Sobre um trilho sem atrito, uma carga +Q vem deslizando do infinito na velocidade inicial v aproximando-se de duas cargas fixas de valor -Q Sabendo que r<
Questões relacionadas
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
O nitrogênio é essencial aos seres vivos e pode ser adquirido pelas plantas, através da absorção pelas raízes, e pelos animais, através da alimentação. Sua utilização na agricultura de forma inadequada tem aumentado sua concentração no ambiente, e o excesso, que é transportado para os cursos-d’água, tem causado a eutrofização. Contudo, tal dano ambiental pode ser minimizado pela adoção de práticas sustentáveis, que aprisionam esse elemento no solo, impedindo seu escoamento para rios e lagos.
O método sustentável visando a incorporação desse elemento na produção, prevenindo tal dano ambiental, é o(a):
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausência de olhos.
Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamark. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que:
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Uma casa está com a válvula da descarga do banheiro estragada e, por isso, há um desperdício de 150mL de água a cada vez que ela é acionada. São dadas, em média, 10 descargas por dia nesta casa.
Sabendo que 1m³ equivale a 1.000 litros de água, o volume de água desperdiçado ao final de 30 dias, é, em média, igual a:
- Biologia | D. Excreção
Ao longo da história evolutiva do Reino Animal, os mecanismos fisiológicos foram se aperfeiçoando em cada táxon. No que se refere à excreção, o mecanismo mais primitivo de eliminação de excretas utilizado pelos metazoários é formado por:
- História | 6.06 EUA no Século XIX
(UFSM) Observe o mapa:
Essa rápida expansão territorial dos Estados Unidos da América no século XIX, mostrada no mapa, foi impulsionada por uma ideologia propagadora da crença de que os norte-americanos eram um povo eleito pela vontade divina para conquistar o Novo Mundo e expandir os seus domínios sobre territórios e populações que estivessem no seu caminho da "marcha para o oeste”. Trata-se