Duas cargas elétricas puntiformes, Q e q, sendo Q positiva e q negativa, são mantidas a uma certa distância uma da outra, conforme mostra a figura.
Aforça elétrica F, que a carga negativa q sofre, e o campo elétrico E, presente no ponto onde ela é fixada, estão corretamente representados por:
Questões relacionadas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UEFS) O corpo humano percebe a presença de campos gravitacionais e de campos elétricos. Sente-se que a Terra atrai o homem e observam-se corpos não carregados eletricamente serem atraídos por um bastão eletrizado. Contudo, não se percebe a presença de um campo magnético, uma vez que um imã próximo ao homem não lhe causa qualquer sensação. Com relação às características do campo magnético, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
É viajando pelo mundo que os dois profissionais do Living Tongues Institute for Endangered Linguages reúnem subsídios para formar os chamados “dicionários falantes” de idiomas em fase de extinção, com poucos falantes no planeta. “A maioria das línguas do mundo é oral, o que não significa que não estão escritas ou seus falantes não costumam escrevê-las. E, apesar de os projetos tradicionais dos linguistas serem os de escrever gramáticas e dicionários, gostamos de pensar em línguas vivas, e saber que as pessoas as estão falando. Então, se você vai a um dicionário, deve ser capaz de ouvi-lo. Foi com isso em mente que criamos os dicionários de oito de algumas das língua mais ameaçadas do mundo”, disse o linguista K. David Harrison. Para os ativistas de cada comunidade com idioma ameaçado, esse dicionário é uma ferramenta que pode ser usada para disseminar o conhecimento da língua entre os mais jovens. Para todas as outras pessoas interessadas, é a oportunidade de encontrar sons e formas de discursos humanos desconhecidos para grande parte da população do globo. É a diversidade linguística escondida e que agora pode ser revelada.
Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012. Adaptado.
Considerando o projeto dos "dicionários falantes", compreende-se que o trabalho dos linguistas apresentado no texto objetiva:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise algumas das frases que marcaram os acontecimentos dos chamados Anos rebeldes, na década de 1960.
Abaixo a sociedade de consumo.
Abaixo o realismo socialista.
As armas da crítica passam pela crítica das armas.
O agressor não é aquele que se revolta, mas aquele que reprime
Fim da liberdade aos inimigos da liberdade.
Conheça 68 das frases mais marcantes de maio de 68. Globo.com. 10 mai. 2008. Disponível em:<http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/ >. Acesso em 18 jul. 2013.
Nesse contexto, a juventude, movida por um sentimento de contestação, ocupou ruas e praças em inúmeros países.
A) Apresente duas bandeiras ou reivindicações que motivaram as ondas de contestações e protestos na década de 1960.
B) Escolha uma das bandeiras mencionadas e avalie as suas conquistas e repercussões na atualidade.
- Matemática | 05. Matrizes
(ESPCEX) Considere as matrizes e Se x e y são valores para os quais B é a transposta da Inversa da matriz A, então o valor de x+y é:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UEFS) Como um pregador que anuncia um inferno de “fogo e enxofre”, Nathan S. Lewis vem proferindo um discurso sobre a crise energética que é, ao mesmo tempo, aterrador e estimulante. Para evitar um aquecimento global potencialmente debilitante, o químico do California Institute of Technology (Caltech) afirma que a civilização deve ser capaz de gerar mais de 10 trilhões de watts de energia limpa e livre de carbono até 2050. Isso corresponde a três vezes a demanda média americana de 3,2 trilhões de watts. O represamento de todos os lagos, rios e riachos do planeta, avalia ele, só forneceria 5 trilhões de watts de energia hidrelétrica. A energia nuclear poderia dar conta do recado, mas o mundo precisaria construir um novo reator a cada dois dias nos próximos 50 anos. Antes que seus ouvintes fiquem excessivamente deprimidos, Lewis anuncia uma fonte de salvação: o Sol lança mais energia sobre a Terra por hora do que a energia que a humanidade consome em um ano. Mas ressalta que, para se salvar, a humanidade carece de uma descoberta radical em tecnologia de combustível solar: folhas artificiais que captem seus raios e produzam combustível químico em massa no local, de modo muito semelhante ao das plantas. Esse combustível pode ser queimado como petróleo ou gás natural para abastecer carros e gerar calor ou energia elétrica, e também armazenado e utilizado quando o Sol se põe.
(REGALADO, 2010, p. 76-79)
Com base nos conhecimentos relacionados ao processo de fotossíntese que ocorre em folhas naturais, pode-se afirmar: