Uma das principais contribuições para os estudos sobre eletricidade foi a da definição precisa da natureza da força elétrica realizada, principalmente, pelos trabalhos de Charles Augustin de Coulomb (1736-1806). Coulomb realizou diversos experimentos para determinar a força elétrica existente entre objetos carregados, resumindo suas conclusões em uma relação que conhecemos atualmente como Lei de Coulomb.
Considerando a Lei de Coulomb, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Considere o excerto e a imagem.
Com as chuvas, o solo é lavado, ou seja, sua camada superficial é removida, e os sedimentos (partículas de solo e rochas) são transportados por escoamento em direção aos rios, onde são depositados no fundo das redes de drenagem.
(https://saae.sp.gov.br. Adaptado.)
O processo descrito no excerto e uma de suas consequências são, respectivamente:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o texto para responder à questão.
[...]
CORONEL
Roubaram! Socorro! Socorro! Roubaram o pé de cebolinha do Coronel Felício. Roubaram! (Pausa) Quem terá sido? Quem teve coragem de roubar o pé da mais preciosa cebolinha que existe no Brasil? Onde está o Gaspar? (à parte) Gaspar é o vigia da horta. (Chamando) Gaspar! Gaspar!... (Ouve-se um latido, e em seguida aparece Gaspar, um enorme cachorrão.) Gaspar, quem roubou o meu pé de cebolinha?
GASPAR
(Que não fala, mas que late com expressão humana, dando as inflexões necessárias) Uau... uau... (Corre até os últimos pés de cebolinha e cheira-os ruidosamente.)
CORONEL
Foi você quem comeu a minha cebolinha? (Gaspar late que não) Palavra de cachorro? (Gaspar late que sim) (Coronel, à parte) Estou na dúvida se cachorro tem ou não tem palavra. (a Gaspar) Então quem foi?
[...]
MACHADO, Maria Clara. O rapto das cebolinhas. In: _____. Teatro I. 9. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1982. p. 55-56.
Um dos aspectos que permite categorizar esse fragmento como parte de um texto teatral é a presença:
- Geografia | 5.1 População
Instrução: Os textos referem-se à questão.
Texto
Agora que as paixões acalmaram, volto à proibição do fumo em ambientes fechados, aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Incrível como esse tema ainda gera discussões acaloradas. Como é possível considerar a proibição de fumar nos lugares em que outras pessoas respiram uma afronta à liberdade individual? As evidências científicas de que o fumante passivo também fuma são tantas e tão contundentes que os defensores do direito de encher de fumaça restaurantes e demais espaços públicos só podem fazê-lo por duas razões: ignorância ou interesse financeiro. Sinceramente, não consigo imaginar terceira alternativa.
(Drauzio Varella. O fumo em lugares fechados. Folha de S.Paulo, 25.04.2009.)
Texto
Típico do espírito fascista é seu amor puritano pela "humanidade correta" ao mesmo tempo em que detesta a diversidade promíscua dos seres humanos. Por isso, sua vocação para ideia de "higiene científica e política da vida": supressão de hábitos "irracionais", criação de comportamentos "que agregam valor político, científico e social". O imperativo "seja saudável" pode adoecer uma pessoa. Na democracia, o fascismo pode ser invisível como um vírus. Quer um exemplo da contaminação? Votemos uma lei: mesmo em casa não se pode fumar. Afinal, como ficam os pulmões dos vizinhos? Que tal uma campanha nas escolas para as crianças denunciarem seus pais fumantes?
(Luis Felipe Pondé. O vírus fascista. Folha de S.Paulo, 22.09.2008.)
Confrontando o conteúdo dos dois textos, assinale a alternativa correta.
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
Um estudo de sons emitidos por instrumentos musicais foi realizado, usando um microfone ligado a um computador. O gráfico a seguir, reproduzido da tela do monitor, registra o movimento do ar captado pelo microfone, em função do tempo, medido em milissegundos, quando se toca uma nota musical em um violino. mudando,
Consultando a tabela acima, pode-se concluir que o som produzido pelo violino era o da nota:
- Geografia | 6.6 Politica Econômica
(Uern) As perspectivas do Mercosul nestas primeira e segunda décadas do século XXI são a continuação do avanço nas relações comerciais entre os países membros. Analise o quadro síntese da tabela a seguir.
Quadro síntese dos países membros do Mercosul
País
Área (km2)
População em 2008
(em milhões de hab.)
PNB em 2008 (em bilhões de dólares)
Renda per capita
(em dólares)
Ano de entrada no bloco
População abaixo da linha da pobreza ***
Brasil*
8 547 403
188
1 300
4 730
1991
21,2%
Argentina*
2 780 092
41
280
5 150
1991
23,0%
Uruguai*
176 215
3,5
23,2
5 310
1991
5,7%
Paraguai*
406 752
6
10,8
1 400
1991
33,2%
Chile**
756 626
16,5
165
6 980
1996
9,6%
Bolívia**
1 098 581
9,5
10,2
1 100
1996
42,2%
Peru**
1 285 220
28,8
110
2 920
2003
31,8%
Colômbia**
1 138 914
44
171, 8
2 750
2004
17,8%
Equador**
283 560
13,5
44,2
2 840
2004
37,2%
Venezuela*
916 445
28
236,4
6 070
2006
27,6%
* Membros plenos.
** Membros associados.
*** População abaixo da linha da pobreza refere-se aos indivíduos que vivem com menos de 2 dólares ao dia.
Nota: Apesar de o México ser um membro observador do Mercosul, ele não foi incluído nesta tabela porque é um membro pleno de outro bloco ou mercado regional, o Nafta, no qual está de fato bastante integrado e com o qual tem o seu compromisso prioritário.
(Quadro elaborado pelo autor a partir de várias fontes: Inter-American Development Bank. Economic and Social Statistics, 2007; estimativas do World Bank, 2008; site do Mercosul: www.mercosur.int; Vesentini, J. William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2010. p. 335.)
Com base na tabela, é correto afirmar que: