Uma esfera metálica A eletrizada com carga elétrica igual a -20 µC é colocada em contato com outra esfera idêntica B eletricamente neutra. Em seguida, encosta-se a esfera Bem outra C também idêntica eletrizada com carga elétrica igual a 50,0µC.Após esse procedimento, as esferas B e C são separadas.A carga elétrica armazenada na esfera B no final desse processo em µC , é igual a:
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
(UNESP) Mas eu me persuadi de que nada existia no mundo, que não havia nenhum céu, nenhuma terra, espíritos alguns, nem corpos alguns; me persuadi também, portanto, de que eu não existia? Certamente não, eu existia, sem dúvida, se é que eu me persuadi ou, apenas, pensei alguma coisa. Mas há algum, não sei qual, enganador mui poderoso e mui ardiloso que emprega toda a sua indústria em enganar-me sempre. Não há pois dúvida alguma de que sou, se ele me engana; e, por mais que me engane, não poderá jamais fazer com que eu nada seja, enquanto eu pensar ser alguma coisa. De sorte que, após ter pensado bastante nisto e de ter examinado cuidadosamente todas as coisas, cumpre enfim concluir e ter por constante que esta proposição, penso, logo sou, é necessariamente verdadeira, todas as vezes que a enuncio […].
(René Descartes. Meditações, 1973.)
Segundo o texto, um dos pontos iniciais do método de Descartes que o levou ao cogito (“penso, logo sou”) foi:
- Ciências - Fundamental | 05. A Constituição dos Seres Vivos
Animais urbanos como cães e gatos abandonados, após se alimentarem, digerem o alimento e usam os nutrientes absorvidos para fabricar suas próprias substâncias orgânicas, como proteínas e gorduras.
Considerando uma cadeia alimentar, por que as plantas são sempre produtoras se os animais (consumidores) também fabricam suas substâncias orgânicas (como proteínas, etc.)?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Os objetos e registros históricos contam um pouco da história das escolas.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O regime monárquico perdurou no país por mais de 60 anos e foi dividido em três períodos. Escreva um fato histórico que corresponde a cada um dos períodos abaixo:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia a crônica do Luis Fernando Veríssimo e responda a questão: Complô Mal chegou no céu, o gaúcho pediu para falar com Deus. Queria fazer uma queixa. Deus estava em reunião e o gaúcho foi encaminhado a São Pedro. São Pedro estava na sala de comando meteorológico. Era ali, cercado por sua equipe à frente de painéis sofisticadíssimos, que São Pedro dirigia o tempo do mundo. ― O que é? Disse São Pedro, sem olhar para o gaúcho. Prestava atenção numa tela à sua frente. ― Estão contra nós ― queixou-se o gaúcho. ― Quem? ― Todo mundo. ― Bobagem. ― Verdade. Veja só o que tem nos acontecido. E, seguindo São Pedro pela sala enquanto este ajustava controles e checava mostradores, o gaúcho contou tudo que tinha feito ao Rio Grande do Sul nos últimos tempos. Tudo. Concluiu dizendo que aquilo só podia ser uma campanha organizada. Um complô contra o Rio Grande! ― Paranoia ― sentenciou São Pedro. ― Fazem pouco de nós. Nós... Mas São Pedro o interrompeu com um gesto. Apontou para uma tela. ― Veja. Por coincidência, vamos programar o tempo no Rio Grande do Sul para as próximas horas. E São Pedro passou a dar ordens a seus comandados. ― Grandes nuvens negras! ― Grandes nuvens negras ― confirmou o encarregado do setor. ― Relâmpagos espetaculares. ― Relâmpagos espetaculares. ― Trovões retumbantes! ― Trovões retumbantes. O gaúcho entusiasmado chegou a ficar na ponta dos pés, de tão ansioso, esperando a ordem final de São Pedro. ― E atenção ― disse São Pedro. Todos esperavam a ordem. São Pedro fechou os olhos, como que buscando inspiração, e ficou assim por uns instantes. Depois decretou: ― Chuviscos. Houve risadas generalizadas da equipe. Quando saía da sala, o gaúcho viu, com o rabo dos olhos, São Pedro tapar a boca para não rir também. O complô era mais amplo do que se imaginava. (VERISSIMO, L. F. Mais comédias para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. p. 73 – 74)
Enunciado:
Observe um fragmento da crônica:
“Todos esperavam a ordem. São Pedro fechou os olhos, como que buscando inspiração, e ficou assim por uns instantes”
Os trechos destacados apresentam:
predicados verbais, pois possuem verbos de ação. predicados verbais, pois possuem verbos de ação. predicados verbais, pois possuem verbos de ação.