(ACAFE) A função f: R => R, definida para todo x real, pode ser representada através da equação dada por f(x - 1) – f(x) = 3 + 4x. Sabendo que o gráfico da função f(x) é uma parábola e que o valor máximo dessa função é dado por uma constante real acrescida do valor do coeficiente independente da função, pode-se concluir que o valor dessa constante é:
Questões relacionadas
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uesc) Ninguém sabe quem foi que conseguiu a proeza, mas a revista científica Natureinformou que recebeu o artigo de [James] Watson e [Francis] Crick sobre o DNA, em 3 de abril de 1953, exatamente na mesma data em que recebeu o relatório sobre o DNA de [Maurice] Wilkins e o de [Rosaling] Franklin. Os artigos foram publicados juntos, em 25 de abril, sob o título geral de “Estrutura molecular dos ácidos nucléicos”, trazendo cada um deles um subtítulo. [...] O exame do número da Nature, de 25 de abril, revela que o artigo de Watson e Crick vem antes (ainda que apenas uma página) dos artigos de Wilkins e Franklin, permitindo assim que Watson e Crick se refiram aos outros dois relatórios como “as comunicações abaixo”. [...] O problema é que ver o próprio artigo precedido pelo artigo de outrem significa perder o santo graal da ciência — a primazia. (FRIEDMAN, 2000, p. 315).
A novidade científica relatada nesses artigos alterou a forma como os biólogos compreendem a hereditariedade e a evolução, abrindo as portas para novas descobertas no campo da biologia molecular e da engenharia genética. A importância que esses artigos tiveram no mundo científico está vinculada à descoberta da
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa. O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido.
Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta. As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada.
O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
) Como ficou a situação dos negros no Brasil depois da abolição da escravatura?
b) Compare a situação dos negros no Brasil naquela época e a situação vivida atualmente por eles.
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Texto base: No tempo de reis e rainhas absolutistas No tempo em que reis e rainhas comandavam de forma absolutista na Europa, não existia essa história de que o governante representava os interesses da população. Escolher um chefe de Estado por meio do voto? Nem pensar! O povo tinha de se conformar com o rei que recebera de “presente”. Caso não ficasse contente, a melhor coisa a fazer era não fazer nada... não se manifestar. Panelaço? Jamais! Naquela época, quem desobedecia ao rei tinha como única alternativa a sua cabeça rolando, depois da guilhotina. Além disso, tudo, absolutamente tudo que pertencia a um reino, inclusive as pessoas, pertencia ao rei. Nesse ponto não havia nenhuma discriminação... Não havia diferença entre Estado e rei: os impostos que o povo pagava ao Estado e as riquezas adquiridas em uma guerra eram considerados também propriedades do rei... Existiu até um deles que disse, sem ficar corado: “O Estado sou eu”!
Enunciado:
É correto dizer que os reis europeus absolutistas:
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UERJ) Novas tecnologias de embalagens visam a aumentar o prazo de validade dos alimentos, reduzindo sua deterioração e mantendo a qualidade do produto comercializado. Essas embalagens podem ser classificadas em Embalagens de Atmosfera Modificada Tradicionais (MAP) e Embalagens de Atmosfera Modificada em Equilíbrio (EMAP). As MAP são embalagens fechadas que podem utilizar em seu interior tanto gases como He, Ne, Ar e Kr, quanto composições de CO2 e O2 em proporções adequadas. As EMAP também podem utilizar uma atmosfera modificada formada por CO2 e O2 e apresentam microperfurações na sua superfície, conforme ilustrado abaixo.
Dentre os gases citados no texto, aquele que corresponde a uma substância composta é simbolizado por: