No circuito esquematizado abaixo, deseja-se que o capacitor armazene uma energia elétrica de 125 µJ
As fontes de força eletromotriz são consideradas ideais e de valores E1=10V e E2=5V. Assinale a alternativa correta para a capacitância C do capacitor utilizado em µF
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que o seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a essa leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo uma outra não prevista.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
Nesse texto, a autora apresenta reflexões sobre o processo de produção de sentidos, valendo-se da metalinguagem. Essa função da linguagem torna-se evidente pelo fato de o texto
- História | 5.9 Colonização da América
O modo de produção tributário foi a base econômica das altas civilizações pré-colombianas sobre a qual se levantou a superestrutura política da Confederação Asteca, as cidades-Estado Maias e o Império Inca. A exploração das comunidades aldeãs pela classe-Estado (sacerdotes, guerreiros e burocratas) estava encoberta pelo manto da religião, que cumpria um papel fundamental no mecanismo de dominação.
PERAGALLI. Enrique. A América que os europeus encontraram. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1987. P. 10.
Com base no texto, uma das características do modo de produção exposto é a - Química | 3.6 Reações Orgânicas
(UFG) Os aminoácidos são substâncias de caráter anfótero devido à presença de grupos –NH2 e –COOH. Quando dois aminoácidos reagem entre si, ocorre a formação de um dipeptídeo com eliminação de água. Desse modo, o grupo funcional presente na ligação peptídica é
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Quando uma criança nascia, o pai não tinha direito de criá-la: devia levá-la a um lugar chamado lesche. Lá assentavam-se os anciãos da tribo. Eles examinavam o bebê. Se o achavam bem encorpado e robusto, eles o deixavam. Se era mal nascido e defeituoso, jogavam-no. Julgavam que era melhor, para ele mesmo e para a cidade, não deixar viver um ente que, desde o nascimento, não estava destinado a ser forte e saudável. A educação era um aprendizado de obediência. Os anciãos vigiavam os jogos das crianças. Não perdiam uma ocasião para suscitar entre eles brigas e rivalidades. Tinham assim meios de escutar, em cada um, as disposições naturais para a audácia e a intrepidez na luta. Ensinavam a ler e escrever apenas o estritamente necessário. O resto da educação visava acostumá-los à obediência, torná-los duros à adversidade e fazê-los vencer no combate.
PLUTARCO. A vida de Licurgo. Adaptado
O texto fala sobre o sistema educacional de uma pólis grega. Esse sistema
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Texto base: O trecho, retirado da música Dr. Getúlio, de Chico Buarque e Edu Lobo, mostra uma imagem positiva criada em torno de Getúlio Vargas. Disponível em: <http://letras.mus.br/chico-buarque/85956/>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
Com base na leitura do trecho, explique como foi construída a imagem de Getúlio como o “pai dos pobres” e “pai dos trabalhadores”.