Por uma seção transversalde um fio cilíndrico de cobre passam, a cada hora, 9,0.1022elétrons. O valor aproximado da corrente elétrica média no fio, em amperes, é
Dado: carga elementar 1,610-19C
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- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
A resolução de um instrumento de medição é definida como a menor variação de uma grandeza que pode ser medida. O paquímetro é um instrumento de medição de grandezas de comprimento linear. Um fabricante de componentes para portões eletrônicos produz eixos com diâmetros diferentes e possui paquímetros com resoluções de 0,02 mm (paquímetro A) e 0,05 mm (paquímetro B). Um funcionário dessa empresa mediu um eixo com diâmetro nominal de 11,0 mm com uso do paquímetro A, e outro eixo com diâmetro nominal de 12,5 mm com o paquímetro B.
Quais são as possíveis leituras obtidas com o uso dos paquímetros A e B, em milímetro, respectivamente?
- Matemática | 07. Sistemas Lineares
(UPE) Um PA mais dois PE mais um PI vale 15 Quatro PA mais cinco PE mais sete PI vale 63. Seis PA mais oito PE mais nove PI vale 89. Nessas condições, quanto vale um PA mais um PE mais um PI?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia um trecho da música “Lavagem Cerebral”, de Gabriel, o Pensador.
Racismo preconceito e discriminação em geral
É uma burrice coletiva sem explicação
Afinal que justificativa você me dá
Para um povo que precisa de união
Mas demonstra claramente
Infelizmente
Preconceito mil
Olhe a nossa história
Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracional
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura então por que o preconceito!
Gabriel, o Pensador. Lavagem cerebral.
In: Gabriel, o Pensador.
Gabriel, o Pensador. CD Sony / BMG, 1994. (Fragmento)
Explique os versos:
a) “Racismo preconceito e discriminação em geral”.
É uma burrice coletiva sem explicação”
b) “A raiz do meu país era multirracional”.
- Química | 2.3 Termoquímica
(FUVEST 2005 1ª FASE) Os hidrocarbonetos isômeros antraceno e fenantreno diferem em suas entalpias (energias). Esta diferença de entalpia pode ser calculada, medindo-se o calor de combustão total desses compostos em idênticas condições de pressão e temperatura.
Para o antraceno, há liberação de 7060 kJ mol–1 e para o fenantreno, há liberação de 7040 kJ mol–1. Sendo assim, para 10 mols de cada composto, a diferença de entalpia é igual a
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Aparelho para reprodução de imagens – Data-Show
- Papel Canson formato A3
- Tinta guache – cores variadas
- Pincel – tamanho variados
- Potes com água
- Pano para limpeza dos pincéis
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar um pouco sobre a Arte Naif para as crianças.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_na%C3%AFf
https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-19/arte-naif/
- O professor deverá mostrar algumas imagens (data-show) para as crianças, sobre
esta arte.
Disponivel: www.google.com.br/artenaif
- Depois de falar e conversar com as crianças sobre esta arte, o professor deverá fazer
alguns questionamentos para as crianças como:
. o que é pintura Naif?
. Porque tem esse nome?
. Como é o estilo desta pintura?
- Separe as crianças em grupos de 04.
- Distribua as tintas , pincéis , potes com água e os panos para limpeza
- Distribua uma folha Canson formato A3 para cada criança .
- O professor vai pedir as crianças para fazerem uma pintura do jeito que elas acham
que é o estilo da pintura Naif.
- O professor deve instruir os alunos para usarem cores vibrantes, temas alegres e para
serem espontâneos como os artistas da arte Naif.
- Deixe que as crianças soltem a sua imaginação e façam trabalhos bem criativos.
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA