Partículas com carga elétrica positiva penetram em uma câmara em vácuo, onde há, em todo seu interior, um campo elétrico de módulo E e um campo magnético de módulo B, ambos uniformes e constantes, perpendiculares entre si, nas direções e sentidos indicados na figura. As partículas entram na câmara com velocidades perpendiculares aos campos e de módulos v1 (grupo 1), v2(grupo 2) e v3 (grupo 3). As partículas do grupo 1 têm sua trajetória encurvada em um sentido, as do grupo 2, em sentido oposto, eas do grupo 3 não têm sua trajetória desviada. A situação está ilustrada na figura abaixo.
Considere as seguintes afirmações sobre as velocidades das partículas de cada grupo:
I. v1 > v2e v1 > E/B
II. v1 < v2e v1 < E/B
III. v3 = E/B
Está correto apenas o que se afirma em
Note e adote:
Os módulos das forças elétrica (FE)e magnética (FM) são:
FE = qE
FM = qvB
Questões relacionadas
- Geografia | 7. Geopolítica
Os conflitos internacionais nos últimos anos se apresentam através de complexas relações e situações políticas. Nesse cenário de desagregação política, podemos citar a região do Oriente Médio, que se mostra numa situação instável e complexa desde a eclosão da Primavera Árabe. Nesse sentido, quais afirmações estão corretas?
I. A ocupação militar dos EUA, no Iraque, objetivou a queda do ditador Saddam Hussein, mas permitiu as disputas políticas internas no país, criando tensão entre grupos rivais.
II. A Síria está no meio de uma guerra civil, evento devastador, criando um número crescente de refugiados e proliferando grupos rebeldes contrários ao chefe de estado Bashar al-Assad.
III. A queda do ditador Muammar Kadafi no governo da Líbia gerou uma disputa entre milícias armadas, a busca do controle do poder na região e a exploração de recursos naturais.
IV. A expansão do estado islâmico representa uma grande ameaça, principalmente, por apresentar algumas características, como, por exemplo, as execuções em massas e a destruição de monumentos históricos.
- Filosofia | 3. Medieval
Desde que tenhamos compreendido o significado da palavra “Deus”, sabemos, de imediato, que Deus existe. Com efeito, essa palavra designa uma coisa de tal ordem que não podemos conceber nada que lhe seja maior. Ora, o que existe na realidade e no pensamento é maior do que o que existe apenas no pensamento. Donde se segue que o objeto designado pela palavra “Deus”, que existe no pensamento, desde que se entenda essa palavra, também existe na realidade. Por conseguinte, a existência de Deus é evidente.
TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. Rio de Janeiro: Loyola, 2002.
O texto apresenta uma elaboração teórica de Tomás de Aquino caracterizada por
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
O livro It – A Coisa, de Stephen KingDurante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno, que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em It – A Coisa, clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.
Disponível em: www.livrariacultura.com.br. Acesso em: 1 dez. 2017.
Relacionando-se os elementos que compõem esse texto, depreende-se que sua função social consiste em levar o leitor a
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
(CEFET) Sobre o hidrocarboneto 1-etil-2metil-cicloexa-1.4-dieno afirma-se que
I - apresenta duas ligações pi.
II - contém quatro carbonos sp².
III - ostenta cadeia cíclica normal;
IV - possui fórmula molecular C9H14
V - exibe dois carbonos quaternários.
O número de afirmações corretas é
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Tribus urbanas de Medellín buscan convivencia en el Parque de los Deseos
'Metrojuventud, viene adelantando gestiones para que los jóvenes compartan el espacio sin agredirse y para que no se presenten disputas', señaló Jorge Ceballos, subsecretario de Orden Civil.
La moda y las expresiones culturales de los jóvenes son cada vez más difíciles de describir con una sola palabra. Antes era posible definirlos como emos, flogguers, punks, metaleros, tectónicos, etc. Ahora son un híbrido, una mezcla entre todos y lo definible deja de serlo cuando una nueva tendencia llega a la ciudad.
El que parece emo dice que no lo es y el que parece metalero prefiere el hard core, mientras otros montan en skate pero les gusta el punk o el hip-hop.
Una de las principales manifestaciones que determina la caracterización de los adolescentes es la música. Por ejemplo, la que está entrando ahora es el tecno, y aunque el término viene de los 80, se habla de un sonido electrónico actual que se puede bailar y es distinto a la tectónica, que estuvo de moda hasta hace poco.
Uno de los principales territorios donde se manifiestan estas expresiones es el Parque de Los Deseos, en el norte de la ciudad. Allí está Roxana N., conocida entre sus amigos como 'Gotita Mosh'. Tiene 15 años, su cabello es rubio y fucsia, usa ropa colorida.
"Lo que a mí me gusta me lo pongo y no me importa si me dicen emo o tectónica. Me gusta el rock, pop y punk. También me gustan los toques de tecno, pues me encuentro a muchos amigos y es bacano para escuchar y bailar. Es muy diferente a la tectónica, eso ya pasó de moda", explica.
En el Parque de los Deseos las expresiones de afecto, diversas y espontáneas, se mezclan con las manifestaciones culturales. Y aunque desde fuera pretendamos encasillar o etiquetar al otro, este Parque poco a poco se convierte en un territorio para que quien desee expresarse lo haga libremente.
Sin embargo, tal confluencia de subculturas ha generado algunos problemas de convivencia.
"Hace tiempo hubo una pelea en el Parque. Un grupo de muchachos apuñaló a una joven amiga de otro grupo. Desde ahí se mantienen los enfrentamientos", explica Leiden, un joven de una de las 'barras'.
Al respecto la Alcaldía de Medellín aclaró que viene trabajando para que hechos de ese tipo no se repitan en este lugar, que sin duda es el favorito de muchos jóvenes de la ciudad.
http://www.eltiempo.com/colombia/antioquia/tribus-urbanas-buscan-convivencia-en-el-parque-de-los-deseos_7769220-1 (fragmento)
Sobre Roxana no es correcto decir que