Um automóvel tem entre seus componentes umabateria e um alternador.
Sobre esses componentes considere asseguintes afirmações:
I) a bateria é um gerador eletromecânico.
II) o alternador tem a função de recarregareletricamente a bateria.
III) o alternador é um geradoreletromecânico.
IV) a bateria, entre outras funções, fornececorrente elétrica para acender os faróis do carro.
É correto o que se afirma apenas em:
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
(FUVEST 2012 1ª FASE) Em cadeias carbônicas, dois átomos de carbono podem formar ligação simples (C–C), dupla (C=C) ou tripla (C≡C). Considere que, para uma ligação simples, a distância média de ligação entre os dois átomos de carbono é de 0,154 nm, e a energia média de ligação é de 348 kJ/mol.
Assim sendo, a distância média de ligação (d) e a energia média de ligação (E), associadas à ligação dupla (C=C), devem ser,respectivamente,
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UEFS) Um estudo foi realizado entre 2006 e 2009 como parte das ações de vigilância, realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses, através do Programa de Controle de Doenças, no bairro de Alphaville, município de Salvador. Do total dos vetores encontrados, 982 (98,3%) foram Triatomatibiamaculata. Desse total, 50,7% estavam infectados com o agente etiológico.
Com base em seus conhecimentos sobre os vetores e o agente etiológico da doença de Chagas é correto afirmar que esses são, respectivamente:
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(CFTRJ) O novo papel das moscas
Usos científicos de dípteros ajuda a mudar imagem negativa desses insetos.
Já imaginou ter a capacidade de sentir um odor a mais de 40 km de distância? Equivale a estar em Jacarepaguá e detectar um peixe assado na brasa no mercado São Pedro em Niterói. Esta façanha é facilmente realizada por algumas espécies de moscas. No entanto, as moscas sempre foram vistas como responsáveis por problemas de saúde pública, por carregar em seus corpos vários microrganismos que podem causar doenças muito graves no homem. Nos últimos tempos, porém, elas vêm exercendo um novo papel: seu uso na elucidação de crimes vem fazendo com que sejam vistas com outros olhos por pesquisadores e mesmo pela população.
A novidade está na ajuda preciosa que estes insetos fornecem na coleta de informações importantes na reconstrução da cena do crime. Um cadáver, de acordo com seu estado de decomposição, apresenta diferentes graus de “atratividade” para diferentes espécies de insetos necrófagos. Logo, ocorre uma sucessão ecológica de colonização do cadáver, e ao se identificar as espécies presentes e/ou seu grau de desenvolvimento, pode-se inferir o tempo decorrido da morte, as condições ambientais e até o local. Por exemplo, a presença de determinada espécie de mosca implica um intervalo de morte de alguns dias, enquanto a presença de certos tipos de besouro pode indicar uma morte ocorrida há no mínimo dois meses.
Adaptado de http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2005/220
Sobre as moscas podemos afirmar que:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Como ganhar qualquer discussão
A verdade nem sempre depende de fatos — nos jornais, no Congresso ou no boteco, ela é frequentemente empacotada com táticas perversas e milenares. Conhecer essas técnicas é um bom jeito de se defender contra elas (e fazer a sua opinião prevalecer).
1. Capte a benevolência — Siga a dica da retórica romana (captatio benevolentiae) e adule o interlocutor.
2. Exagere o argumento do adversário — É a “técnica do espantalho”, também chamada de ampliação indevida pelo filósofo Arthur Schopenhauer.
3. Entre na onda — Concorde com parte dos argumentos do outro para, a partir daí, traçar a própria conclusão.
Outras dicas do mal:
· Mantenha a calma (o tom de fala vale mais que bons argumentos).
· Invalide as opiniões do adversário, desqualificando-o sem questioná-lo.
· Repita o argumento do outro, mas agora a seu favor.
· Revele que está usando uma tática para ganhar a discussão (aproveite para fingir que você venceu).
NARLOCH, L. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 27 out. 2011 (fragmento).
O fragmento, retirado de uma revista de divulgação científica, constrói-se em tom de humor, a partir de uma linguagem lúdica e despojada. O apelo a esse recurso expressivo é adequado para essa situação comunicativa, porque:
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
A condutividade elétrica de uma solução é uma medida de sua facilidade de conduzir corrente elétrica e depende de forma direta da quantidade de íons presentes na solução. Para determinar a concentração de hidróxido de bário, Ba(OH)2 em uma solução, foi realizado uma titulação de 40 mL da mesma com uma solução de ácido sulfúrico H2SO4 de concentração 0,1 mol/L e ao mesmo tempo fez-se medições da condutividade elétrica da solução resultante que foram escritas em forma de gráfico demonstrado a seguir, onde Va representa o volume de ácido.
A concentração, em mol/L, de hidróxido de bário na solução analisada corresponde a