As baterias de íon-lítio equipam atualmentevários aparelhos eletrônicos portáteis como laptops, máquinas fotográficas,celulares, entre outros. As baterias desses aparelhos são capazes de fornecer1000 mAh (mil mili Ampère hora) de carga.
Sabendo-se que a carga de um elétron é de1,60.10-19 C, assinale a alternativa que representa corretamente onúmero de elétrons que fluirão entre os eletrodos até que uma bateria com essacapacidade de carga descarregue totalmente.
Questões relacionadas
- Química | 4. Química Ambiental
“Pode arredondar?” Esta é uma pergunta que frentistas de postos de combustíveis fazem durante o abastecimento, quando o travamento automático da bomba é acionado. O fabricante do veículo faz a recomendação de não arredondar, pensando na preservação do veículo, mas o dono do posto pede que o frentista arredonde, para vender mais combustível. Por outro lado, pensando na saúde do frentista, prejudicada pela exposição aos vapores de combustível, pode-se afirmar corretamente que:
- História | 5.9 Colonização da América
(FGV-SP) No mesmo ano em que o Nafta [1994] entrou em vigor, o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), liderado pelo subcomandante Marcos, deu a conhecer ao mundo sua objeção ao tratado. (...) os zapatistas reclamaram uma nova atitude do Estado mexicano perante grupos sociais indígenas condenados a séculos de pobreza, exploração e abandono.
Maria Ligia Prado e Gabriela Pellegrino. História da América Latina, 2014.
Referência do movimento citado, Emiliano Zapata foi um
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(UERJ) É certo que a capa de um livro é a marca de um produto que quer atrair o leitor. A associação seria mais certeira se esse leitor a relacionasse ao contexto histórico dos anos 1920, em que se traçava o projeto modernista empenhado na construção de uma consciência do país, num processo de conhecimento da realidade brasileira. Os modernistas queriam mesmo “descobrir o Brasil”.
RENATO CORDEIRO GOMES Adaptado de www.revistadehistoria.com.br
Por meio de manifestos, livros e exposições, os modernistas refletiram sobre a sociedade brasileira, avaliando suas principais características e propondo a revisão da identidade nacional. Essa revisão está baseada na proposta de:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UNIME)
A toupeira australiana e a toupeira norte-americana, representadas, respectivamente, em I e II, apresentam semelhanças morfológicas, embora a australiana seja um marsupial e a norte-americana, um eutério.
Considerando-se as informações apresentadas e o conhecimento sobre a biologia de mamíferos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) A semelhança no aspecto externo entre essas toupeiras decorre de convergência evolutiva.
( ) A toupeira americana e a australiana pertencem a uma mesma família na classificação biológica moderna.
( ) Nas toupeiras americanas, os filhotes completam o desenvolvimento embrionário no útero de sua mãe.
( ) As características morfológicas que tornam esses animais tão parecidos constituem exemplo de homologias que se estabelecem, independente de um contexto ambiental.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- História | 3.4 Ditadura Militar
Ato Institucional n° 5 de 13 de dezembro de 1968
Art. 10 − Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular.
Art. 11 − Excluem-se de qualquer apreciação judicial todos os atos praticados de acordo com este Ato Institucional e seus Atos Complementares, bem como os respectivos efeitos.
Disponível em: http://www.senado.gov.br. Acesso em: 29 de jul. 2010
O Ato Institucional n° 5 é considerado por muitos autores um "golpe dentro do golpe". Nos artigos do AI-5 selecionado, o governo militar procurou limitar a atuação do Poder Judiciário, porque isso significava