirmar que a variação de energia interna sofrida, em kJ, é igual a
- Biologia | 09. Botânica
(Unioeste) Quanto à caracterização de grupos vegetais e suas interações, é correto afirmar que
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
(ENEM 2018 2º APLICAÇÃO) Na música, usam-se sinais gráficos chamados figura de duração para indicar por quanto tempo se deve emitir determinador som.
As figuras de duração usadas atualmente são: semibreve , mínima, semínima colcheia, semicolcheia, fusa, semifusas.
Essas figuras não possuem um valor (tempo) fixo. Elas são proporcionais entre si. A duração de tempo de uma semibreve é equivalente à de duas mínimas, a duração de uma mínima é equivalente à de duas semimínimas, a duração de uma semínima equivale à de colcheias e assim por diante, seguido a ordem dada.
Considere que uma semibreve tem a duração de tempo de uma unidade.
A sequência que indica a duração de tempo de uma mínima, de uma semínima, de uma colcheia, de uma semicolcheia, de uma fusa e de uma semifusa é
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
(EFOMM) Um garrafão contém 3 litros de vinho. Retira-se um litro de vinho do garrafão e acrescenta-se um litro de água, obtendo-se uma mistura homogênea. Retira-se, a seguir, um litro da mistura e acrescenta-se um litro de água, e assim por diante. A quantidade de vinho, em litros, que resta no garrafão, após 5 dessas operações, é aproximadamente igual a:
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Os sólidos de Platão são poliedros convexos cujas faces são todas congruentes a um único polígono regular, todos os vértices têm o mesmo número de arestas incidentes e cada aresta é compartilhada por apenas duas faces. Eles são importantes, por exemplo, na classificação das formas dos cristais minerais e no desenvolvimento de diversos objetos. Como todo poliedro convexo, os sólidos de Platão respeitam a relação de Euler V – A + F = 2, em que V, A e F são os números de vértices, arestas e faces do poliedro, respectivamente. Em um cristal, cuja forma é a de um poliedro de Platão de faces triangulares, qual é a relação entre o número de vértices e o número de faces?