Dois resistores, de resistências elétricas R1 e R2 são formados por fios metálicos, de mesmo comprimento e mesmo diâmetro, são constituídos de materiais cujas resistividades são P1 e P2 respectivamente. Quando esses resistores são associados em paralelo e submetidos a uma bateria de tensão elétrica U acorrente que passa pelo fio de resistência elétrica R2 é o dobro da que passa por R1 Nessas condições, a relação entre as resistividades dos materiais é:
Questões relacionadas
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
O trabalho em empresas de festa exige dos profissionais conhecimentos de diferentes áreas. Na semana passada, todos os funcionários de uma dessas empresas estavam envolvidos na tarefa de determinar a quantidade de estrelas que seriam utilizadas na confecção de um painel de Natal.
Um dos funcionários apresentou um esboço das primeiras cinco linhas do painel, que terá, no total, 150 linhas.
Após avaliar o esboço, cada um dos funcionários esboçou sua resposta:
FUNCIONÁRIO I: aproximadamente 200 estrelas.
FUNCIONÁRIO II: aproximadamente 6 000 estrelas.FUNCIONÁRIO III: aproximadamente 12 000 estrelas.FUNCIONÁRIO IV: aproximadamente 22 500 estrelas.FUNCIONÁRIO V: aproximadamente 22 800 estrelas.Qual funcionário apresentou um resultado mais próximo da quantidade de estrelas necessária?
- Física | 2.6 Hidrostática
Fazendeiro navega com a própria casa em rio mato-grossense
Davi Nalevaiko é fazendeiro, paranaense de Foz do Iguaçu. Tem sangue nórdico, herdado do bisavô polonês. Cinco anos atrás, trocou o sul do Brasil pela cidade de Canabrava do Norte, no nordeste do Mato Grosso, a mil quilômetros da capital Cuiabá.
A história de seu Nalevaiko seria muito parecida com a de outros tantos agricultores que saem do Sul para o cerrado se, há pouco mais de dois meses, ele não tivesse realizado um acalentado sonho: construir uma casa flutuante.Aos 54 anos, com apenas um ajudante e no tempo recorde de um mês, construiu uma casa de madeira, sustentada acima da lâmina d'água por nada menos que 25 tambores plásticos de 200 litros.
Disponível em: https:// https://www.midianews.com.br. Acesso em: 14 set. 2019. (adaptado)
Considerando que os tambores ficaram com o volume submerso em 90% e que a densidade da água é de 1 kg/L, a massa da estrutura da casa flutuante, em tonelada, é de
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
(UNISC) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A FELICIDADE INTERNA BRUTA DO BUTÃO
Annie Kelly do "OBSERVER"
Há uma série de sinais manuscritos no acostamento da sinuosa estrada montanhosa que liga o aeroporto à capital do Butão, Timfu. Não são avisos de reduzir a velocidade ou verificar os espelhos, e sim mantras de afirmação da vida. “A vida é uma jornada! Complete-a!”, diz um deles, enquanto outro sugere ao motorista que “permita que a natureza seja o seu guia”. Um terceiro, à beira de uma curva perigosa, diz simplesmente: “Lamenta-se o inconveniente”.
É uma recepção adequadamente animadora para quem visita este reino 1remoto, um lugar de antigos monastérios, bandeiras de oração ao vento e deslumbrante beleza natural. Há menos de 40 anos, o Butão abriu suas fronteiras pela primeira vez. Desde então, ganhou o status quase 2mítico de um Xangri-Lá da vida real, em grande parte graças à sua determinada e 3metódica busca pelo mais 4fugidio dos conceitos: a felicidade nacional.
Desde 1971, o país rejeitou o PIB (Produto Interno Bruto) como sendo a única forma de mensurar o progresso. Em seu lugar, tem defendido uma nova abordagem para o desenvolvimento, que mede a prosperidade por meio de princípios formais da felicidade interna bruta (FIB) e da saúde espiritual, física, social e ambiental dos seus cidadãos e do ambiente natural.
Há três décadas essa crença de que o bem-estar deve se sobrepor ao crescimento material permanece como uma peculiaridade em nível global. Agora, num mundo acossado pelo colapso dos sistemas financeiros, por uma flagrante iniquidade e por uma destruição ambiental em grande escala, a abordagem deste pequeno Estado budista está atraindo muito interesse.
Enquanto as potências mundiais têm participado de conferências da ONU sobre a mudança climática, começava a ganhar força o duro alerta butanês de que o resto do mundo está numa rota suicida do ponto de vista ambiental e econômico. No ano passado, a ONU adotou o apelo do Butão por uma abordagem holística para o desenvolvimento, o que teve o aval de 68 países. Uma comissão da ONU analisa atualmente maneiras de replicar o modelo butanês da FIB em escala global.
Enquanto representantes de vários países lutavam para encontrar um consenso a respeito das emissões globais de gases do efeito estufa, o Butão estava sendo citado como um exemplo de nação em desenvolvimento que colocou a conservação ambiental e a sustentabilidade no centro da sua pauta política. Nos últimos anos, o Butão dobrou sua expectativa de vida, matriculou quase 100% das suas crianças em escolas primárias e reformulou sua infraestrutura.
“É fácil garimpar a terra, pescar nos mares e ficar rico”, diz o ministro butanês da Educação, Thakur Singh Powdyel, um dos mais eloquentes porta-vozes da FIB. “Mas acreditamos que não se pode ter uma nação próspera em longo prazo se ela não conservar o seu ambiente natural nem cuidar do bem-estar da sua gente, o que está sendo provado pelo que está acontecendo no mundo exterior.”
Powdyel acredita que o mundo se equivoca quanto à busca do Butão. “As pessoas sempre perguntam como seria possível ter uma nação de gente feliz. Mas isso é não entender a questão”, diz ele. “A FIB é uma aspiração, um conjunto de princípios orientadores por meio dos quais estamos navegando rumo a uma sociedade sustentável e equitativa. Acreditamos que o mundo precisa fazer o mesmo antes que seja tarde demais.”
Os princípios do Butão são estabelecidos como política por meio do índice nacional de felicidade bruta, que leva em conta o desenvolvimento social equitativo, a preservação cultural, a conservação do meio ambiente e a promoção da boa governança.
http://www1.folha.uol.com.br/ilustríssima/1198944-a-feIicidade-interna-bruta-do-butão.shtml.
Tradução de Rodrigo Leite (adaptado).
Com base na contextualização a seguir, indique a(s) assertiva(s) correta(s).
Xangri-Lá, da criação literária de 1925 do inglês James Hilton, Lost Horizon (Horizonte Perdido), é descrito como um lugar paradisíaco situado nas montanhas do Himalaia, sede de panoramas maravilhosos e onde o tempo parece deter-se em ambiente de felicidade e saúde, com a convivência harmoniosa entre pessoas das mais diversas procedências.
I. A comparação do Butão com Xangri-Lá, aludida no texto, comprova que o conceito de felicidade é concreto e não subjetivo e abstrato.
II. Os princípios do Butão são estabelecidos como política por meio do índice nacional de felicidade bruta, que leva em conta o desenvolvimento social equitativo, a preservação cultural, a conservação do meio ambiente e a promoção da boa governança. São esses elementos que estimulam a comparação com Xangri-Lá de Hilton.
III. Para que os sentidos do texto possam produzir os efeitos desejados é preciso que o leitor tenha condições de interagir com um conhecimento prévio que é elemento chave para a compreensão do significado de “Xangri-Lá da vida real”. O texto, ao construir-se dessa forma, aposta na intertextualidade como um fator de coerência para seu dizer e, por óbvio, para a produção de sentido.
Assinale a alternativa correta.
- Física | 4.3 Refração da Luz
Conta a história que Isaac Newton, trabalhando no polimento de algumas peças de vidro, conseguiu obter um prisma triangular, o qual utilizou para a sua famosa experiência da dispersão da luz branca, ilustrada na figura a seguir.
Utilizando-se da palavra latina spectrum, ele descreveu o conjunto de cores que resultou dessa dispersão da luz branca ao atravessar o prisma. A explicação para o observado por Newton encontra-se associada ao fato de que cada cor que compõe o spectrum sofre um desvio diferente em virtude
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Após a assinatura da Lei Áurea, os descendentes de africanos escravizados conquistaram a liberdade, mas não a cidadania.
A) Comente uma das dificuldades enfrentadas pelos ex-escravos para serem integrados à sociedade como sujeitos livres.
B) Atualmente, essa dificuldade permanece? Justifique sua resposta.