Durante uma aula prática de Física, o professor pediu que os alunos medissem a corrente elétrica total que atravessa o circuito mostrado na figura abaixo, em duas situações distintas: a) com a chave S aberta e b) com a chave S fechada. Desprezando-se a resistência interna da bateria e sabendo-se que R1=8 ohm, R2=2 ohm e V=32V e CALCULE o valor da corrente elétrica total que atravessa o circuito com a chave S aberta e com a chave S fechada, respectivamente:
Questões relacionadas
- Geografia | A. Globalização
(UFSM) Observe o mapa:
De acordo com o mapa, é correto afirmar que
I. o maior número de rotas de fornecimento de drogas ilícitas tem como origem alguns países da América do Sul e Sudeste Asiático.
II. a maioria das cidades classificadas como principais zonas de consumo estão localizadas em países desenvolvidos.
III. o tráfico de drogas está restrito às grandes cidades do mundo.
IV. as zonas de produção mundial de drogas concentram maconha, ópio e coca.
Estão corretas:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Nicole deveria preencher os espaços do triângulo com números que somados dessem o resultado indicado no centro do triângulo. Qual das opções poderia ser usada por Nicole para preencher o triângulo a seguir?
- Física | B. Vetorial
(UFRGS) Levando-se em conta unicamente o movimento de rotação da Terra em torno de seu eixo imaginário, qual é aproximadamente a velocidade tangencial de um ponto na superfície da Terra, localizado sobre o equador terrestre?
(Considere π =3,14; raio da Terra RT = 6.000 km.)
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!” Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo. Mormaço, para mim, era um velho que pegava crianças! Ia pra dentro logo. E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público, magro, arquejante, de preto, brandindo um guarda-chuva, com um gogó protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguição. E já estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos, quando me fui, com um grupo de colegas, a ver o lançamento da pedra fundamental da ponte Uruguaiana-Libres, ocasião de grandes solenidades, com os presidentes Justo e Getúlio, e gente muita, tanto assim que fomos alojados os do meu grupo num casarão que creio fosse a Prefeitura, com os demais jornalistas do Brasil e Argentina. Era como um alojamento de quartel, com breve espaço entre as camas e todas as portas e janelas abertas, tudo com os alegres incômodos e duvidosos encantos de uma coletividade democrática. Pois lá pelas tantas da noite, como eu pressentisse, em meu entredormir, um vulto junto à minha cama, sentei-me estremunhado* e olhei atônito para um tipo de chiru*, ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos. Diante da minha muda interrogação, ele resolveu explicar-se, com a devida calma:
– Pois é! Não vê que eu sou o sereno...
Mário Quintana, As cem melhores crônicas brasileiras.
*Glossário:
estremunhado: mal acordado.
chiru: que ou aquele que tem pele morena, traços acaboclados
(regionalismo: Sul do Brasil).
(FUVEST 2010 1ª FASE) A caracterização ambivalente da “coletividade democrática”, feita com humor pelo cronista, ocorre também na seguinte frase relativa à democracia:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
A barragem de Pirapora do Bom Jesus localiza-se no rio Tietê, a 50 km da capital paulista e a menos de 300 metros da cidade do mesmo nome. Observe as duas fotos.
Assinale a alternativa que explica o maior volume de espuma provocado pela queda d’água da barragem no período de junho a agosto, e a origem da grande quantidade de lixo que o rio transporta.