Fenômenos elétricos e fenômenos magnéticos fazem parte da vida diária das pessoas. Em relação a esses fenômenos, assinale a opção correta de acordo com os conhecimentos da física.
Questões relacionadas
- Física
Considere um patinador X que colide elasticamente com a parede P de uma sala. Os diagramas abaixo mostram segmentos orientados indicando as possíveis forças que agem no patinador e na parede, durante e após a colisão. Note que segmento nulo indica força nula.
Supondo desprezível qualquer atrito, o diagrama que melhor representa essas forças é designado por:
- História | 2.3 Segundo Reinado
No dia 16 de agosto passado fugiu da Companhia de Mineração do Cuiabá o escravo de nome Severino, de 19 anos de idade, cabra, claro, estatura mais que regular, boa figura, bons dentes, e tem um sinal de cortadora de uma polegada pouco mais ou menos na testa. Levou chapéu de palha trançado, 1 par de calças azuis, paletó preto, camisa branca, e outras roupas. Esta armado de uma pistola pequena de algibeira e uma faca de ponta. Gratifica-se com a quantia acima de 100$000 a quem o apreender e leva-lo a seu senhor, residente em Sabará, ou o puser em qualquer cadeia da província. Sabará, 2 de outubro de 1880.
Jornal A Província de Minas, Ouro Preto, edição 26, 18 dez.1880.
O anúncio de jornal sobre a fuga do escravo Severino mostra um aspecto importante do escravismo brasileiro.
Qual das seguintes afirmações expressa tal aspecto?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Escreva um parágrafo sobre o Movimento Negro, explicando qual é a sua luta.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Brasil é um país cuja economia se encontra entre as dez maiores do mundo. Somos um grande país em tamanho, em possibilidades econômicas (reservas minerais, rios, clima, solo, etc.) e em produção de riquezas.
O Brasil não é um país pobre, mas um país com muitos pobres.
Você concorda com a última frase? Argumente sobre ela.
“O Brasil não é um país pobre, mas um país com muitos pobres”.
- Física
Em um recipiente com paredes perfeitamente condutoras de calor encontra-se uma solução altamente concentrada de ácido clorídrico à temperatura de 27 °C e à pressão atmosférica. Certa quantidade de pó de magnésio é colocada na solução e, imediatamente depois, o recipiente é tampado com um pistão de massa desprezível, que fica em contato com a superfície do líquido e que pode deslizar sem atrito ao longo do recipiente. Quando a situação de equilíbrio é alcançada observa-se que o magnésio reagiu completamente com o ácido e que o pistão levantou-se em relação à superfície da solução devido à produção de gás. Sabendo que no processo todo o sistema realizou um trabalho de 240 J, e considerando o gás produzido como ideal, conclui-se que a massa, em gramas, de magnésio inicialmente colocada na solução foi:
DADOS: R=8,0J/K mol Mg=24,30