No circuito da figura 1, após o fechamento da chave Ch o resistor R dissipa uma energia de 8.10-6Wh (watts-hora). Para que essa energia seja dissipada, o capacitor C de 100µF deve ser carregado completamente pelo circuito da figura 2, ao ser ligado entre os pontos:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o trecho a seguir.
A humanidade deve à criança o melhor de seus esforços. [...] visando que a criança tenha uma infância feliz e possa gozar, em seu próprio benefício e no da sociedade, os direitos e as liberdades [...]
Disponível em:< http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Crian%C3%A7a/declaracao-dos-direitos-da-crianca.html> Acesso em: 18 maio 2014. (Fragmento)
A Declaração Universal dos direitos da Criança foi aprovada em 1959 e proclamada pela Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU).
Desde 1959, essa declaração tornou-se uma referência para
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
(IFSC) Quando servimos chopp em copos de 330 ml em média temos 300 ml de chopp e o restante de espuma (colarinho) que serve para evitar a oxidação da bebida.Se o índice alcoólico do chopp servido em uma festa for de 5% e um indivíduo consumir 3 copos da bebida, considerando-se a capacidade total de cada copo igual a 330 ml. é CORRETO afirmar que o total de álcool ingerido pela pessoa será:
- Matemática | 10. Estatística
O Ministério da Saúde acompanha com preocupação a difusão da tuberculose no Brasil. Um sistema de vigilância baseia-se no acompanhamento sistemático das taxas de incidência dessa doença nos estados. Depois de credenciar alguns estados a receberem recursos, em 2006, passou a ser de grande importância definir prioridades para a alocação de recursos de combate e prevenção, levando em consideração as taxas de incidência para os anos de 2000 e 2004, conforme o quadro seguinte.
Se a prioridade na distribuição de recursos for dada ao estado que tiver maior aumento absoluto em suas taxas de incidência, ela será dada para:
- Matemática | 10. Estatística
Marco e Paulo foram classificados em um concurso. Para classificação no concurso o candidato deveria obter média aritmética na pontuação igual ou superior a 14. Em caso de empate na média, o desempate seria em favor da pontuação mais regular. No quadro a seguir são apresentados os pontos obtidos nas provas de Matemática, Português e Conhecimentos Gerais, a média, a mediana e o desvio padrão dos dois candidatos.
Dados dos candidatos no concurso
(Foto: Reprodução/Enem)O candidato com pontuação mais regular, portanto mais bem classificado no concurso, é:
- História - Fundamental | 02. Humanismo e Renascimento
Texto base: Leia o texto A história de Galileu Galilei Bom, tudo começou quando ele conheceu um instrumento inventado na Holanda, chamado luneta. Era o ano de 1609, e Galileu decidiu aperfeiçoá-la. Em um ano, ele conseguiu melhorar a capacidade de aumento e aproximação do instrumento em 20 vezes! Nascia ali o telescópio moderno. Na época, acreditava-se que todos os corpos celestes eram esferas perfeitas e imutáveis. Mas com seu instrumento de observação, Galileu conseguiu ver as formas acidentadas da Lua. Ele viu também manchas escuras se movendo na face do Sol, e percebeu que o planeta Vênus tinha fases como a Lua. Suas observações levavam a crer que Nicolau Copérnico estava certo quando disse que a terra girava ao redor do Sol. Por isso, Galileu foi repreendido pela Igreja Católica em 1616. Acatando as ordens da Igreja, Galileu silenciou sobre o tema por sete anos. Logo ele, que declamava suas ideias em alto e bom som em jantares e debates, teve que se calar. Mas não parou de produzir! Galileu pesquisou coisas que afrontassem menos as ideias da Igreja, como colocar os satélites de Júpiter a serviço da navegação para ajudar os marinheiros a calcular a longitude das embarcações no mar. FIGUEIRA, Mara. A história de Galileu Galilei. Ciência Hoje, 11 de ago. 2010. Disponível em <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-historia-de-galileu-galilei/>. Acesso em 13 out. 2013. (Fragmento)
Enunciado:
- A) Identifique no texto qual ideia Galileu estava defendendo e qual estava refutando.
- B) Analise qual foi a reação inicial da Igreja Católica frente às inovações científicas que marcaram o período do renascimento cultural.