Um portal de igreja tem a forma de um arco de parábola, conforme figura abaixo. A medida da sua base AB é 4 m e da sua altura é 5 m. Um vitral foi colocado 3,2 m acima da base. Qual a medida CD da base, em metros?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.1 Metáfora e Comparação
Leia o poema a seguir:
Convite
José Paulo Paes
Poesia
é brincar com as palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como as águas do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
(AGUIAR, Vera (org.). Poesia Fora da Estante. Porto Alegre: Editora Projeto, 2007. p. 48)
O poema de José Paulo Paes é, de fato, uma brincadeira de palavras. Nele, podemos encontrar figuras de linguagem que ilustram esse jogo linguístico. No trecho a seguir, tem-se uma:
(As palavras são...) como as águas do rio que é água sempre nova.
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UPE) O Brasil é um país megabiodiverso, pois quase todo o seu território está inserido numa zona tropical, quente e úmida, propiciando a abundância de muitas espécies da fauna e da flora. Entretanto, parte das nossas florestas foram substituídas por áreas urbanas e agrícolas, permitindo a aproximação humana e a dos animais domésticos ou domesticados com os animais silvestres e seus habitats. Assim, com o decorrer do tempo, as modificações impostas pela atividade humana como também o aumento populacional e a poluição fizeram disseminar agentes infecciosos em quase todo o território brasileiro, chegando até aos ambientes mais preservados. Sobre isso, observe a tabela a seguir:
Os itens que relacionam CORRETAMENTE a zoonose (A) com as principais fontes de infecção (B) reservatórios e a via de transmissão (C) são, apenas, os seguintes
- Geografia | A. Globalização
(FATEC) No atual processo de globalização econômica, vem ocorrendo uma verdadeira divisão econômica e geopolítica do mundo, que distingue centros de inovação tecnológica, áreas de difusão de indústria e agroindústria avançadas, áreas em desindustrialização, áreas com economia tradicional em decadência e áreas a serem preservadas. Sob o comando dos grandes agentes econômicos capitalistas transnacionais, o território dos países é utilizado intensivamente, afetando o poder dos Estados e alienando a vida das sociedades que vivem nesses territórios.
Analise as afirmações a seguir como elementos em jogo no processo de globalização descrito.
I. Hegemonia dos processos produtivos baseados na 3ª Revolução Industrial.
II. Macropolíticas estatais controladoras dos fluxos econômicos e protetoras da mão-de-obra.
III. Divisão mundial do trabalho entre centros hegemônicos e periferias e semiperiferias.
IV. Tendência ao aumento das áreas naturais preservadas pelo “desenvolvimento sustentável” capitalista.
Pode-se assinalar, como verdadeiros elementos desse processo de globalização, o que está contido nas afirmações
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
O INVENTÁRIO DO MUNDO
O ritmo acelerado da catalogação científica permite estimar quando o trabalho estará terminado
Os astrônomos do Observatório Europeu Meridional, baseado no Chile, divulgaram, na semana passada, a descoberta de 32 planetas fora do sistema solar. O anúncio aumenta o número de astros identificados para 400. Quinze anos atrás, nem sequer havia comprovação científica da existência de planetas no espaço exterior. O avanço da astrologia é exemplo da rapidez com que evolui o nosso conhecimento do mundo natural. Encontrar, nomear e classificar cada ser e objeto à nossa volta é a mais básica tarefa da ciência. (...)
Considerando as descobertas de aves, mamíferos, plantas, fósseis de dinossauros e insetos, responda:
a) O que se descobre mais?
b) O que se descobre menos?
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
¿Desigualdad de género doméstica? España y Europa
¿Hay desigualdad de género en el trabajo doméstico en España? Un análisis de España y otros países europeos demuestra la importancia de las políticas de conciliación laboral y familiar para fomentar la igualdad de género en el hogar y el empleo.
Pablo Gracia. 19/11/2014
La igualdad entre hombres y mujeres en el trabajo doméstico es un indicador fundamental de equidad de género. En décadas recientes, las sociedades occidentales han sufrido transformaciones muy importantes en las relaciones de género. El discurso y luchas feministas de la segunda ola (1960-1980) contribuyeron sobre una mayor – si bien incompleta – equidad en los roles de género. En paralelo, las mujeres se han venido incorporando de forma muy notoria al empleo desde la década de 1980, como muestran claramente los datos de la OCDE en esta materia. Ahora bien, ¿qué podemos decir de lo que ocurre dentro de los hogares? El trabajo doméstico se suele definir como trabajo (reproductivo) invisible. Pero debemos visibilizarlo para saber hasta qué punto hay igualdad de género en nuestra sociedad.
Los datos que presento aquí provienen del Harmonised European Time Use Survey (HETUS) de Eurostat, recogidos por el Multinational Time Use Study (MTUS). Estos datos nos permiten comparar la situación del trabajo doméstico en España con otros países europeos que tienen distintas tradiciones culturales y políticas familiares. Dichos datos permiten investigar la participación en el trabajo doméstico, incluyendo las tareas domésticas y el cuidado de los hijos, de mujeres y hombres a lo largo de las 24 horas de un día regular. Estas encuestas son un buen termómetro del nivel de igualdad de género de un país.
El siguiente gráfico presenta las horas diarias que emplean hombres y mujeres en el trabajo doméstico en países con distintas tradiciones culturales y políticas familiares.
Existen pues claras diferencias entre países en cómo hombres y mujeres reparten su trabajo doméstico.
Disponível em: http://www.eldiario.es. Acesso em: 14 set. 2017 (adaptado).
O texto e o gráfico apresentam os dados de uma pesquisa sobre a participação de homens e mulheres no trabalho doméstico, em diferentes países da Europa. A informação central que podemos obter do gráfico e do texto é que