No plano cartesiano a seguir, estão representados o gráfico da função definida por f(x) x2 + 2, com e os vértices dos quadrados adjacentes ABCD e DMNP.
Observe que B e P são pontos do gráfico da função f e que A, B, D e M são pontos dos eixos coordenados.
Desse modo, a área do polígono ABCPNM, formado pela união dos dois quadrados, é:
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- História | A. Grécia
(UFSM) Hades, o deus dos infernos, apaixonou-se por Perséfone, filha de Deméter, a deusa da fertilidade. Hades tomou a jovem e puxou-a para dentro do seu carro. Logo depois, abriu uma fenda na terra, mergulhando com sua presa para as profundezas. Deméter passou a procurar a filha e descuidou da natureza, prejudicando as plantações e os pastores. Zeus preocupou-se com o desespero de Deméter e permitiu que ela descesse à mansão dos mortos. Deméter não conseguiu arrancar Perséfone de Hades, mas negociou com ele a permissão da filha ficar metade do ano com a mãe, a outra metade com o esposo. Desde então, quando Perséfone está na superfície, a natureza viceja e, quando ela retorna aos infernos, a Terra fica estéril.
Fonte: FRANCHINI, S.A. As grandes histórias da mitologia greco-romana. POA: L&PM, 2012. p. 38-39. (adaptado)
O mito de Perséfone permite concluir que
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UNESP) Em um tubo de ensaio contendo apenas água destilada, um pesquisador colocou igual número de células íntegras de hemácias e de algas verdes unicelulares (clorofíceas). Após uma hora, o tubo foi centrifugado e o material precipitado foi recolhido com uma pipeta, gotejado sobre uma lâmina de vidro e observado ao microscópio óptico, no qual seria possível identifi car a presença de células íntegras. Em seguida, a solução acima do precipitado foi recolhida e submetida à análise bioquímica para a possível identifi cação de moléculas de hemoglobina ou de clorofila.
Nesse experimento, ao microscópio, o pesquisador
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Canção
Texto base: Leia o poema a seguir, de Mário Quintana e responda à questão. ADOLESCENTE A vida é tão bela que chega a dar medo. Não o medo que paralisa e gela, estátua súbita, mas esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz o jovem felino seguir para frente varejando o vento ao sair, a primeira vez, da gruta. Medo que ofusca: luz! Cumplicemente, as folhas contam-te um segredo velho como o mundo: Adolescente, olha! A vida é nova... A vida é nova e anda nua - Vestida apenas com o teu desejo! Disponível em: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=1341&cat=Artigos&vinda=S. Acesso em: 01 out. 2011 (adaptado).
Enunciado:
“Medo que ofusca: luz!”
Explique, de forma sucinta, o significado da terceira estrofe do poema conforme todo o contexto.
- Química | 3.8 Bioquímica
(FUVEST 2007 1ª FASE) Aldeídos podem reagir com alcoóis, conforme representado na figura 1.
Este tipo de reação ocorre na formação da glicose cíclica, representada pela figura 2.
Dentre os seguintes compostos, aquele que, ao reagir como indicado, porém de forma intramolecular, conduz à forma cíclica da glicose é
- Biologia | 09. Botânica
Quando Fitting, em 1909, usou o termo para descrever o fenômeno de senescência induzida pela fertilização da flor em orquídeas, o conceito de hormônio surgiu no contexto das plantas. O uso desse termo foi consolidado pelos trabalhos feitos com fototropismo na época da descoberta das auxinas. O botânico alemão Julius Von Sachs (1897) já havia postulado que as plantas produziam determinadas substâncias responsáveis pela formação de órgãos, tais como raízes e flores. Tal conceito foi recentemente desenvolvido pelo grupo do professor Leubner Metzger da Albert Ludwigs University, na Alemanha. O conceito atual inclui a função dos hormônios como mensageiros químicos na comunicação entre células, tecidos e órgãos das plantas superiores.
(Os Hormônios Vegetais, Lourdes Isabel Velho do Amaral, 2010).
No que diz respeito aos hormônios das plantas, assinale a afirmação INCORRETA.