Duas cargas elétricas puntiformes, Q e q, sendo Q positiva e q negativa, são mantidas a uma certa distância uma da outra, conforme mostra a figura.
Aforça elétrica F, que a carga negativa q sofre, e o campo elétrico E, presente no ponto onde ela é fixada, estão corretamente representados por:
Questões relacionadas
- Física | B. Força Magnética
(UESB)
Considere uma partícula com carga negativa que se desloca em uma região de um campo magnético uniforme, com velocidade, como mostra a figura. Nessas condições, a partícula descreverá uma trajetória
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto y, enseguida, marca la alternativa que rellena correctamente los huecos.
10 consejos ecológicos para la oficina
Mundo verde de GEO
Casi un tercio del día lo pasamos en nuestro puesto de trabajo; es por ello que desde GEO te queremos ofrecer unos prácticos consejos para ahorrar energía y conseguir una actitud verdaderamente ecológica en el lugar donde trabajamos.
En primer lugar, si tienes _____ propia empresa es recomendable aplicar todas las medidas de ahorro de energía y recursos posibles.
____ por el contrario, ____ puesto de trabajo no es tu propia empresa, no podrás aplicar algunas de estas medidas, aunque sí otras muchas. En cualquier caso son pequeños gestos que a la larga repercutirán en el consumo energético. La mayoría de ellas requieren únicamente un poco de atención en nuestras tareas diarias, tales como disminuir el gasto de papel en nuestro trabajo, apagar los equipos electrónicos y desplazarte en vehículos compartidos.
¡Es ____ pequeña contribución para mimar el medio ambiente!
Disponible en: <http://www.mundo-geo.es/green-living/10-consejos-ecologicos-para-la-oficina.>. Acceso el: 28 feb. 2014. (Fragmento)
La alternativa que rellena correcta y respectivamente los huecos es
- Arte - Fundamental | 01. Arte e Expressão
As mulheres de Vermeer - As representações de mulheres elaboradas por Vermeer estão repletas de simbologia e de significados ligados ao contexto social e cultural do pintor. Assim sendo, as figuras femininas retratadas representam a si mesmas, seu papel social, enfim, o das mulheres holandesas em pleno século XVII. Eis um traço marcante das telas do artista, a representação das mulheres como figuras solitárias ou com pouca companhia, detalhe que cria para as protagonistas das cenas, um ar de mistério e profundidade psicológica. Vermeer privilegiou as cenas de interiores, na tranquilidade da vida doméstica, expondo a essência da vida por meio da subjetividade feminina. Uma característica essencial em suas pinturas é a forte individualização das figuras que surgem sozinhas, reclusas em seus devaneios e com expressões faciais sutis. A maioria das produções pictóricas de Vermeer privilegia a figura feminina, liberta de afetos, não necessariamente no sentido da ausência de sentimentos ou mesmo de falta de sensibilidade, mas no sentido de ocultar/revelar suas emoções ao observador.
Disponível em: <http://www2.ufrb.edu.br/cinecachoeira/artigos-ano-iv-n-7-2014/20-as-mulheres-de-johannes-vermeer-e-o-filme-moca-com-brinco-de-perola>. Acesso em 25 dez. 2015.
Materiais necessários
- Máquinas fotográficas ou celulares com câmeras.
- Imagens de obras de Johannes Vermeer onde o artista retrata mulheres.
- Figurinos para as fotos.
- Cenários para as fotos.
- Iluminação artificial. Podem ser luzes de velas, abajures ou outro suporte com luz.
Procedimentos
1 º.Inicie a aula mostrando imagens de obras de Vermeer que retratam mulheres. Peça uma observação detalhada das obras e faça comentários baseados nas informações do trecho acima e do texto na íntegra, que você pode encontrar no site citado.
2 º.Proponha a atividade: tirar fotos de mulheres atuais, em suas atividades cotidianas, iluminadas pela luz direta e natural ou em ambientes preparados com luz artificial. Sugira que as próprias colegas de classe sejam bem preparadas com um figurino improvisado e sejam elas, as mulheres a serem fotografadas.
3 º.Peça que façam grupos de trabalho e que providenciem os materiais necessários para a sessão de fotos na aula seguinte. Cada grupo deve preparar e apresentar pelo menos uma foto.
4 º.No dia marcado para o trabalho, todos devem estar preparados para as fotos. Vocês podem improvisar cenários utilizando o próprio mobiliário da escola, tecidos ou outros materiais. Façam fotos utilizando a luz natural entrando pela janela de um espaço ou provoquem a luminosidade em um ambiente escuro utilizando as fontes de luz artificiais.
5 º.Auxilie e organize o trabalho com seus alunos.
6 º.Se possível faça uma revelação das fotos e exponha ou passe as imagens para os alunos em uma apresentação de Power Point.
7 º.Não se esqueça de salientar nas fotos que vocês tiraram os efeitos que o claro e escuro proporcionam nas imagens e as texturas observadas.
Sugestão de obras de Vermeer:
Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3
Imagem 4 Imagem 5 Imagem 6
1. A leiteira.
2. Moça com brinco de pérola. (A mulher de turbante)
3. A rendilheira.
4. A tocadora de alaúde.
5. Mulher com um vaso de prata.
6. Senhora de pé ao virginal
Imagens de obras de Johannes Vermeer. Disponíveis em: <http://novoespacomaria.blogspot.com.br/p/blog-page.htm>l. Acesso em 26 dez. 2015.
- Matemática | 1.09 Radiciação
Embora o Índice de Massa Corporal (IMC) seja amplamente utilizado, existem ainda inúmeras restrições teóricas ao uso e às faixas de normalidade preconizadas. O Recíproco do Índice Ponderal (RIP), de acordo com o modelo alométrico, possui uma melhor fundamentação matemática, já que a massa é uma variável de dimensões cúbicas e a altura, uma variável de dimensões lineares. As fórmulas que determinam esses índices são:
ARAUJO, C. G. S.; RICARDO, D. R. Índice de Massa Corporal: Um Questionamento Científico Baseado em Evidências.
Arq. Bras. Cardiologia, volume 79, no 1, 2002 (adaptado).
Se uma menina, com 64 kg de massa, apresenta IMC igual a 25 kg/m2, então ela possui RIP igual a:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
O falecimento de uma criança é um dia de festa. Ressoam as violas na cabana dos pobres pais, jubilosos entre as lágrimas; referve o samba turbulento; vibram nos ares, fortes, as coplas dos desafios, enquanto, a uma banda, entre duas velas de carnaúba, coroado de flores, o anjinho exposto espelha, no último sorriso paralisado, a felicidade suprema da volta para os céus, para a felicidade eterna — que é a preocupação dominadora daquelas almas ingênuas e primitivas.
CUNHA, Euclides da. Os sertões: campanha de Canudos. Edição comemorativa do 90.ºano do lançamento. Rio de Janeiro: Ediouro, 1992, p. 78.
Nessa descrição de costume regional, é empregada: