Um fio de 3m de comprimento é composto por três pedaços de 1m sendo dois de alumínio e um de cobre, todos com 1mm2 de seção reta. Este fio de 3m é utilizado para ligar uma lâmpada incandescente. A uma temperatura de 20°C o fio de cobre tem uma resistência elétrica menor que a do alumínio. Pode-se afirmar corretamente que enquanto a lâmpada está ligada, a corrente elétrica:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Nessa campanha publicitária, para estimular a economia de água, o leitor é incitado a:
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(ESPM) Observando-se a tabela verdade reproduzida abaixo, podemos concluir que as sequências de valores lógicos indicadas pelas setas 1 e 2 são, respectivamente:
- Literatura | 4.1 Romantismo
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO) Talvez julguem que isto são voos de imaginação: é possível. Como não dar largas à imaginação, quando a realidade vai tomando proporções quase fantásticas, quando a civilização faz prodígios, quando no nosso próprio país a inteligência, o talento, as artes, o comércio, as grandes ideias, tudo pulula, tudo cresce e se desenvolve? Na ordem dos melhoramentos materiais, sobretudo, cada dia fazemos um passo, e em cada passo realizamos uma coisa útil para o engrandecimento do país.
ALENCAR, J. Ao correr da pena. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 ago. 2013.
No fragmento da crônica de José de Alencar, publicada em 1854, a temática nacionalista constrói-se pelo elogio ao(à)/
- Química | 2.3 Termoquímica
O gás hidrogênio é considerado um ótimo combustível — o único produto da combustão desse gás é o vapor de água, como mostrado na equação química.
2 H2 (g) + O2 (g) → 2 H2O (g)
Um cilindro contém 1 kg de hidrogênio e todo esse gás foi queimado. Nessa reação, são rompidas e formadas ligações químicas que envolvem as energias listadas no quadro.
Ligação química
Energia de ligação ( kJ )
mol
H−H
437
H−O
463
O=O
494
Massas molares (g/mol): H2 = 2; O2 = 32; H2O = 18.
Qual é a variação da entalpia, em quilojoule, da reação de combustão do hidrogênio contido no cilindro?
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
(Ufu) Ao analisar as consequências do toyotismo para a classe trabalhadora, o pesquisador Ricardo Antunes afirma que:
As mutações criaram, [...], uma classe trabalhadora mais heterogênea, mais fragmentada e mais complexificada, dividida entre trabalhadores qualificados e desqualificados, do mercado formal e informal, jovens e velhos, homens e mulheres, estáveis e precários, imigrantes e nacionais, brancos e negros etc., sem falar nas divisões que decorrem da inserção diferenciada dos países e de seus trabalhadores na nova divisão internacional do trabalho.
ANTUNES, Ricardo. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. In: GENTILI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo: Cortez; Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2001. p. 35-48
A partir deste cenário, é correto concluir que o movimento sindical tem buscado