Em uma residência, há um refrigerador que funciona continuamente e cuja potência de operação é de 5200W O número de lâmpadas de 40W que devem ficar ligadas,durante 3 horas, para que seu consumo de energia seja o mesmo do refrigerador,durante um dia, é dado por:
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
No quadro seguinte, são informados os turnos em que foram eleitos os prefeitos das capitais de todos os estados brasileiros em 2004.
cidade
turno
cidade
turno
1
Aracaju (SE)
1º
14
Manaus (AM)
2º
2
Belém (PA)
2º
15
Natal (RN)
2º
3
Belo Horizonte (MG)
1º
16
Palmas (TO)
1º
4
Boa Vista (RR)
1º
17
Porto Alegre (RS)
2º
5
Campo Grande (MS)
1º
18
Porto Velho (RO)
2º
6
Cuiabá (MT)
2º
19
Recife (PE)
1º
7
Curitiba (PR)
2º
20
Rio Branco (AC)
1º
8
Florianópolis (SC)
2º
21
Rio de Janeiro (RJ)
1º
9
Fortaleza (CE)
2º
22
Salvador (BA)
2º
10
Goiânia (GO)
2º
23
São Luís (MA)
1º
11
João Pessoa (PB)
1º
24
São Paulo (SP)
2º
12
Macapá (AP)
1º
25
Terezina (PI)
2º
13
Maceió (AL)
2º
26
Vitória (ES)
2º
Fonte: TSE. Almanaque ABRIL: Brasil 2005. São Paulo: Abril, 2005.
Na região Norte, a frequência relativa de eleição dos prefeitos no 2ªturno foi, aproximadamente:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a imagem a seguir.
A imagem retrata o cotidiano de comunidades humanas que habitavam diferentes regiões do planeta Terra, por volta do ano 8000 a.C. Os elementos contidos na imagem indicam que a comunidade retratada era
- História | A. Grécia
Considere o texto abaixo.
“Do ponto de vista territorial, uma pólis se divide em duas partes: a acrópole [...] e a ágora [...]. No entanto, se perguntássemos a um grego da época clássica o que era a pólis, provavelmente esta não seria sua definição: para ele a pólis não designava um lugar geográfico, mas uma prática política exercida pela comunidade de seus cidadãos. [...] Se no caso da pólis o conceito de cidade não se referia à dimensão espacial da cidade e sim à sua dimensão política, o conceito de cidadão não se refere ao morador da cidade, mas ao indivíduo que, pode participar da vida política.”
(ROLNIK, Raquel. O que é cidade. In: PETTA, Nicolina L. e OJEDA, A. B. História, uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, s\d, p. 17)
O conhecimento histórico e o texto permitem afirmar que na Grécia Antiga:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Um carro solar é um veículo que utiliza apenas a energia solar para a sua locomoção. Tipicamente, o carro contém um painel fotovoltaico que converte a energia do Sol em energia elétrica que, por sua vez, alimenta um motor elétrico. A imagem mostra o carro solar Tokai Challenger, desenvolvido na Universidade de Tokai, no Japão, e que venceu o World Solar Challenge de 2009, uma corrida internacional de carros solares, tendo atingido uma velocidade média acima de 100 km/h.
Disponível em: www.physics.hku. Acesso em: 3 jun. 2015.
Considere uma região plana onde a insolação (energia solar por unidade de tempo e de área que chega à superfície da Terra) seja de 1000 W/m2, que o carro solar possua massa de 200 kg e seja construído de forma que o painel fotovoltaico em seu topo tenha uma área de 9,0 m2 e rendimento de 30%. Desprezando as forças de resistência do ar, o tempo que esse carro solar levaria, a partir do repouso, para atingir a velocidade de 108 km/h é um valor mais próximo de
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- Apresente para os alunos as seguintes obras fotográficas. Acrescente outras se achar interessante.
- Fotoforma, Estação da Luz, 1949
- Figura 1 - Geraldo de Barros, Fotoforma, Estação da Luz, 1949. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/programe-se/agenda/evento/moderna-para-sempre-fotografia-modernista-brasileira-na-colecao-itau-cultural-no-rio-de-janeiro-rj/>, acesso 28 nov. 2016.
- Paralelas e Diagonais (ca. 1950), de José Yalenti
- Figura 2- José Yalenti, Paralelas e Diagonais, (ca. 1950). Fotografia. Disponível em: < http://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2014/01/Paralelas-e-Diagonais-c1950_Jos%C3%A9-Yalenti_reprodu%C3%A7%C3%A3o-fotogr%C3%A1fica-Jo%C3%A3o-L-Musa.jpg>, acesso 28 nov. 2016.
- Figura 3- Geraldo de Barros, Sem título (Fios telegráficos), ca. 1950.Fotografia. Disponível em: < http://www.tate.org.uk/art/artworks/barros-sem-titlo-fios-telegraficos-l02981>, acesso 28 nov. 2016.
- Figura 4 - Geraldo de Barros, Sem título (Fios telegráficos), ca. 1950.Fotografia. Disponível em: < http://www.ims.com.br/images/86/58/prog_imginterna_1413918658.jpg>, acesso 28 nov. 2016.
2. Faça um debate com a turma sobre as linhas das imagens: os tipos, como foram obtidas, linhas similares vistas na sala de aula.
3.Proponha que saiam em grupos de até quatro alunos pela escola, em busca de imagens inspiradas nas fotografias vistas.
4.Cada grupo deve selecionar até três imagens para uma apresentação e debate com a turma.