Sendo: três condutores cilíndricos, de comprimentos iguais, são fabricados com o mesmo material condutor. O cilindro denominado A tem 1,0cm de diâmetro, o denominado B tem 2,0cm de diâmetro e o terceiro C tem 3,0cm de diâmetro, e estão ligados como mostra a figura a seguir:
Considerando que a leitura no voltímetro V seja igual 13,0 volts, as leituras nos amperímetros A1, A2 e A3 serão respectivamente(em amperes):
Questões relacionadas
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
O conhecimento é sempre aproximado, falível e, por isso mesmo, suscetível de contínuas correções. Uma justificação pode parecer boa, num certo momento, até aparecer um conhecimento melhor. O que define a ciência não será então a ilusória obtenção de verdades definitivas. Ela será antes definível pela prevalência da utilização, por parte dos seus praticantes, de instrumentalidades que o campo científico forjou e tornou disponíveis. Ou seja, cada progressão no conhecimento que mostre o caráter errôneo ou insuficiente de conhecimentos anteriores não remete estes últimos para as trevas exteriores da não ciência, mas apenas para o estágio de conhecimentos científicos historicamente ultrapassados.
ALMEIDA, J. F. Velhos e novos aspectos da epistemologia das ciências sociais. Sociologia: problemas e práticas, n. 55, 2007 (adaptado).
O texto desmistifica uma visão do senso comum segundo a qual a ciência consiste no(a)
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Conjuga los verbos entre paréntesis en el condicional, para completar el texto.
Si tuviéramos una bola de cristal para decirnos lo que nos espera en el futuro, la palabra ‘arrepentimiento’ probablemente no ___________(existir) dentro del vocabulario humano. Si fuera posible tener una perspectiva futura sobre todo lo que hagamos en el presente, no ______________ (tomar) malas decisiones ni ___________ (perder) oportunidades para el crecimiento y el éxito – no nos _________________ (arrepentirse) de nada.
Disponible en: <http://www.redes-sociales.com/2014/02/11/como-predecir-el-futuro-con-la-monitorizacion-de-las-redes-sociales/comment-page-1/#comment-244392.>. Acceso el: 23 mar. 2014. (Fragmento)
- Geografia | 5.3 Urbanização
Avaliando o gráfico e considerando os conhecimentos acerca do espaço urbano no mundo contemporâneo, é correto afirmar que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: Leia o texto a seguir. Pequenos e já conectados à rede Crianças brasileiras lideram uso da Internet e do Facebook, revela pesquisa em dez países. Rio - As crianças brasileiras são as mais conectadas do mundo. No país, o índice dos pequenos que já têm Facebook é o triplo da média mundial. Além disso, a maioria das pessoas de 6 a 9 anos usa a Internet. Especialistas alertam que o controle dos pais é fundamental para evitar o mau uso da rede.[...] Fábio Barbirato, coordenador da Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio, afirma que tablets e smartphones não são danosos se usados de forma controlada. Ele alerta que os pequenos podem passar, no máximo, três horas por dia com os aparelhos. “Errado é quando o equipamento é usado como babá, impedindo o contato da crianças com pessoas”, disse, acrescentando que os principais danos são sobrepeso, falta de convívio social, problemas de aprendizagem e memória. Sobre o Facebook, ele critica o fato de crianças terem acesso à rede, já que há um limite mínimo de idade. “Muitas vezes, pais me procuram achando que o filho é viciado, mas na verdade, falta um controle maior deles”. [,,,] Disponível em: < http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2014-01-27/pequenos-e-ja-conectados-a-rede.html>.Acesso em: 06 out.2014. (Fragmento)
Enunciado:
Diante do alerta feito pelos especialistas sobre o uso da rede por crianças, afirma-se que
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa
sobre fotografias e pergunte se eles têm o hábito de fotografar. Informe aos alunos que as
fotografias contam um pouco da nossa história, pois registram momentos da história de uma
pessoa ou lugar, por isso, dizemos que tudo que nos ajuda a entender como era o passado é
considerado uma fonte histórica.
- Apresente as fotografias de álbuns de bebês em cartaz ou data show e peça aos alunos que
as observem atentamente para discutirem e depois realizarem as atividades propostas:
Fonte: Sítio: "G1 Ciência e Saúde". Disponível em: <
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/10/ouco-falar-dele-desde-crianca-diz-1-bebe-de-proveta-do-brasil-sobre-nobel.html>.
Fonte: https://bebemamae.com/bebes/bebes-sentem-muito-mais-frio-do-que-os-adultos-descubra-e-entenda
http://www.ficargravida.com.br/comportamento/nomes-antigos-sao-tendencia/
-Explique para os alunos que essas fotografias são de álbuns de bebê, porém álbuns de
diferentes épocas, mas com a mesma finalidade, que é registrar momentos da vida de uma
pessoa.
- Professor, após a discussão sobre as fotografias questione a turma:
- - Você consegue perceber semelhanças entre as fotografias? Quais?
- - Existem diferenças entre elas? Comente.
- - Qual das fotografias é a mais antiga? Como você sabe disso?
- - Em sua opinião qual é a fotografia atual? Explique por quê.
- - E as fotografias que costuma tirar nos dias de hoje, seus familiares guardam em álbuns ou no computador?
- - Qual sua opinião sobre essa forma de guardar fotografias.
- Nesta aula o professor vai propor a turma uma dinâmica bem legal !
- O professor vai pedir a turma, antecipadamente, para trazerem fotografias de diferentes períodos de suas vidas.
- Fale com os alunos para não mostrar a sua foto para outro colega.
- Peça a cada aluno que pegue uma foto de quando era bebê e com cuidado para não deixar
os colegas verem escreva o nome no verso.
- Organize uma roda com todas as fotos no centro. Peça aos alunos que peguem uma
fotografia que não seja a sua para observar e tentar descobrir quem é. Se conseguir acertar
entrega a foto para o dono, que passa a vez ao participante posterior. Se errar, o apontado
diz: A foto não é minha. E o seguinte faz sua tentativa. A dinâmica termina quando todos
estiverem com suas fotografias nas mãos.
- Organize um mural com as fotos dos alunos. Converse com os alunos sobre as semelhanças e
diferenças entre as fotografias de cada um.
- Agora que tal montar um álbum para relembrar a história de sua vida?
- Lembre-se que se não foi possível trazer as fotografias, você pode fazer desenhos de como
você era e como está nos dias de hoje.
- Faça assim:
- Pegue folhas de papel A4 (na quantidade que dá para colar as fotografias que trouxe.) e dobre - as ao meio.
- Coloque suas fotografias em ordem cronológica e cole-as nas folhas do seu álbum.
- Ao lado de cada foto ou desenho, escreva sua idade na época e o lugar onde estava.
- Depois de prontos, apresente seu álbum para a turma.
- Como registro, proponha aos alunos que elaborem um texto descrevendo detalhes das fotos.
Em que lugar estava? O que faziam momento? Existiam outras pessoas com você? Quem?
- Prepare um momento para os alunos apresentarem suas produções aos colegas, depois
exponha os textos no mural da escola.
- Vai seu uma atividade muito legal!
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697