Duas máquinas A e B de modelos diferentes, mantendo cada qual sua velocidade de produção constante,produzem juntas n peças iguais, gastando simultaneamente 2 horas e 40 minutos. A máquina A funcionando sozinha, mantendo sua velocidade constante, produziria, em 2 horas de funcionamento, n/2 dessas peças. É correto afirmar que a máquina B, mantendo sua velocidade de produção constante, produziria também n/2 dessas peças em
Questões relacionadas
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(IFPE) Cerca de duas mil pessoas são diagnosticadas com hanseníase em Pernambuco a cada ano. Somente em 2016, Recife notificou 329 novos casos, representando 20,2% do número no estado. A doença não apresenta mortalidade, mas tem uma representação por possíveis complicações, como o grau de incapacidade provocado pela perda de força muscular, por exemplo. A hanseníase é infecciosa, afeta os nervos periféricos, ou seja, provoca alteração de sensibilidade. Então, se percebe quando não há pelos na região, não se sente frio, calor ou dor.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Consultório móvel alerta sobre hanseníase.
A hanseníase é uma doença infecciosa causada por um(a)
- Geografia | 3.4 Clima
(FUVEST 2020 1º FASE) O Ciclone Tropical Idai atingiu o litoral de Moçambique na noite de quinta‐feira (21/03/2019), provocando grandes danos na cidade de Beira. Cerca de 500 mil pessoas ficaram sem energia, afetando também o setor de comunicações.
Disponível em https://www.climatempo.com.br/. Adaptado.
Essa notícia refere‐se ao Ciclone Tropical que atingiu principalmente Moçambique, Zimbábue e Malaui. Eventos dessa magnitude e superiores – o Ciclone Idai atingiu apenas a categoria 2 em uma escala de 1 a 5 – ocorrem em outros locais do planeta e não repercutem da mesma forma, com a perda de centenas de vidas. Isso ocorre em função
- Literatura | 4.3 Naturalismo
(ENEM 2014 2º APLICAÇÃO)
mulato
Ana Rosa cresceu; aprendera de cor a gramática do Sotero dos Reis; lera alguma coisa; sabia rudimentos de francês e tocava modinhas sentimentais ao violão e ao piano. Não era estúpida; tinha a intuição perfeita da virtude, um modo bonito, e por vezes lamentara não ser mais instruída. Conhecia muitos trabalhos de agulha; bordava como poucas, e dispunha de uma gargantazinha de contralto que fazia gosto de ouvir.
Uma só palavra boiava à superfície dos seus pensamentos: "Mulato". E crescia, crescia, transformando-se em tenebrosa nuvem, que escondia todo o seu passado. Ideia parasita, que estrangulava todas as outras ideias.
— Mulato!
Esta só palavra explicava-lhe agora todos os mesquinhos escrúpulos, que a sociedade do Maranhão usara para com ele. Explicava tudo: a frieza de certas famílias a quem visitara; as reticências dos que lhe falavam de seus antepassados; a reserva e a cautela dos que, em sua presença, discutiam questões de raça e de sangue.
AZEVEDO, A. O Mulato. São Paulo: Ática, 1996 (fragmento).
O texto de Aluísio Azevedo é representativo do Naturalismo, vigente no final do século XIX. Nesse fragmento, o narrador expressa fidelidade ao discurso naturalista, pois
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
O tema do infanticídio indígena tem sido considerado prioritário pelo Poder Executivo, que promete reacender o debate — e a polêmica — sobre os direitos dos povos indígenas no Brasil. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 119/2015 é uma das 35 matérias que o Governo Federal quer ver aprovadas pelo Congresso Nacional em 2021. A proposição altera o Estatuto do Índio (Lei 6.001, de 1973) para “garantir o direito à vida, à saúde e à integridade física” de crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência e idosos indígenas. Mas antropólogos alertam que, nas entrelinhas, o texto esconde um “esforço para a evangelização” das tribos.
Neste viés, a possibilidade de uma suposto arbítrio à cultura indígena pode ser entendido sociologicamente como
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Observe o gráfico e responda
De acordo com o gráfico coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
a) ( ) A região que tem mais crianças de 5 a 9 anos trabalhando é a Sudeste.
b) ( ) A região que tem mais jovens de 10 a 14 anos trabalhando é a Sul.
c) ( ) A região Norte é a que tem menos crianças e jovens trabalhando.
d) ( ) Na região Sudeste tem mais jovem trabalhando do que crianças.