A figura abaixo ilustra um campo elétrico uniforme, de módulo E, que atua na direção da diagonal BD de um quadrado de lado L
Se o potencial elétrico é nulo no vértice D,pode-se afirmar que a ddp entre o vértice A e o ponto O, intersecção das diagonais do quadrado, é:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.5 Vegetação
(UPF) Em relação ao Código Florestal Brasileiro, só não é correto afirmar:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La idea principal de la viñeta es
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(FUVEST) O hormônio melatonina é responsável pela sensação de sonolência. Em nosso organismo, a concentração de melatonina começa a aumentar ao anoitecer, atinge o máximo no meio da noite e decresce com a luz do dia. A melatonina é sintetizada a partir do aminoácido triptofano, em quatro etapas catalisadas por diferentes enzimas, sendo que a enzima 3 é degradada em presença de luz.
Considere as seguintes afirmações a respeito desse processo:I. Na etapa 2, há perda de dióxido de carbono e, na etapa 3, a serotonina é transformada em uma amida.II. A manipulação de objetos que emitem luz, como celulares e tablets, pode interromper ou tornar muito lento o processo de transformação da serotonina em N-acetil-serotonina.III. O aumento da concentração de triptofano na corrente sanguínea pode fazer com que a pessoa adormeça mais lentamente ao anoitecer.É correto o que se afirma em - Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
Para que ocorra um Eclipse é que haja um alinhamento total ou parcial entre Sol, Terra e Lua. A inclinação da órbita da Lua com relação ao equador da Terra provoca o fenômeno da Lua nascer em pontos diferentes no horizonte a cada dia. Se não houvesse essa inclinação, todos os meses teríamos um Eclipse da Lua (na Lua Cheia) e um Eclipse do Sol (na Lua Nova).
Abaixo vemos a Lua representada, na figura, nas posições 1, 2, 3, 4 e 5, correspondentes a instantes diferentes de um eclipse.
Os eclipses ocorrem devido à posição relativa entre o Sol, a Terra e a Lua, então é possível ocorrer eclipse
- Química | 3.8 Bioquímica
(UFRN) Pró-fármacos são substâncias que devem sofrer conversão química ou bioquímica antes de exercerem sua ação farmacológica, ou seja, devem se converter no fármaco quando estão no organismo. A finalidade de se preparar pró-fármacos é resolver inconvenientes que o fármaco pode apresentar. No organismo, enzimas catalisam as reações que liberam as substâncias com ação medicamentosa. Um exemplo desse tipo de reação é a hidrólise de ésteres. O α-tocoferol (vitamina E), por exemplo, apresenta dois inconvenientes: é praticamente insolúvel em água e é rapidamente oxidado pelo oxigênio do ar. Isto dificulta sua administração parenteral. Dessa forma, a vitamina E pode ser preparada como um pró- fármaco mais hidrossolúvel – o éster de d-α-tocoferol. Ambas as substâncias estão representadas na Figura abaixo.
Os grupos funcionais que reagem para formar o éster para a obtenção do pró-fármaco, sob catálise adequada, são: