Tecnologias móveis como celulares e tablets têm tempo de autonomia limitado pela carga armazenada em suas baterias. O gráfico abaixo apresenta, de forma simplificada, a corrente de recarga de uma célula debateria de íon de lítio, em função do tempo.
Considere uma célula debateria inicialmente descarregada e que é carregada seguindo essa curva decorrente. A sua carga no final da recarga é de:
Questões relacionadas
- Química | 2.5 Oxirredução
(UNICENTRO)
II. NiO(s) + C(s) →Ni(l) + CO(g)
I. Ni2S3(s) + 4O2(g) → 2NiO(s) + 3SO2(g)
Um dos processos de obtenção do níquel, metal utilizado na fabricação de moedas, consiste, inicialmente, no aquecimento de sulfeto de níquel (III) na presença de ar. Durante esse processo, são formados óxido de níquel (II) e de dióxido de enxofre, de acordo com a equação química I, e, posteriormente, o NiO (s) reage com o carvão, em forno siderúrgico, com obtenção do níquel metálico e do monóxido de carbono, conforme reação representada na equação química II.
Considerando-se as informações do texto e as equações químicas I e II que representam, resumidamente, esse processo, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais: Renascimento
- O professor vai iniciar a aula falando sobre fotomontagem. "A fotomontagem é um processo de fazer composição fotográfica fazendo recorte de fotografias reunindo outras fotografias. Essa técnica tem quase dois séculos de história, surgiu logo após a primeira guerra mundial na Alemanha. A fotomontagem é o gênero de expressão que evoluiu através da história, da fotografia e da arte contemporânea do século XX.
A fotomontagem pode ser utilizada para comunicar uma experiência visual concreta que o autor elege para representar sentimentos e ideias. Em suas diversas manifestações, a fotomontagem dividiu-se entre vertentes. A fotomontagem dadaísta e a construtivista buscou sempre a comunicação com o observador anônimo das grandes cidades, já a fotomontagem surrealista tinha como princípio a própria incomunicabilidade, o desejo sempre manifesto de não dar-se entender totalmente a ninguém."
Fonte: http://olharartte.blogspot.com.br/2013/03/fotopintura-e-fotomontagem.html
Fonte: http://olharartte.blogspot.com.br/2013/03/fotopintura-e-fotomontagem.html
- Acima, fotomontagens de Raoul Hausmann. Seu trabalho é satírico, niilista - característica própria dos dadaístas.
- O professor vai pedir aos alunos para formarem duplas.
- Esta atividade vai ser feita em duplas.
- Com o uso de uma câmera fotográfica digital, o professor vai pedir aos alunos, em duplas, para tirar diversas fotos uns dos outros, em posições diferentes.
- Pedir aos alunos para colocarem algumas imagens em preto e branco e outras coloridas. Esta alteração de cor pode ser feita na própria máquina digital.
- O professor deverá auxiliar os alunos no momento que estiverem alterando as cores das fotos.
- O professor deverá levar os alunos para o laboratório de informática e lá, imprimir as imagens em tamanhos diferentes. Se na sua escola não tiver laboratório de informática, peça a algum profissional da área para fazer esta impressão.
- Peça aos alunos para escolher uma foto que vai ser recortada de revistas ou jornais, para ser o fundo da fotomontagem que vai ser trabalhada. Pode ser um cenário qualquer, uma praça, uma paisagem, um quarto, etc.
- Em seguida, recorte as imagens das suas figuras das fotos que foram tiradas pelas duplas, e para finalizar, cole sobre o fundo escolhido.
- Vai ser uma atividade muito interessante e legal!
- Faça uma exposição dos trabalhos.
- Fonte: http://olharartte.blogspot.com.br/2013/03/fotopintura-e-fotomontagem.html
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O esporte de alto rendimento envolve atividades físicas de caráter competitivo, no qual os atletas competem consigo mesmos ou com outros, sujeitando-se a regras preestabelecidas aprovadas pelos organismos internacionais ou nacionais de cada modalidade.
As grandes competições são reservadas aos grandes talentos e possibilitam a promoção de espetáculos que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia o texto abaixo para responder à questão abaixo.
No texto que você leu, há informações sobre o livro e opiniões do autor do texto sobre a obra apresentada. A alternativa em que consta uma opinião desse autor é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.07 Resumo
Leia o fragmento da narrativa de aventura A torre mal-assombrada, de Susannah Leigh.
Para onde vamos?
Fantasmas, formas estranhas, mistério... Quem seria o tal “vocês sabem quem”? Kika estava disposta a encontrar as respostas para tudo isso. Mas era preciso ir até ao cemitério.
— Não estou gostando nem um pouco — confessou Fred.
— Nem eu — concordou Bel. — Além disso, nós não sabemos chegar lá. A floresta é escura, e nós vamos acabar nos perdendo.
Mas Kika já estava a caminho, seguindo a única trilha que conduzia à torre, e os outros tiveram de correr para alcançá-la.
Logo chegaram a uma encruzilhada, de onde partiam trilhas em diversas direções. No chão, um velho poste de orientação tinha suas placas destruídas e quebradas.
Kika ficou olhando atentamente os pedaços espalhados. Num lampejo de inspiração, ela conseguiu descobrir o caminho que os levaria ao cemitério.
LEIGH, Susannah. A torre mal-assombrada. São Paulo: Scipione, 1997.
Um breve resumo dos principais eventos do segmento está em: