Um sistema eletrostático composto por 3 cargas Q1 = Q2 = +Q e Q3 = q é montado deforma a permanecer em equilíbrio, isto é, imóvel.Sabendo-se que a carga Q3 é colocada no ponto médio entre Q1 e Q2, calcule q.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 4.03 Estrutura Geológica e Relevo do Continente Americano
Analise o mapa
América Central
Fonte:http://www.brasilescola.com/geografia/america-central.htm. Acesso em:15/02/2011.
A partir da interpretação do mapa e em informações referentes aos aspectos físicos da América central podemos afirmar que:
- Química | 4. Química Ambiental
Os gráficos representam a concentração na atmosfera, em partes por milhão (ppm), bilhão (ppb) ou trilhão (ppt), dos cinco gases responsáveis por 97% do efeito estufa durante o período de 1978 a 2010.
Qual gás teve o maior aumento percentual de concentração na atmosfera nas últimas duas décadas?
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
Leia um trecho da reportagem a seguir.
GORJETA
Quando e quanto dar
Todo mundo quer um serviço rápido e atencioso. Quando ele é oferecido, é natural que haja uma retribuição. A prática da gorjeta varia de país para país. Nos Estados Unidos e na França, por exemplo, ela é uma obrigação social: negar-se a dá-la num restaurante, por exemplo, é um ato de grosseria extrema. Já no Japão, oferecer gratificação em dinheiro a garçons e taxistas é uma ofensa. No Brasil não existe obrigação, mas a gorjeta é com frequência esperada. (...)
Com ajuda de entidades de classe e consultores de etiqueta, VEJA chegou a situações e valores que bonificam sem exagero – ou sem ofender quem prestou o serviço.
No Brasil
Fonte: Revista Veja – 10/03/2010
Em muitos países, é esperada uma gorjeta nos táxis. Na França, deve-se dar o troco como gorjeta.
Um turista francês veio ao Rio de Janeiro e pegou um táxi do aeroporto até o local onde ficaria hospedado. O valor da corrida foi de R$ 64,00. Ele pagou com 4 notas de 20 reais e deu o troco como gorjeta para o taxista. Quanto o taxista ganhou de gorjeta?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 06. Gênero, número e grau dos substantivos
Ângela, Faz tempo que eu não te escrevo, né? Nesse tempo todo eu ganhei um amigo. E depois andei muito triste porque fiquei sem ele. Ele tem uma verruga na ponta do nariz, usa sempre uma capa marrom e morava na casa verde do bicho-papão. Você tem que ver que joia que ele é.
Na casa dele tinha um monte de tinta de tudo quanto é cor, papel colorido, três gatos numa cestinha, um trombone, um monte de pincel. Sabe, ele é pintor e chama seu Genésio.
O seu Genésio sabe contar um monte de histórias lindas. Um dia eu fiquei lá com ele a tarde toda fazendo desenho e ouvindo as histórias dele. Cada vez que o seu Genésio ia para a cozinha, ele tropeçava na cesta dos gatos e eles aprontavam o maior berreiro. Até que eu resolvi tirar a cesta do meio do caminho e ficou melhor. O seu Genésio é muito distraído mesmo. Ele esqueceu de pagar a conta de luz e cortaram a luz da casa. Então, quando começou a ficar escuro, a gente parou de desenhar e acendeu uma vela. Acho que aquela luz misteriosa que a gente enxergava do lado de fora era luz de vela.
O seu Genésio me contou que ele nunca fica morando muito tempo num lugar só. Ele gosta de conhecer sempre outros lugares e outras pessoas pra sempre ter ideias novas para pintar.
A gente fez pipoca, mas o sal tinha acabado. Então a gente pôs açúcar mesmo, e ficou meio esquisito. Eu fiquei um tempão comendo pipoca e ouvindo o seu Genésio tocar trombone.
Quando a mamãe me chamou pra ir pra casa, eu dei um beijo no seu Genésio. Aí ele me disse que ia mudar no dia seguinte para um país bem longe. Acho que um dia ele vai pintar um quadro da tarde que a gente passou junto. Um beijo da
Marisa Fonte: STAHEL, Mônica. Tem uma história nas cartas da Marisa. São Paulo: Clube do livro, 1986. p. 27-29.
Eu fiquei um tempão comendo pipoca...
a) A palavra destacada está no aumentativo. Que ideia esse grau do substantivo dá na frase?
b) Que outra ideia o uso do aumentativo pode trazer? Escreva uma frase para exemplificar sua resposta.
c) Passe a frase escrita no retângulo para o diminutivo.
- Biologia | 10.3 Moluscos e Anelídeos
(UEL) Considere o esquema a seguir, referente a parasitoses humanas.
Olhando para a imagem, I e II podem ser, respectivamente