Um líquido condutor (metalfundido) flui no interior de duas chapas metálicas paralelas, interdistantes de2,0cm formando um capacitor plano, conforme a figura. Toda essa região internaestá submetida a um campo homogêneo de indução magnética de 0,01T paralelo aosplanos das chapas, atuando perpendicularmente à direção da velocidade doescoamento. Assinale a opção com o módulo dessa velocidade quando a diferençade potencial medida entre as placas for de 0,40mV
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- Apresente para a turma exemplos de fotografias surrealistas como as dos exemplos a seguir;
- Os alunos poderão formar grupos de até quatro componentes para criar, por meio da manipulação digital ou manual de imagens, novos sentidos para objetos ou cenas do cotidiano, como nos processos surrealistas;
- As montagens podem ser feitas em programas de editoração de imagem, como o software GIMP, ou mesmo com recorte e colagem de revistas, podendo ser melhorados com lápis de cor, canetinha, por exemplo.
Imagens e artistas sugeridos:
- Dariusz Klimczak – Montagens digitais
Figura 19 - Imagens de fotomontagens de Dariusz Klimczak. Disponíveis em: http://www.boredpanda.com/surreal-photo-manipulation-dariusz-klimczak/. Acesso em: 28 fev. 2017.
2. John Heartfield – Montagens analógicas
Figura 20 - Imagens de fotocolagens de John Heartfield. Disponível em: http://www.johnheartfield.com/John-Heartfield-Exhibition/john-heartfield-art. Acesso em: 01 mar. 2017.
- Geografia | 1. Introdução ao Pensamento Geográfico
Os cartógrafos portugueses teriam falseado as representações do Brasil nas cartas geográficas, fazendo concordar o meridiano com os acidentes geográficos de forma a ressaltar uma suposta fronteira natural dos domínios lusos. O delineamento de uma grande lagoa que conectava a bacia platina com a amazônica já era visível nas primeiras descrições geográficas e mapas produzidos por Gaspar Viegas, no Atlas de Lopo Homem (1519), nas cartas de Diogo Ribeiro (1525-27), no planisfério de André Homen (1559), nos mapas de Bartolomeu Velho (1561).
KANTOR, Í. Usos diplomáticos da ilha-Brasil: polêmicas cartográficas e historiográficas. Varia Historia, n. 37, 2007 (adaptado).
De acordo com a argumentação exposta no texto, um dos objetivos das representações cartográficas mencionadas era - Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
(PUCRJ) Calcule a corrente em ampères medida no amperímetro (A) do circuito apresentado na figura.
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO) Somente uns tufos secos de capim empedrados crescem na silenciosa baixada que se perde de vista. Somente uma árvore, grande e esgalhada, mas com pouquíssimas folhas, abre-se em farrapos de sombra. Único ser nas cercanias, a mulher é magra, ossuda, seu rosto está lanhado de vento. Não se vê o cabelo, coberto por um pano desidratado. Mas seus olhos, a boca, a pele – tudo é de uma aridez sufocante. Ela está de pé. A seu lado está uma pedra. O sol explode.
Ela estava de pé no fim do mundo. Como se andasse para aquela baixada largando para trás suas noções de si mesma. Não tem retratos na memória. Desapossada e despojada, não se abate em autoacusações e remorsos. Vive.
Sua sombra somente é que lhe faz companhia. Sua sombra, que se derrama em traços grossos na areia, é que adoça como um gesto a claridade esquelética. A mulher esvaziada emudece, se dessangra, se cristaliza, se mineraliza. Já é quase de pedra como a pedra a seu lado. Mas os traços de sua sombra caminham e, tornando-se mais longos e finos, esticam-se para os farrapos de sombra da ossatura da árvore, com os quais se enlaçam.
FRÓES, L. Vertigens: obra reunida. Rio de Janeiro: Rocco. 1998.
Na apresentação da paisagem e da personagem, o narrador estabelece uma correlação de sentidos em que esses elementos se entrelaçam. Nesse processo, a condição humana configura-se:
- Matemática | 1.02 Números Naturais
(TJ-MG) Assinale a opção correta em ordem crescente de razões: