Considerando o logaritmo na base 10 e analisando as possíveis soluções reais da equação log (cos4 x – 26 cos2 x + 125) = 2, pode-se afirmar corretamente que a equação
Questões relacionadas
- Biologia | 8.6 Verminoses
(UFU) A figura representa, esquematicamente, o ciclo de vida de Schistosoma mansoni.
A partir da análise do ciclo, considere as afirmativas a seguir.
I. A larva do esquistossomo que penetra ativamente pela pele ou pela mucosa das pessoas, infestando-as, é um protozoário flagelado denominado cercária.
II. Na profilaxia dessa doença é importante construir redes de água e esgoto, exterminar o caramujo hospedeiro, bem como evitar o contato com águas possivelmente infestadas por cercárias.
III. O caramujo Biomphalaria representa o hospedeiro intermediário das larvas ciliadas (miracídios). Estas originam, de modo assexuado, larvas dotadas de cauda (as cercárias).
IV. A esquistossomose é ocasionada pela presença da larva do Schistosoma mansoni, e a infestação do homem é ocasionada pela ingestão de ovos do parasita liberados nas fezes de pessoas infectadas.
Assinale a alternativa que apresenta, apenas, as afirmativas corretas.
- Matemática
A torre de controle de tráfego marítimo de Algés, em Portugal, tem o formato de um prisma oblíquo, com base retangular de área A inclinação da torre é de aproximadamente com deslocamento horizontal de da base superior em relação à base inferior do prisma.
Nas condições descritas, o volume do prisma que representa essa torre, aproximado na casa da centena, é igual a:
- História - Fundamental | 07. Independência da América Espanhola
Leia o texto a seguir.
“Liberdade não é um conceito entendido de forma única; tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade. Para um representante da classe dominante venezuelana, Simon Bolívar, liberdade era sinônimo de rompimento com a Espanha, para a criação de nações livres. Mas, principalmente, nações livres para produzir, única possibilidade, segundo essa visão, do desabrochar do Novo Mundo.
Já para Dessalines, o líder da revolução escrava do Haiti, que alcançou a independência da França em 1804, a liberdade, antes de tudo, representava o fim da escravidão, mas também carregava um conteúdo radical de ódio aos opressores franceses. Para outros dominados e oprimidos, como os índios mexicanos, a liberdade passava distante da Espanha e muito próximo da questão da terra. Na década de 1810, os líderes da rebelião camponesa mexicana clamavam por terra para os deserdados.”
Maria Ligia Prado. A formação das nações latino-americanas.
Disponível em: http: //www.dialetico.com/historia_2/historia_28.pdf. Acesso em: nov. 2011.
O texto refere-se aos diversos significados da Liberdade no contexto da Independência da América Espanhola. Explique-os.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
37. Texto base: Leia o texto a seguir, que se trata de um relato de soldados a respeito da guerra nas trincheiras. O campo de batalha é terrível. Há cheiro de azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano e nos campos de nabo em crescimento. Ninguém se importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos adiante. Um fatalista na Guerra, de Rudolf Binding, soldado na I Guerra Mundial. In: MARQUES, Adhemar; BERUTI, Flávio. História Contemporânea através dos textos. São Paulo: Contexto, 2003. p. 119-120. (Fragmento).
Enunciado:
A guerra de trincheiras inaugurou uma nova característica de combate durante a Primeira Guerra Mundial. Segundo o relato a Primeira Guerra Mundial se apresenta como
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
No contexto da matemática recreativa, utilizando diversos materiais didáticos para motivar seus alunos, uma professora organizou um jogo com um tipo de baralho modificado. No início do jogo, vira-se uma carta do baralho na mesa e cada jogador recebe em mãos nove cartas. Deseja-se formar pares de cartas, sendo a primeira carta a da mesa e a segunda, uma carta na mão do jogador, que tenha um valor equivalente àquele descrito na carta da mesa. O objetivo do jogo é verificar qual jogador consegue o maior número de pares. Iniciado o jogo, a carta virada na mesa e as cartas da mão de um jogador são como no esquema:
Segundo as regras do jogo, quantas cartas da mão desse jogador podem formar um par com a carta da mesa?