Considere os seguintes sais:
I. Aℓ (NO3)3
II. NaCℓ
III. ZnCℓ2
IV. CaCℓ2
Assinale a opção que apresenta o(s) sal(is) que causa(m) a desestabilização de uma suspensão coloidal estável de sulfeto de arsênio (As2S3) em água.
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
A população de ouriços-do-mar (1) se limita a pequenos indivíduos, devido à ação predatória das lontras-marinhas. As florestas de algas kelp (2) podem proliferar porque a herbivoria dos ouriços é controlada pela predação das lontras. Espécies dependentes (3) dessas algas ocorrem em abundância devido à estrutura fornecida pelo habitat da floresta. As florestas funcionam como viveiro para peixes juvenis (4). Espécies de peixes pequenos (5) podem também utilizar essas algas para a desova (5). Espécies maiores de predadores (6) também são mais abundantes devido à alta produtividade associada às florestas de kelp.
Qual imagem representa o impacto da retirada das lontras dessas relações ecológicas?
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Não era e não podia o pequeno reino lusitano ser uma potência colonizadora à feição da antiga Grécia. O surto marítimo que enche sua história do século XV não resultara do extravasamento de nenhum excesso de população, mas fora apenas provocado por uma burguesia comercial sedenta de lucros, e que não encontrava no reduzido território pátrio satisfação à sua desmedida ambição. A ascensão do fundador da Casa de Avis ao trono português trouxe esta burguesia para um primeiro plano. Fora ela quem, para se livrar da ameaça castelhana e do poder da nobreza, representado pela Rainha Leonor Teles, cingira o Mestre de Avis com a coroa lusitana. Era ela, portanto, quem devia merecer do novo rei o melhor das suas atenções. Esgotadas as possibilidades do reino com as pródigas dádivas reais, restou apenas o recurso da expansão externa para contentar os insaciáveis companheiros de D. João I.
Caio Prado Júnior, Evolução política do Brasil. Adaptado.
(FUVEST 2012 1ª FASE) Infere-se da leitura desse texto que Portugal não foi uma potência colonizadora como a antiga Grécia, porque seu
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) O autor da constituição de 1937, Francisco Campos, afirma no seu livro, O Estado Nacional, que o eleitor seria apático; a democracia de partidos conduziria à desordem; a independência do Poder Judiciário acabaria em injustiça e ineficiência; e que apenas o Poder Executivo, centralizado em Getúlio Vargas, seria capaz de dar racionalidade imparcial ao Estado, pois Vargas teria providencial intuição do bem e da verdade, além de ser um gênio político.
CAMPOS, F. O Estado nacional. Rio de Janeiro: José Olympio, 1940 (adaptado).
Segundo as ideias de Francisco Campos,
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
(UEL) Thomas Morus, em sua obra Utopia, criou uma analogia para a sociedade de sua época. Nessa representação da sociedade, caracterizada pelo caos, ovelhas se alimentavam de seres humanos, explicitando, dessa forma, um rompimento do equilíbrio social, no século XVIII.
Com base nos conhecimentos sobre as transformações históricas ocorridas nesse período, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a denominação da fase do sistema produtivo e a nação correspondente nesse processo.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(G1 - ifsp) Sapos e rãs são anfíbios, apresentam dependência de ambientes terrestres úmidos ou aquáticos, apresentam na sua pele as glândulas de muco para conservá-la úmida e favorecer trocas gasosas, além de poder exibir glândulas de veneno que eliminam substâncias para combater microrganismos e afugentar animais predadores. A explicação para essas características nos anfíbios, fornecida pela Teoria da Evolução de Charles Darwin é apresentada em e