Abaixo são apresentados termos gerais que definem cinco sequências de números reais, para n ϵ N.
an = 80 . (24)n
bn = 80 . (1,30)n
cn = 80 . (0,30)n
dn = 80 + 24 . n
en = 80 . (2,4) . n
Um dos termos gerais apresentados acima indica o valor devido n meses após a tomada de um empréstimo de R$ 80,00, calculado após a incidência de uma taxa mensal de juros simples de 30% sobre o valor do empréstimo. Esse termo geral é
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el refrán y marca la frase que lo explica.
"Cuando hay hambre, no hay pan viejo".
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Leia a seguir o trecho de um documento de 1671 que trata da concessão, por parte do Estado francês, de privilégios ao senhor Guichard por sua manufatura estabelecida na cidade de Saint-Quentin, França.
Pierre-Guichard, mercador de nossa cidade de Saint-Quentin, tendo estabelecido na dita cidade uma manufatura de basins e outros trabalhos de algodão e fio, demonstrou-nos humildemente que não tendo jamais sido estabelecida esta fábrica em nosso reino, ele foi obrigado a fazer grandes gastos para atrair operários [...], tanto para fazer construir teares como para fazer trabalhar os ditos basins, e como esta manufatura é de uma utilidade considerável ao público, inúmeras pessoas, que anteriormente estavam inutilizadas nela encontrando emprego [...]. Para fazer conhecer ao expositor o quanto o estabelecimento da dita manufatura nos é agradável e dar-lhe meios de sustentá-la e aumentá-la, doamos a este a soma de 12 000 libras... a saber, 6 000 libras ao contado, e seis outras mil libras depois que o dito expositor tiver estabelecido quarenta teares, os quais ele será obrigado a ter funcionando no fim do próximo ano [...].
DEYON, Pierre. O mercantilismo. São Paulo: Perspectiva, 1973. p. 95-96.
Vocabulário:
Basim – tecido de algodão.
Sobre o trecho descrito, é correto afirmar que o governo:
- Física | 2.2 Dinâmica
(UEPB) Um jovem aluno de física, atendendo ao pedido de sua mãe para alterar a posição de alguns móveis da residência, começou empurrando o guarda-roupa do seu quarto, que tem 200 kg de massa. A força que ele empregou, de intensidade F, horizontal, paralela à superfície sobre a qual o guarda-roupa deslizaria, se mostrou insuficiente para deslocar o móvel. O estudante solicitou a ajuda do seu irmão e, desta vez, somando à sua força uma outra força igual, foi possível a mudança pretendida.
O estudante, desejando compreender a situação-problema vivida, levou-a para sala de aula, a qual foi tema de discussão. Para compreendê-la, o professor apresentou aos estudantes um gráfico, abaixo, que relacionava as intensidades da força de atrito (fe, estático, e fc, cinético) com as intensidades das forças aplicadas ao objeto deslizante.Com base nas informações apresentadas no gráfico e na situação vivida pelos irmãos, em casa, é correto afirmar que
- História | 5.5 Revolução Inglesa
(ESPM) Thomas Hobbes era admirador do método matemático e da racionalidade, e crítico da democracia. Quando em 1628, observava os conflitos entre o rei e o Parlamento, traduziu e publicou um ataque ao grego Tucídides à democracia para mostrar, pelo exemplo de Atenas na Guerra do Peloponeso, os efeitos danosos da democracia. Hobbes se empenhava em tomar o partido de Carlos I no conflito com o Parlamento. Em 1640, diante da guerra civil, fugiu para a França. Em 1651 publicou sua obra ‘Leviatã’, em que apresentou sua visão do Estado.
(Flávio de Campos. A escrita da História)
O inglês Thomas Hobbes deve ser relacionado, respectivamente, à guerra civil (mencionada no texto) e à visão de Estado:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Segundo a Conferência de Quioto, os países centrais industrializados, responsáveis históricos pela poluição, deveriam alcançar a meta de redução de
BECKER. B. Amazônia: geopolítica na virada do II milênio. Rio de Janeiro: Garamond. 2009.
As posições contrárias à estratégia de compensação presente no texto relacionam-se à ideia de que ela promove