A principal aplicação da Indução Magnética, ou Eletromagnética, e a sua utilização na obtenção de energia. Podem-se produzir pequenas f.e.m comum experimento bem simples. Considere uma espira quadrada com 0,4m de lado que está totalmente imersa num campo magnético uniforme (intensidade B=5,0 wb / m2) e perpendicular as linhas de indução. Girando a espira até que ela fique paralela as linhas de campo.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Esse período de afirmação nacional necessitava, no nível da cultura de suas elites, de um complexo mitológico suscetível de celebrar a originalidade da jovem pátria ante a Europa e a ex-metrópole. Nesse ponto, entram em função o exotismo romântico, estimulado pelo americanismo de Chateaubriand e Fenimore Cooper, e o gosto pelo passado remoto, pois a sociedade tribal ameríndia de antes da Descoberta era, de fato, a nossa “Idade Média”. Os românticos brasileiros descobrem assim no indianismo o alimento mítico reclamado pela civilização imperial, na adolescência do Brasil nação. O amparo que o mecenato oficial deu à épica indianista traduz plenamente o reconhecimento dessa função ideológica. Ao mesmo tempo, a ruptura com a mitologia clássica – com as ninfas arcádicas – em proveito do folclore indígena e da pintura tropical recebeu o incentivo de românticos europeus: do francês Ferdinand Denis (1798-1890), que vivera entre nós na véspera da Independência; dos portugueses Garrett e Alexandre Herculano.
MERQUIOR, J. G. De Anchieta a Euclides: Breve história da Literatura Brasileira. São Paulo: É Realizações, 2014.
De acordo com o texto,
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UFF) Em pesquisas recentes, zonas do cérebro se mostraram mais ativadas em pessoas apaixonadas. São zonas ricas em dopamina e endorfina. São neurotransmissores, sendo que a endorfina tem efeito semelhante ao da morfina. Estimulam os circuitos de recompensa, os mesmos que nos proporcionam prazer em comer quando sentimos fome, e em beber quando temos sede. Estar em contato com a alma gêmea, mesmo que por telefone ou e-mail, resultará na liberação de mais endorfina e dopamina, ou seja, de mais e mais prazer (Superinteressante, 2006).
Observando as estruturas da dopamina e da morfina, pode-se afirmar que
- Física | 3.5 Gases
(UDESC) Um gás ideal é submetido a uma transformação isotérmica, conforme descrito no diagrama da figura.
Os valores da pressão Px e do volume Vy indicados no diagrama são, respectivamente, iguais a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As questões 07 e 08 referem-se ao artigo de um dos cadernos publicados pelo Jornal Folha de São Paulo às segundas-feiras, mais voltado ao público-adolescente, o Folhateen.
Leia-o e observe-o com atenção.
Embriaguez, alienação e sobriedade
Por Marcia Shimabukuro
Vivemos uma geração em que "tomar um porre" é sinônimo de status. Vi, durante os três últimos anos, amigos que antes eram totalmente contrários ao exagero etílico tornarem-se verdadeiros bebuns. Uma pena. Eles acreditam que a bebida é a desculpa para se tornar quem eles não têm coragem de ser sóbrios. Ficam mais "alegres", sentem-se poderosos, sem limites, porém, esquecem de metade das coisas que ocorreram na noite anterior. Pergunto-me qual seria o grande trunfo de viver dessa maneira.
Será que a influência vem da mídia? Comerciais mostram que consumir cerveja atrai mulheres lindas e momentos agradáveis. Somos manipulados por propagandas? Em partes. De certa forma, a ideia daquela felicidade que nos é vendida gera a ansiedade de conquistá-la por meio da bebida. Mas todos nós sabemos que felicidade não se compra. A impressão que tenho é a de um hábito intrínseco à passagem para a maturidade, como se a bebida fosse um passaporte à vida adulta. Serei direta: não é. A responsabilidade é o que diferencia as fases da vida, e ser independente é muito mais do que comprar uma garrafa de vodka sem precisar mostrar a identidade.
Cada vez mais novos, somos postos em um mundo de loucura e repressão. As algemas atadas são falsamente libertadas quando o álcool passa a atuar na mente. É tudo mera ilusão. Os problemas continuam, a vida permanece a mesma. A diferença é que, por algumas horas, você é que se aliena. Você é que perde a percepção da realidade. Você é que deixa de vivenciar o que existe de fato para fantasiar.
Vale a pena? Embriaguez, alienação, ou sobriedade... Você pode viver da maneira que quiser, é só uma questão de escolha. No entanto, não se esqueça que para cada escolha, haverá uma consequência, uma renúncia e talvez o arrependimento.
Fonte: http://blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br/ – 21/11/2010 – adaptado.
Os problemas continuam, a vida permanece a mesma.
Por sua vez, o período do artigo acima destacado, apresenta Orações Coordenadas entre si que não são ligadas pelo intermédio de nenhum conectivo ( porém, mas, todavia, ou, e, etc.), mas ligadas de forma justaposta. Portanto, de forma a ressaltar as dificuldades na vida trazidas pelo vício inadequado à saúde de uma pessoa que se embriaga com bebida alcoólica de alto teor, juntas, elas podem ser classificadas como Orações Coordenadas ____________________.
- Geografia | 2. Cartografia
TEXTO I
Nas cartas aeronáuticas, as aerovias são marcadas com os nomes, rumo magnético (orientação pela bússola) de cada sentido e altitude mínima que o avião deve seguir. Um avião que voa de Brasília a Goiânia, por exemplo, deve pegar a aerovia W10.
Disponível em: https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br. Acesso em: 26 jan. 2019.
TEXTO II
Disponível em: http://www.ecoturismoaventura.com.br. Acesso em: 26 jan. 2019.
No trajeto mencionado entre as duas cidades no texto, o piloto